Dicas para os Alunos de
Mestrado do Prof. Jacques
Meus caros alunos,
Vocês estão prestes a
investir uma parcela significativa de suas vidas no Curso de Mestrado em
Informática da UFCG sob minha orientação. Acho prudente, para todos os
envolvidos, discutirmos alguns assuntos relacionados com esse seu (nosso!)
investimento para tentarmos, juntos, chegar a um modus operandi
aceitável e fazer de sua estada aqui uma experiência enriquecedora, porém rápida.
Não é que eu queira expulsá-los antes do início das atividades! Mas vocês
concordarão certamente que terminar o mestrado num curto espaço de tempo será
benéfico para ambos os lados. Adoro ver um aluno terminar uma
dissertação e ir embora (eu gosto da parte "terminar", não "ir embora",
mas a segunda vem com a primeira).
Vamos portanto iniciar a
discussão com um monólogo meu (abaixo), esperando que se transforme num diálogo
o mais brevemente possível. Minhas alunas desculparão o uso do masculino no que
segue. Não tenho saco para falar de alunos(as).
O que é o Mestrado?
Antes de iniciar seu
empreendimento aqui, que tal definirmos o alvo? Onde queremos chegar? Quando
saberemos que você terminou? Tem duas respostas para isso. A princípio, você
pode pensar que você terá terminado quando você defender sua dissertação. Eu
vejo a coisa por um ângulo um pouco diferente. Como orientador, meu papel é de
ajudar a transformar você num mestre. A defesa da dissertação é apenas
um formalismo (importante) para comprovar o fato para a comunidade científica.
Infelizmente, ocorre, mais freqüentemente do que seria desejável, um aluno
defender uma dissertação de mestrado e receber o diploma sem ser mestre.
Ocorre também o contrário: um aluno já ser mestre quando inicia o programa de
mestrado, mas não tendo o diploma para comprovar o fato.
Por que falo disso? Em
primeiro lugar porque quero passar minha idéia sobre o que é um mestre: é
alguém que consegue resolver problemas não triviais sozinho, buscando e
avaliando caminhos promissores, e produzindo um resultado que possa sofrer o
olhar crítico dos especialistas. Visto desse ângulo, acho que entenderão o
parágrafo anterior.
Em segundo lugar, abordo
este assunto porque meu papel é de ajudar a transformá-lo num mestre. Quando eu
estiver convencido do fato, deixarei você defender a dissertação. Meu papel não
é de maximizar o número de dissertações defendidas mas de maximizar o número de
mestres formados. Não quero com esta afirmação assustá-lo ou criar confronto.
Muito pelo contrário. Empenhar-me-ei para sempre termos um bom relacionamento.
Quero, entretanto, deixar as regras do jogo claras. Aliás, o propósito deste
monólogo é isso: deixar as "regras" claras! Tudo bem?
Seu papel
Falei acima de
transformação
Aqui vai uma lista do que
considero seu papel, como aluno. Pense nos itens à luz do que falei até agora.
·
Seja franco. Se tem um pepino, venha conversar.
Também serei franco. É uma boa forma de encurtar o tempo total empregado no
trabalho.
·
Chegue preparado
para as discussões.
Se você não está preparado, faça seu trabalho de casa primeiro e venha
conversar. Isso não quer dizer que você deve tirar todas suas dúvidas
sozinho. Estou aqui para tirar dúvidas. É uma questão de medida. Não tenha medo
de falar comigo, mas tente ser um mestre primeiro: o objetivo todo é esse.
Então fuce soluções possíveis, papers, referências e não desista na primeira
leitura. Você não pode exigir do seu orientador que ele faça seu
trabalho (ele já é mestre, presumivelmente...). Você faz. Ele pode orientar e
ajudar.
·
Aprenda a usar a
danada da crase!
Ler coisas suas cheias de erros de português me deixa de mau humor e você não
quer isso, não é ... ? Um errinho aqui acolá se perdoa, ninguém é perfeito.
·
Saiba ler inglês
perfeitamente. Na
informática, não tem outro jeito. Ponto final.
·
Siga o cronograma
estabelecido. Você
é quem mais vai ganhar com isso. Seu cronograma de trabalho será sempre negociado
entre nós, nunca imposto por mim. Posso fazer uma pressãozinha mas nunca aceite
um cronograma que você não ache factível. Uma vez negociado o cronograma,
cumpra-o. Se você ver que não vai cumprir e sua consciência estiver limpa
quanto ao esforço desprendido, venha rediscutir o cronograma. Às vezes a gente
erra mesmo.
