PEX GESTÃO ACADÊMICA CCC (CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO)

O PEX Gestão Acadêmica CCC foi proposto pelo atual tutor do grupo com o intuito de aglomerar atividades, de desenvolvimento de software e pesquisa, que objetivam a construção não unicamente de software mas como de verdadeiras metodologias de avaliação e de gestão para o prórpio curso de Ciência da Computação. O estudo destas metodologias contribuem para o grupo PET e para o curso de forma positiva, uma vez que, geram competências para gerir e melhorar aspectos ainda insuficientes no curso, contribuindo de forma positiva na formação complementar dos petianos e dos alunos do curso. As metodologias desenvolvidas ainda prestam um auxílio as entidades envolvidas com o ambiente acadêmico trazendo soluções organizacionais muitas vezes presentes e cobrados pelo mercado de trabalho de excelência.





Objetivos

  • Estimular a construção de software por parte dos integrantes do grupo PET
  • Estimular a construção de metodologias de gestão e avaliação em ambientes acadêmicos
  • Estimular o desenvolvimento de pesquisa em metodologias de gestão e avaliações em ambientes acadêmicos



Breve descrição

A atividade de pesquisa visa capacitar os participantes em iniciação a aplicação do método científico. Os participantes irão aprender o que significam e como desenvolver as etapas comumente encontradas no processo de geração de conhecimento utilizando os métodos científicos devidamente apropriados. Ao mesmo tempo se pretende avaliar se as ferramentas (SAD e Colabora) atuam como uma abstração para as funcionalidades do DSC(Departamento de Sistemas e Computação) ajudando no desenvolvimento da gestão e avaliação acadêmica.




Breve descrição

Pesquisa sobre Eficiência e Eficácia de um grupo de Educação Tutorial. De acordo com os princípios preconizados na Lei de Inovação e na Lei de Parcerias Público-Privadas o estabelecimento de estratégias de desenvolvimento sustentável nas organizações públicas e privadas deve considerar, cada vez mais, o incentivo à geração de inovação a partir do conhecimento construído individualmente e coletivamente nas universidades e em outras instituições de ciência e tecnologia [BORGES, 2015]. [SABARIZ et Alli] ilustram esta nova realidade em relação ao Programa de Educação Tutorial ao fundamentar as práticas do seu grupo PET em uma abordagem construcionista para formação do profissional inovador. [MEDEIROS JR e SILVA, 2015] reforçam esta visão inovadora da educação tutorial para o contexto da gestão pública contemporânea. Assim, nesse novo contexto nacional e mundial, a construção de uma atitude inovadora, durante e depois da vivência no ambiente escolar ou universitário, revela-se imprescindível no processo de formação de jovens e adultos em todos os níveis de ensino (fundamental, médio e superior) e no desenvolvimento de organizações educacionais como os grupos de educação tutorial alicerçados na prática indissociável de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesta direção, o programa PET da UFCG tem em sua missão o firme propósito de estender por meio de seus 19 Grupos PET, as práticas de educação tutorial aos ambientes escolares de níveis fundamental e médio de Campina Grande e para isso firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG). A gestão do conhecimento construído nos Grupos PET nas universidades e nas escolas de ensino fundamental e médio, pressupõe a implantação de um conjunto de práticas de criação, compartilhamento e uso efetivo do conhecimento, que a) transforme, continuamente, conhecimento tácito em conhecimento explícito e vice-versa, b) que promova o engajamento de todos no aprendizado contínuo e c) que crie o sentimento de pertencimento ao grupo e ao ambiente organizacional de aprendizagem (curso na universidade ou série na escola) que motivou a criação deste grupo. Busca-se um novo paradigma de representação do conhecimento nos grupos PET que além de ser perenizado pela transmidialidade do jogo sério, afaste-se do tradicional linguajar objetivo, quantitativo, superficial e facilmente esquecível da comunicação organizacional tradicional, a fim de que incorpore as afetividades e uma linguagem de encontro, compreensão, qualidade e re-encantamento das relações, em alinhamento com a estratégia de educação tutorial especifica do grupo, devidamente definida no seu planejamento estratégico.

Objetivo

Investigar e desenvolver métodos e sistemas de gestão do conhecimento que podem apoiar a transformação de grupos de Educação Tutorial em empreendimentos de conhecimento promotores de inovação nos cursos.




Breve descrição

O curso de Ciência da Computação da UFCG tem uma prática sistemática de auto-avaliação que motivou alguns professores, os alunos e petianos a investigar uma metodologia apropriada para a gestão acadêmica. Atualmente uma versão inicial desta abordagem é baseada no SAD (Sistema de Avaliação Docente) que é destinado ao acompanhamento da avaliação docente, semestral, do Departamento de Sistemas e Computação da UFCG. Nesse sistema, com interface web, cada professor encontra informações e estatísticas sobre a avaliação realizada pelos alunos das disciplinas lecionadas por ele a partir de 2012.1, por meio de questionário online. Vale salientar que a avaliação docente é feita pelo Departamento e essa pesquisa lida com o processamento e visualização dos dados coletados usando técnicas de analytics. Além disso, anteriormente a avaliação era toda manual. O SAD foi implementado pelo grupo durante dois anos e em 2015 foi realizada uma análise da experiência dos professores em relação ao uso do software e a incorporação de melhorias. Esta pesquisa extende as possibilidades do SAD para incluir novas dimensões da auto-avaliação, considerando as dimensões preconizadas na Lei 10.861/2004 e em boas práticas de avaliação de cursos de computação, por meio da investigação dos problemas ligados à gestão integrada do curso.

Objetivo

O principal objetivo dessa pesquisa no atual estado é investigar os fatores que afetam a gestão acadêmica do curso e sua associação com a eficiência e eficácia dos processos de auto-avaliação.