Entrevista com Yuri Farias, aluno de Ciência da Computação da UFCG que está participando do Programa Ciência sem Fronteiras (Estados Unidos)
Por Natasha Bezerra
(natashabs@gmail.com)
Entrevistamos o aluno Yuri Farias que desde o início deste ano viajou para o EUA como intercambista do Programa Ciência sem Fronteiras. Ele nos revela a sua escolha pelo curso de Ciência da Computação na UFCG, como foi o processo de seleção no Programa CsF e como está sendo essa experiência.
Times Square.

Grupo PET - Yuri, fale um pouco sobre você.

Yuri - Olá! Meu nome é Yuri Farias Gomes, sou de 2009.2, natural de João Pessoa – PB. Sempre gostei dos computadores e computação desde criança quando ganhei meu primeiro PC e, desde então, eu sempre gostei de “desperdiçar” várias horas do meu dia na frente dele, aprendendo uma coisa nova aqui e ali...

Grupo PET - Por que você escolheu o curso de Ciência da Computação da UFCG?

Yuri - Ao pesquisar os melhores cursos de computação nas proximidades, foi notável a fama que a UFCG tinha em formar ótimos profissionais e também os diversos prêmios do curso. Acabou sendo uma escolha um tanto fácil e não era tão longe de casa (:

Statue Of Liberty.

Grupo PET - Como foi o processo de seleção no Programa Ciência sem Fronteiras?

Yuri - Bom, eu diria que foi bem fácil pra um intercâmbio dessa magnitude. Na minha cabeça um intercâmbio desse nível seria bem difícil, ainda mais na língua inglesa que é uma coisa que hoje em dia todo mundo sabe algo, nem que seja o básico (ainda mais em computação!). Então, eu pensei que seria bem acirrado, mas me enganei e muito! Na primeira reunião que tivemos na UFCG eu já vi que tinha pouquíssima gente, e um dos motivos disso foi a pouca divulgação (pela universidade... acho que dentro de computação até que foi legal, por e-mail) e também pelo estreitíssimo prazo para envio dos documentos e inscrição, o que acabou fazendo com que muitas pessoas desistissem sem nem mesmo tentar.

Stony Brook University.

A seleção por parte da CAPES/UFCG foi bem tranquila, eu acredito que TODOS que passaram no TOEFL (79+ pontos) foram aprovados na seleção nacional.

Já com a seleção por parte do IIE eu fiquei um pouco mais preocupado, porém também foi muito tranquila, eu acho que foram pouquíssimos os candidatos (do Brasil inteiro!) que não foram alocados pra uma universidade nos EUA. Ficamos sabendo que o IIE sempre tentava várias e várias vezes alocar os alunos, mesmo que fossem rejeitados por universidades. Então, muitas vezes, se o seu ToA (Terms of Appointment - documento de aceitação) não chegar, tente aguardar ou perguntar a alguém do IIE, que com certeza seu nome ainda deve estar rolando por alguma universidade americana (:

Grupo PET - A coordenação do curso, colaborou em alguma etapa do processo de seleção do Programa CsF? Se sim, qual e como?

Yuri - Com certeza! Alguns dos documentos necessários para inscrição no IIE necessitavam da assinatura e informações que deveriam ser providas pela coordenação do curso e eles nos ajudaram prontamente em todas essas etapas. Fora é claro, a divulgação, que foi feita pela nossa coordenação e, em outros cursos, diversas pessoas nem mesmo ficaram sabendo do programa, o que é lamentável...

Outside - West Apartments.

Grupo PET - Qual período cursava antes de viajar? A participação no intercâmbio irá alterar o período que pretende(ia) concluir o curso?

Yuri - O último período que cursei na UFCG foi o 5º período. Infelizmente, e mesmo com créditos que devem ser transferidos, eu acredito que ainda vou ter que adicionar um ano extra de curso na UFCG, devido às matérias obrigatórias que eu ainda precisarei pegar... No meu caso, seria porque minha universidade americana não tem muitas matérias de mesmo assunto que a UFCG, por isso fica mais complicado. Ainda assim, eu espero conseguir dispensar algumas cadeiras importantes no curso, entre elas: Análise e Técnicas de Algoritmos, Compiladores e Segurança em Redes de Computadores!

SAC - Food Court.

