Chromecast, reinventando a TV comum!
Por Felipe Sales
(felipe.sales@ccc.ufcg.edu.br)
Uma nova forma, simples e intuitiva, de conectar dispositivos à televisão comum, sem a necessidade de cabos.

O Chromecast é o novo produto da Google que promete transformar sua televisão (TV) comum em uma smart TV, com apenas um pequeno dispositivo, que muito se assemelha a um pendrive, e uma conexão Wi-Fi disponível.

Mas o que é smart TV? Qual a sua diferença em relação a uma TV comum? Smart TV é uma forma de referenciar televisores que podem se conectar à internet e ainda possuem algumas funcionalidades de computadores simples, como por exemplo, a presença de uma gama de aplicativos que podem ser instalados e mudar a sua experiência com a televisão, provendo uma maior dinamicidade.

Utilizando-se da porta HDMI para se conectar a televisão, e de uma rede Wi-Fi para a conexão com os dispositivos, o Chromecast recebe os comandos de diferentes dispositivos, tablets, smartphones e do computador, promovendo um streaming de vídeos em alta resolução diretamente com a TV. Isso pode ser feito por dispositivos com Android, iOS ou pelo navegador Google Chrome. Nesses dispositivos, vídeos do YouTube, Netflix ou as abas do navegador podem ser enviados diretamente para as TVs.

Os principais atrativos do Chromecast são: a qualidade da imagem e a simplicidade de instalação e de funcionamento, o baixo custo, afinal o dispositivo foi lançado em julho/2013 pela Google e só custa 35US$. Podemos elencar como problemas a baixa quantidade de aplicativos integrados ao dispositivo, pois só o Netflix e o Youtube estão completamente integrados; o atraso quando se está mostrando a aba do navegador e; a falta de um controle principal, pois qualquer dispositivo conectado à rede pode enviar comandos sem obedecer a nenhum tipo de autenticação ou hierarquia.

Mesmo com os problemas detectados, os quais podem ser corrigidos por meio de atualizações no software, o Chromecast é uma maneira fácil e barata de transformar a sua televisão em uma smart TV. Dessa forma, torna-se uma solução viável para disponibilização de conteúdos web para sua televisão, abrindo um novo leque de conteúdo, que agora pode ser mostrado, em alta definição, na tela de sua TV.

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.