Copenhagen Wheel.
Por Felipe Sales
(felipe.sales@ccc.ufcg.edu.br)
Uma nova tecnologia que veio para que possamos reconsiderar a bicicleta como nosso meio de transporte diário.

A demanda por transporte é universal a todos os seres humanos, tornando-se um desafio diário para aqueles que moram em cidades grandes, onde se encontram vias obstruídas e uma alta concentração no tráfego diário, seja de automóveis ou de pessoas, principalmente em determinados horários, que conhecemos por horários de pico. O aumento do tráfego é devido em parte ao aumento das cidades e consequentemente das distâncias percorridas por cada habitante. Porém, uma pesquisa revelou que: na Europa, 30% dos trajetos feitos por carros dentro das cidades têm, no máximo, 2 quilômetros; nos Estados Unidos, 10% das viagens urbanas de automóveis têm menos de 1600 metros.

Dados como esses mostram que, para essas pequenas viagens, é viável a substituição dos automóveis por outros meios de transporte, como por exemplo, bicicletas.

Pensando na bicicleta como meio de transporte para pequenas viagens a Superpedestrian, startup americana com sede em Massachusetts nos Estados Unidos, lançou no começo de dezembro um sistema para transformar bicicletas comuns em modelos elétricos, que são capazes de amenizar o desgaste causado pelas pedalas. O sistema batizado de Copenhagen Wheel, dado a parceria com a cidade dinamarquesa de Copenhagen, foi desenvolvido por uma equipe do Massachusetts Institute of Technology.

Componentes da Copenhagen Wheel

O sistema foi desenvolvido para substituir as rodas traseiras de bicicletas comuns por uma roda especial, Copenhagen Wheel, que é capaz de armazenar energia durante o movimento e usá-la para movimentar um motor elétrico que produz um torque extra capaz de auxiliar o ciclista nas pedaladas. Esse sistema ainda possui um conjunto de sensores que servem para alimentar o sistema de controle inteligente, que controla o motor, podendo assim perceber inclinações e decidir quando o motor deve ser utilizado para auxiliar o ciclista. Além de todas essas funcionalidades, a Copenhagen Wheel possui um sistema de WiFi que serve pra permitir a conexão das estruturas na roda com o sistema de controle, que ficará em um aplicativo instalado no smartphone do ciclista.

A Copenhagen Wheel já está à venda no site da Superpedestrian, por um preço de U$ 700, que ainda é mais barato que uma bicicleta elétrica convencional, que custa em torno de U$ 1000.

Portanto, esse novo sistema veio para reconsiderarmos a bicicleta como meio de transporte diário e ainda largar o sedentarismo, aderindo a uma vida mais saudável e ambientalmente viável, resolvendo em parte o problema de locomoção nas grandes cidades.

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.