·
Me avise se você se
ausentar mais do que alguns dias. Basta um mail. Se sumir um ou dois dias, não preciso saber. Se você se
ausentar um mês, certamente quero saber.
·
Apareça às reuniões
acertadas. Respeite
meu tempo. Respeito o seu. Se você não puder aparecer, não tem problema: me
avise antes e vamos remarcar.
·
Apresente seminários
públicos periódicos sobre seu trabalho. Pelo menos um a cada 3-4 meses. Isso ajuda a
manter as coisas sob controle e ajuda a transformar outras pessoas (os
ouvintes) em mestres melhores.
·
Assista os
seminários dos outros alunos. Vamos transformá-lo num mestre, certo? Assistir a seminários da área de
redes é obrigatório. Seminários de outras áreas podem ser altamente
interessantes também. Abra seus horizontes ... Não quero que você seja mestre
no assunto de sua dissertação apenas. Aliás, isso furaria a definição de mestre
dada acima!
·
Escreva e publique
pelo menos 1 artigo antes de sumir. Isso é para a gente se manter honesta. Também
é bom para nossos CVs ...
·
Fazer trabalhos
adicionais (não relacionados com sua dissertação). Não devo exagerar nisso mas estarei pedindo
alguns trabalhos adicionais (apostilas, seminários, home pages, etc.). Se você
achar que estou exagerando, siga o primeiro item acima.
Meu papel
Depois de falar de suas
obrigações, vamos falar dos seus direitos, que tal? Você tem todo direito de
exigir:
·
Que eu discuta seu
trabalho (ou outros assuntos) com você. Não posso ser ausente.
·
Que eu leia o que
você escreve. Devo
ler e retornar feedback prontamente. Pode encher meu saco se eu
farrapar. Isso é uma via de duas mãos e não teremos confronto se você me
criticar honestamente (primeiro na minha cara, né, gente!)
·
Que eu acompanhe seu
trabalho periodicamente. Nosso cronograma estabelecerá pontos de sincronismo e acompanhamento.
Mais ou menos a cada 15 dias (pode ser mais freqüentemente; eu não gostaria que
fosse menos, salvo por força maior já que viajo um bocado pela COPEX).
·
Que eu indique
caminhos. Orientar
é isso. Nunca vou deixar você entrar numa floresta desconhecida sem avisar (há
muitas florestas que não conheço!).
·
Que eu assegure seu
assunto de dissertação. Isso significa que você tem direito de exigir uma resposta clara e bem
fundamentada quando você perguntar: "Professor, se eu fizer isso que
estamos propondo e fizer com qualidade, dá uma dissertação?" Em outras
palavras, assumimos
Acompanhamento e Avaliação
É importante que você
entenda que eu pessoalmente tenho um compromisso com a COPIN de avaliar o
andamento do seu trabalho e reportar qualquer problema. Isso é importante
porque você estará utilizando recursos da COPIN, do DSC e da UFCG. Estará
também talvez utilizando recursos adicionais, principalmente bolsas de estudos.
Se seu trabalho não for satisfatório, recomendarei o corte da bolsa e deixarei
de ser seu orientador. Mas uma vez, não quero que você se assuste com minhas
palavras. Só quero deixar claras as regras do jogo. Todos nós nos
beneficiaremos com essa clareza.
Seu assunto de dissertação
deverá normalmente ser escolhido no primeiro mês após seu ingresso no programa
de mestrado. Definiremos um cronograma de trabalho, conforme mencionado acima e
este cronograma indicará alguns eventos de acompanhamento (seminários). Outras
reuniões serão agendadas periodicamente, aproximadamente a cada 15 dias, ou
mais freqüentemente. O importante é que haverá um acompanhamento periódico
do seu trabalho, seja por mim, seja pela comunidade, para cumprirmos nosso
compromisso junto à COPIN e outros órgãos cujos recursos utilizamos.
Sua proposta de dissertação
deverá estar pronta, no máximo, 6 meses após seu ingresso. Cada caso é diferente
e a maioria dos meus alunos aprontará a proposta bem antes. As dissertações são
medidas para que seja factível terminá-las em aproximadamente 1 ano e meio.
Circunstâncias diversas (mas apenas em situações especiais), o trabalho poderá
consumir até 2 anos. Não mais. É meu sincero desejo que você não seja um
caso especial e que você defenda em 1 ano e meio. Vamos trabalhar para isso
juntos?
