A história do Mouse!
Por Gleyser Guimarães
(gleyser.bonfim.guimaraes@ccc.ufcg.edu.br)
Nesta edição, a coluna História da Computação abordará a narrativa da criação de um dos equipamentos mais utilizados na computação, o mouse!

Os primórdios da narrativa de criação do dispositivo de entrada mais utilizado na computação leva-nos a conhecer dois dispositivos criados para fins militares (o roller ball e o DATAR) que apesar de não possuírem a finalidade que o mouse possui atualmente, tinham objetivos que foram agrupados e melhorados, resultando no mouse, desenvolvido em 1963 por Douglas Engelbart.

O roller ball, foi o dispositivo inventado por Ralph Benjamin, em 1946, como parte integrante de um radar desenvolvido para fins militares. O projeto de Benjamin utilizava computadores analógicos para calcular a posição futura de aeronaves inimigas com base em vários pontos de entrada iniciais fornecidas por um usuário com um joystick. Benjamin sentiu que era necessário um dispositivo de entrada mais elegante e criou o roller ball para esta finalidade. O dispositivo foi patenteado em 1947, porém apenas um protótipo do dispositivo foi construído e, por possuir características militares foi mantido secretamente por vários anos.

O roller ball

Em 1952, Tom Cranston, Fred Longstaff e Kenyon Taylor eram integrantes do Royal Canadian Navy (Força Aérea do Canáda) e participaram do projeto DATAR (Digital Automated Tracking and Resolving) que desenvolveu um dispositivo antecessor ao mouse que conhecemos atualmente. O DATAR trabalhava de forma simililar ao roller ball, desenvolvido por Benjamin, todavia utilizava um computador digital para calcular as faixas, e enviava os dados resultantes por meio de sinais de rádio. O dispositivo não foi patenteado, pois era um projeto militar secreto.

Douglas Engelbar e a sua criação, o mouse!

Douglas Engelbart foi o responsável por, juntamente com Bill English, desenvolverem na Stanford Research Institute o primeiro protótipo do mouse, em 1963, eles batizaram o dispositivo de mouse porque os primeiros modelos tinham um cabo ligado à parte traseira, parecendo uma cauda e geralmente se assemelhavam aos camundongos. Todavia o invento de Engelbart ficou algum tempo sem utilização devido à falta de necessidade de tal dispositivo. Afinal a maioria dos computadores utilizavam apenas textos sem cursores na tela.

O primeiro mouse.

Em 2 de outubro de 1968, Engelbart lançou o dispositivo chamado Rollkugel desenvolvido e publicado pela empresa alemã Telefunken. Ao contrário do modelo inicial, o modelo Telefunken já possuía uma bola giratória, como se vê na maioria dos modelos presentes atualmente.

O modelo Telefunken possuía uma bola giratória, como se vê na maioria dos modelos presentes atualmente.

Em 1983, a Apple Inc. passou a utilizar o mouse como dispositivo apontador em seus computadores do modelo Apple Lisa. Desde então o periférico tornou-se essencial no uso dos computadores. O sistema operacional Windows da Microsoft passou a utilizar o mouse como dispositivo de entrada a partir do lançamento da versão 3.1, em abril de 1992.

O modelo Apple Lisa, o primeiro a utilizar o mouse como apontador.

Nestes quarenta e cinco anos, centenas de milhões de computadores e certamente um número igual ou superior de mouses foram vendidos. Mas será que a chegada de tecnologias, como o Touch Screen - tão presente em sistemas móveis - ameaçará a hegemonia até então conquistada por esse camundongo eletrônico? O futuro dirá e a histórica registrará! Aguardemos os próximos capítulos.

REFERÊNCIAS

Materia do Portal IoTecnologia

Materia do Portal Olhar Digital

Materia do Portal @Zona

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.