Limpando os Excessos
Por Arthur Silva Freire
(arthur.freire@ccc.ufcg.edu.br)
Inúmeras confraternizações, ceia de Natal e festa de Réveillon. Comida e bebida não faltam em ocasiões como essas. Será que toda essa abundância não deixa o nosso organismo um tanto quanto poluído? Conheça uma dieta para limpar o seu organismo após tantos exageros.

Depois deste mês inteiro, a consciência pesará e a vontade de eliminar os excessos se tornará muito grande. Diversas comidas gordurosas, doces, bebidas alcoólicas e refrigerantes fizeram e vão fazer parte do cardápio de fim de ano. Neste mês, o PETNews indicará uma dieta para desintoxicar o organismo.

Ceia de Natal.

Antes de passar a dieta, uma recomendação: A dieta deve ser feita no máximo durante dois dias, porque tem apenas 500 calorias. O recomendável para um adulto são 2.000 calorias por dia.

Cuidado com o sal, pois ele retém líquido; o açúcar forma gordura e essa, por sua vez, desequilibra as gorduras do organismo (como o colesterol) além de sobrecarregar o fígado. O álcool retém líquido e sobrecarrega o fígado. Bastante cuidado com as calorias e a grande quantidade de comida, essa última, pode causar indigestão e, não é nada interessante passar essa época de festas indisposto.

A seguir, a dieta.

  • Café da Manhã: Suco de limão com capim limão adoçado com agave (planta de origem mexicana capaz de adoçar receitas de forma natural e saudável) – limão é alcalinizante, mineralizante, bactericida e, consequentemente, desintoxicante.
  • Almoço: Salada verde crua (alfaces, agrião, rúcula, orégano fresco ou hortelã fresca) – as folhas são ricas em fibras, vitaminas e minerais que ajudam no equilíbrio orgânico.

Arroz integral com pouco sal – alimento rico em fibra solúvel que ajuda no funcionamento e na limpeza intestinal.

  • Lanche: Cenoura crua – alimento rico em fibra que ajuda o funcionamento e a limpeza intestinal. Chá de limão + casca de limão + carqueja + boldo – ervas amargas ajudam na desintoxicação do fígado.
  • Jantar: Salada de folhas + aipo. Chá de erva-doce + camomila + boldo – ervas digestivas, diuréticas e calmantes.

Você poderá ter um pouquinho de fome, mas resista, serão no máximo dois dias. Valerá a pena. Só não exagere muito, seja amigável com seu organismo.

O Grupo PET Computação deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Boas festas

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2011. All rights reserved.