Como foi o seu Carnaval?
Por Arthur Silva Freire
(arthur.freire@ccc.ufcg.edu.br)
O Carnaval já passou e esquentou ainda mais o final das suas férias. A maior festa popular do planeta atraiu milhões de foliões pelo mundo inteiro. Nesta matéria, falaremos um pouco sobre o Carnaval e falaremos sobre algumas dicas usadas por quem aproveitou ainda melhor essa festa.

Originada na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C., os gregos realizavam a festa com cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. A festa passou a ser adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. Era o período marcado pelo “adeus à carne” ou do latim “carne vale”, que dá origem ao termo “Carnaval”.

Carnaval no Rio de Janeiro.

Durante os festejos de carnaval, cada cidade brincava de acordo com seus costumes. Somente no Século XIX que o uso de desfiles e fantasias foi adotado. A cidade de Paris foi a principal exportadora do seu modelo da festa carnavalesca para o mundo, inclusive, Rio de Janeiro. Entretanto, a Cidade Maravilhosa criou e exportou o estilo de fazer Carnaval com as escolas de samba para outras cidades do mundo.

Rio de Janeiro, Salvador, Olinda e Ouro Preto são sinônimos de folia nessa época do ano. Essas cidades atrairam milhões de pessoas para curtir suas festas carnavalescas, cada uma com suas particularidades.

Carnaval em Olinda.
Carnaval em Salvador.

Foliões do mundo inteiro passam meses e, em certos casos, anos, se preparando para aproveitar o Carnaval. Seja com amigos ou com o par romântico, o que importa mesmo é se divertir. Gente animada, curtição e o clima de “azaração” não faltaram.

Muito beijo na boca.

Contudo, algumas pessoas esqueceram que era preciso tomar cuidado com algumas coisas e acabaram perdendo boa parte da festa. Com certeza, você já ouviu histórias de carnaval e sabe que nem sempre as pessoas agem da forma correta. Urinam nas ruas, bebem demais e acabam no hospital, não se previnem na hora “H”, e outras coisas mais. Carnaval não precisa ser sinônimo de “depravação”. Agindo da maneira correta, essa festa poderia ter sido aproveitada da melhor maneira possível.

Veja, a seguir, algumas dicas que você poderia ter adotado para aproveitar o Carnaval sem preocupações, tornando-o agradável para você e para os outros foliões.

  • Beber bastante água. O Carnaval acontece em uma das épocas mais quentes do ano e é preciso se hidratar.
  • Se alimentar bem. Para aguentar os cinco dias de festa é necessário manter o corpo bem nutrido.
  • Urinar somente em banheiros. Desse modo, você mantem as ruas e avenidas cheirosas e nem você, nem outros foliões se sentiriam desconfortáveis com o cheiro.
  • Usar camisinha. Além de evitar uma gravidez indesejável, você também evitaria a aquisição de DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
  • Beber com moderação. Dessa forma, você aproveitaria toda festa e não precisaria ser submetido à aplicação de glicose.

Agora que você já sabe o que deveria fazer e o que não deveria fazer, espero que tenha juntado a galera e curtido essa festa maravilhosa. caso contrário, aproveite essas dicas para aproveitar melhor as muitas festas que ainda estão por vir este ano

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.