Eu espero que isso não faça ninguém desistir de tentar o programa, pois mesmo com esse ano extra que precisarei, eu ainda acho que a experiência vale MUITO a pena, você aprende aqui coisas que você nunca iria aprender no Brasil, fora aprender a língua, cultura, conhecer novas pessoas, quem sabe futuros contatos... Tem muita coisa importante que você ganha com esse ano “desperdiçado”, então não achem que vai ser algo “jogado fora”.

Grupo PET - Para qual Universidade/cidade/país você foi selecionado? E qual a duração do intercâmbio?

Yuri - Fui selecionado no primeiro edital do Ciência sem Fronteiras (Estados Unidos). Para a State University of New York, Stony Brook, também conhecida como Stony Brook University (SBU). A duração do intercâmbio é de aproximadamente de 1 ano, todo o ano letivo de 2012.

Union - Food Court.

Grupo PET - Como está sendo sua rotina?

Yuri - A rotina basicamente se resume a ir às aulas, fazer os “assignments”, que os professores passam frequentemente, e no meio tempo SEMPRE tem algo pra fazer, já que é praticamente tudo novo por aqui! A universidade possui diversos clubes e a maioria deles tem reuniões semanais e eventos durante a semana, o que torna a vida estudantil aqui na universidade algo bem animado! Fora, é claro, a grande New York City do nosso lado, onde podemos sempre passar um final de semana lá, quando as coisas estão mais tranquilas.

United Nations - Metting Room.

Grupo PET - Qual está sendo a maior dificuldade?

Yuri - Por incrível que pareça, entender os americanos ainda é uma das maiores dificuldades... Os professores falam muito bem, mas provavelmente porque eles procuram falar claramente e alto, mas tem alguns jovens americanos que você tem que pedir pra repetir umas 2x até você entender, ou então você balança a cabeça mesmo sem entender nada, haha

Grupo PET - Quais as disciplinas que está cursando? Existe correspondente na grade do nosso curso da UFCG?

Yuri - Atualmente, estou cursando: Intermediate Programming in C and C++, Analysis of Algorithms, Computer Game Programming e Network Security. Duas delas são similares as que temos na grade da UFCG (ATAL e Segurança em Redes de Computadores), porém eu ainda não verifiquei a fundo as ementas das disciplinas, então ainda não sei dizer se elas são realmente “iguais”.

Books.

Grupo PET - A bolsa que recebe do Programa CsF é suficiente para suprir suas necessidades no país em que está vivendo?

Schedule.

Yuri - Com certeza! A CAPES disponibiliza bastante dinheiro para os bolsistas do CsF e se eu fosse um aluno que ficasse apenas na universidade, estudando, comendo e comprando uma coisinha ou outra aqui e ali, eu estaria vivendo tranquilo com o dinheiro da bolsa. Porém, sempre queremos aproveitar o tempo aqui para comprar coisas mais baratas (eletrônicos!), conhecer novos lugares entre outras coisas e pra isso precisamos de um dinheiro extra.

Grand Central Terminal.
Ground Zero.

Grupo PET - Como está sendo a experiência?

Yuri - MUITÍSSIMO LEGAL! Haha, tive que dar ênfase a isso pois é realmente fantástico, eu estou adorando todas as matérias que eu estou cursando (por mais chatas que as vezes possam ser!) e também conhecer gente nova de diversos lugares do mundo, quase todo dia, é algo surreal! Já conheci gente da China, França, Espanha, Coreia do Sul (muitos!), Austrália, entre outros... Muitas pessoas podem não achar isso muita coisa, mas acreditem trocar experiências com pessoas de outros lugares do mundo é MUITO legal!

Stand Up 8 - Circus.

Grupo PET - Sucesso no seu intercâmbio e obrigada pela entrevista (em nome do grupo PET/CC UFCG).

Yuri - De nada! Foi um prazer responder todas essas perguntas que com certeza vão ajudar os próximos intercambistas e talvez dar um pouco de motivação para os outros alunos do curso para fizerem um intercâmbio, que é com certeza uma experiência única! Quem se interessar mais pode acessar meu blog pessoal (que ultimamente está bem desatualizado ): ) pelo link: http://computacaosemfronteiras.wordpress.com/ . Eu, normalmente, tento colocar as minhas principais experiências lá e acho que elas podem ser bem úteis para os próximos estudantes que virão (:

E é claro... Muitíssimo Obrigado ao PET/CC UFCG pela oportunidade!

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.