Sobre o PET

Inicialmente denominado de Programa Especial de Treinamento, sendo hoje entitulado de Programa de Educação Tutorial- PET, foi criado em 1979. O PET tem uma característica única com relação aos outros programas de capacitação do ensino superior, pois é o único que atinge o tripé das universidades: a pesquisa, o ensino e a extensão.

O Programa de Educação Tutorial é destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior. O apoio é concedido ao curso por um período indeterminado, e ao bolsista até a conclusão da sua graduação.

Tendo iniciado com apenas três grupos, a título de experiência, hoje conta com mais de 300 grupos espalhados em todo o país, envolvendo mais de 3.000 estudantes das redes pública e privada.

Além das atividades beneficiárias ao crescimento do grupo, o programa tem claros efeitos multiplicadores. Os bolsistas normalmente são modelos exemplares e catalisadores de interesse de colegas e as atividades promovidas pelo PET, de uma forma geral, beneficiam os outros alunos da graduação, a comunidade e a instituição. Os petianos promovem cursos, palestras e eventos para a graduação e comunidade, desenvolvem projetos de pesquisa e extensão, auxílio em conteúdos e disciplinas do curso, debates de assuntos contemporâneos, estudos em grupo, troca de experiências.

O PET é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem. O Programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Neste sentido, o objetivo é proporcionar uma melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.

As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.

Hoje, o PET é considerado não apenas como um programa, mas um movimento que levanta a bandeira da qualidade no ensino superior da nação. E acreditamos que será esse tipo de movimento que retomarão o respeito e a qualidade do ensino no nosso país, pois desejamos que todos os estudantes encontrem nas universidades não apenas as aulas e avaliações, mas as atividades de pesquisa, extensão e sobretudo a formação de cidadão, incorporada como filosofia das universidades.