Intranet e Extranet
Por Janderson Jason
(janderson.aguiar@ccc.ufcg.edu.br)
A Internet é um aglomerado de redes locais distribuídas pelo mundo, o que possibilita a interligação entre computadores. Em relação a essa interligação, dois termos são bastante utilizados: Intranet e Extranet. Relembre a diferença e importância desses conceitos no Recapitulando deste mês.




A Internet consiste hoje em um dos principais meios de comunicação existentes, transmitindo variados tipos de dados a longas distâncias. Além da Internet, há outros sistemas de rede, com finalidades distintas. Especialmente nos ramos empresarial e comercial, são bastante utilizadas redes denominadas Intranet e Extranet, com restrições importantes em relação ao compartilhamento de conteúdos na rede.

A Intranet e a Extranet são sistemas de rede construídas sobre o modelo da Internet, usando os mesmos recursos (protocolos TCP/IP, HTTP, SMTP, FTP, ...), diferenciando-se apenas na forma como são acessadas/utilizadas, como exemplificado na figura a seguir.

Exemplo de diferenciação entre Intranet, Extranet e Internet.

A Intranet é uma rede restrita/fechada a certo público, utilizada, portanto, para compartilhar informações restritas. O objetivo da Intranet é centralizar em um só local os procedimentos, notificações e informações comuns para, por exemplo, os funcionários de uma empresa, tornando disponível o acesso à Intranet por meio de login/senha definido pela gerência da empresa. Em geral, o acesso à Intranet é feito a partir de servidores locais instalados na própria empresa, em uma LAN (Local Area Network - rede de acesso local).

A Intranet consiste, portanto, em um canal de comunicação direto entre os departamentos de uma empresa e seus funcionários, facilitando a logística entre empregados que trabalham em escritórios diferentes, buscando redução de custos, incluindo o tempo envolto às burocracias existentes.

As necessidades básicas para implantar uma Intranet são: (i) Rede, executando o protocolo TCP/IP, com bastante velocidade na banda passante para o tráfego envolvido, incluindo dados multimídia; (ii) Segurança, com instalação de um programa Firewall, embora possa haver Intranet sem acesso a redes externas; (iii) Hardware/Software – servidor Web, rodando sobre os mais variados sistemas operacionais. A ideia principal é que o funcionário precise apenas de um browser.

Uma Intranet possibilita estabelecer um sistema de informação de baixo custo, uma vez que pode-se reduzir ao custo do material, da manutenção e das atualizações, com browsers gratuitos nas máquinas clientes e um servidor Linux com Apache e MySQL, por exemplo.

Quando informações de uma Intranet devem ser acessíveis por clientes, representantes ou fornecedores de uma empresa, tem-se uma Extranet. Esse conceito também se estende à união da Intranet da empresa à Intranet de seu fornecedor, facilitando pedidos, pagamentos e outros serviços. Um uso comum do termo Extranet consiste na parte do site das empresas denominada “área restrita”, na qual só se pode acessar com autenticação prévia por meio de login/senha.

O que diferencia Intranet e Extranet é o gerenciamento da rede, pois, tecnicamente, sua arquitetura e seu funcionamento são análogos. Na Intranet, apenas uma empresa gerencia a rede; na Extranet, todas as empresas que compartilham a rede (fornecedores, por exemplo) fazem esse gerenciamento.

A Extranet consiste em uma rede privada de computadores que faz uso da Internet, compartilhando com segurança parte do sistema de informação de uma empresa, e melhorando a comunicação entre funcionários e parceiros.

Em síntese, quando uma Intranet está conectada à Internet e permite o acesso a partes de sua rede a pessoas fora da empresa, chama-se essa rede de Extranet. O conceito de Extranet pode ser visto como uma Intranet acessível via Web por usuários autorizados (clientes, por exemplo). É possível comparar esses conceitos na tabela a seguir.

Internet
Intranet
Extranet
Acesso restrito
Comunicação instantânea
Comunicação externa
Compartilhamento de impressoras
Compartilhamento de dados
Rede local (LAN)

Os conceitos de Intranet e Extranet, com suas restrições de compartilhamento de dados da rede, são importantes para conduzir melhor os negócios de uma empresa, sendo, portanto, termos que precisam estar claros para os profissionais da área da computação. Para mais informações, você pode consultar as referências abaixo.

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Referências:
ASSIS, Pablo de. (2009) “O que é intranet e extranet?”, disponível em http://www.tecmundo.com.br/conexao/1955-o-que-e-intranet-e-extranet-.htm, acesso em 9 de agosto de 2012.
Global Project. “Intranet/Extranet”, disponível em http://www.globalproject.com.br/novo/?page_id=111, acesso em 9 de agosto de 2012.
Kioskea Brasil. (2009) “Intranet e Extranet”, disponível em http://pt.kioskea.net/contents/entreprise/intranet.php3, acesso em 9 de agosto de 2012.
MÜLLER, Nícolas. (2011) “Internet, intranet e extranet o que são, e quais as diferenças?”, disponível em http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1276/internet_Intranet_e_Extranet_o_que_sao_e_quais_as_diferencas, acesso em 9 de agosto de 2012.

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Iago Araújo e Joseana Fechine
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