Dicas para escrever
Em vários pontos do seu
trabalho, você deverá escrever monografias. A monografia principal é, claro,
sua monografia de dissertação. Tenho tido dificuldades no passado com a
qualidade dos trabalhos escritos dos alunos. As maiores dificuldades são de organização
e, em seguida, de construção de frases, erros de grafia, etc. Para verificar a
construção de frases e erros de grafia, conto com você e seus colegas que
poderão ajudar se você julgar que não escreve bem. Não quero receber material
mal escrito.
Já, a questão de
organização ou estrutura do trabalho é outro assunto onde algumas dicas poderão
ser úteis. Não podemos errar aqui porque consertar um trabalho mal estruturado
é muito difícil (tem que ser reescrito). Consertar frases ou erros de grafia é
um trabalho localizado (não feito por mim!) que não implica uma reescrita
total.
Dou algumas dicas básicas
para escrever um trabalho bem estruturado. Não é a única forma de escrever, mas
tem funcionado bem para mim.
·
Escrita top-down. Aprendemos a organizar software
top-down e essa técnica funciona muito bem para escrever. Quando chegar
o momento de escrever algo para me entregar, vou pedir uma versão de uma única
página contendo tópicos (capítulos de uma dissertação, por exemplo) e uma ou
duas frases sobre cada tópico. Com esta versão, podemos verificar a estrutura e
encadeamento de idéias e, se você tiver que reescrever, será apenas uma página.
Quando fecharmos esta versão, partimos para o segundo refinamento onde você
expande cada item em uma página. O importante neste processo não são as frases
exatas empregadas, mas as idéias passadas na estrutura. Nesta segunda versão, o
documento inteiro poderá consistir de
·
Versão
1
·
Versão
2
·
Versão
3
·
...
·
Encadeamento lógico. Em qualquer um dos refinamentos, sempre
pense no leitor. Coloque-se no lugar deste e tente apresentar a informação como
decorrência natural do que você explicou antes. Isso vai obrigá-lo a apresentar
as idéias de acordo com um encadeamento lógico. A cada passo, se pergunte:
"O entendimento do que apresento agora depende de alguma informação que
não apresentei? Caso positivo, stop!". Depois que você usa essa
técnica um pouco ela vem por si só, sem esforço. Aí, escrever se torna um
prazer e o leitor vai agradecer...
·
Não surpreenda o
leitor. Um trabalho
científico não é um romance onde surpreender o leitor faz parte da arte do
romancista. Se o leitor adivinhar onde você quer chegar antes de você chegar
lá, você está escrevendo bem, de forma clara. Este item está relacionado com o
anterior de forma íntima.
·
Explique o porquê. Não se limite a dizer o que
você fez. O trabalho tem muito mais valor quando se fala por quê. É
sabendo o porquê das coisas que permite aplicar seu trabalho em outras
situações; em outras palavras, seu trabalho fica mais genérico, um
atributo essencial de uma boa dissertação.
·
Brainstorm e
posterior organização.
Ao montar os vários refinamentos do trabalho, uma técnica poderá ajudar.
Primeiro faço um brainstorm das idéias, colocando no papel, em
qualquer ordem, todas as idéias que fazem parte do refinamento no qual
esteja trabalhando. Anote palavras ou frases curtas apenas. Isso é um exercício
que dura uns 15 ou 20 minutos apenas. Tudo que lhe vem à mente deve ser
colocado no papel. Normalmente, bastará uma folha. Depois, você examina sua
lista desordenada de idéias e usa o encadeamento lógico e a relação natural
entre os itens para organizar.
Como última observação,
assim que eu comprovar que você escreve bem, aceitarei encurtar os passos acima
se você quiser. Só exijo proceder assim a primeira vez que eu avaliar um
trabalho escrito seu. Depois disso, poderemos continuar assim ou não de acordo
com suas preferências.
Como organizar um paper, sua dissertação, uma apresentação, etc.
Documentos científicos como
papers, sua dissertação, etc. ou apresentações sobre esses temas são
tipicamente escritos com um esqueleto comum. Ei-lo:
Talvez este documento tenha
um tom um pouco sério e assustador demais. Não tenho a intenção de dificultar
nosso relacionamento. Tenho o propósito de ajudá-lo da melhor forma possível a
concluir um trabalho de qualidade em curto espaço de tempo. Garanto que estarei
me empenhando neste sentido e que caminharemos essa busca de conhecimentos lado
a lado e forma harmoniosa.
Ao trabalho, moçada!
Jacques
PS. Vocês podem pegar boas
dicas sobre como escrever em
·
http://www.learnerassociates.net/dissthes/guideprt.htm
· How to give a good research talk