Feras também têm vez ...
Por Mayza Nunes
(mayza.farias@ccc.ufcg.edu.br)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou um programa de iniciação científica especialmente para alunos do primeiro período do curso de graduação, o Jovens Talentos para a Ciência. Vejamos um pouco mais sobre o programa e como será sua seleção.

Geralmente, os graduandos só têm acesso a projetos a partir do segundo período do curso, quando estão mais familiarizados com as atividades acadêmicas e se interessam em aprofundar seus conhecimentos em determinada área, assim como também a maioria dos projetos e pesquisas exige a existência de CRA para verificar o desempenho do aluno. O mesmo acontece com o programa de monitoria, dado a necessidade de o aluno ter cursado uma disciplina para que possa se tornar monitor.

Porém, no dia 5 de março de 2012, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Jorge Almeida Guimarães, apresentou o novo programa de incentivo à iniciação científica, intitulado Jovens Talentos para a Ciência.

O objetivo principal do programa é identificar os “jovens talentos” entre os calouros, para estimulá-los ao interesse e dedicação plena ao aprendizado acadêmico e à prática em Ciência e Tecnologia. Adicionalmente, os resultados obtidos poderão também ser utilizados como critérios de prioridade nos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e no Programa Ciência sem Fronteiras.

As inscrições para o Programa Jovens Talentos para a Ciência ocorreram no período de 14 a 22 de março de 2012, com a entrega de um formulário, exigindo que o estudante esteja cursando o 1º período. Após a inscrição, no dia 29 de abril (domingo) uma seleção será feita entre os inscritos, com uma prova sobre conhecimentos gerais, que será realizada no Campus I da UFCG, no bloco CAA e CA às 13h00min. De acordo com os dados da coordenação do curso de Ciência da Computação, nosso curso teve 41 inscritos, o que mostra bastante interesse dos alunos. E, segundo o coordenador do curso, o Prof. Dr. Tiago Massoni, essa é uma ótima oportunidade.

“Parece-me uma boa oportunidade para o aluno ingressante ter contato com pesquisa e desenvolvimento, o que pode acelerar seu amadurecimento na universidade e no curso. Esperamos ter boa quantidade de alunos do nosso curso selecionados”, disse Tiago.

Os aprovados receberão uma bolsa no valor de R$ 360,00 pelo período de 12 meses. Nessa primeira seleção, serão alocadas 6.000 bolsas, distribuídas proporcionalmente ao número de estudantes inscritos em cada instituição. Para obter mais informações sobre o programa, clique aqui

Quando selecionados, os estudantes bolsistas deverão ter um desempenho exemplar e destacado, além da participação em ciclos de palestras, projetos de iniciação científica, contato com laboratórios, seminários etc. Assim, os calouros se aproximam das atividades científicas. Vale destacar, também, que a nota da prova do processo de seleção servirá para o programa Ciência sem Fronteiras. Resta desejar boa sorte aos inscritos e deixar em alerta os novos ingressantes do curso.

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Savyo Nóbrega e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.