Sobre o PET

Inicialmente, denominado de Programa Especial de Treinamento e hoje intitulado Programa de Educação Tutorial- PET, foi criado em 1979. O PET tem uma característica única com relação aos outros programas de capacitação do ensino superior, pois é o único que atua no tripé das universidades: a pesquisa, o ensino e a extensão.

O Programa de Educação Tutorial é destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior. O apoio é concedido ao curso por um período indeterminado, e ao bolsista até a conclusão da sua graduação.

Tendo iniciado com apenas três grupos, a título de experiência, hoje conta com cerca de 400 grupos espalhados em todo o país, envolvendo mais de 3.000 estudantes das redes pública e privada.

Além das atividades que beneficiam o fortalecimento dos grupos, o programa tem claros efeitos multiplicadores. Os bolsistas normalmente são modelos exemplares e catalisadores de interesse de colegas e as atividades promovidas pelo PET, de uma forma geral, beneficiam os outros alunos da graduação, a comunidade e a instituição. Os petianos promovem cursos, palestras e eventos para a graduação e comunidade, desenvolvem projetos de pesquisa e extensão, promovem auxílio em conteúdos e disciplinas do curso, debates de assuntos contemporâneos, estudos em grupo, troca de experiências, dentre outros.

O Programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Neste sentido, o objetivo é proporcionar uma melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.

As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação, com destaque também para a busca pela formação cidadã.