Projeto - J2EE

Como projeto de disciplina, você deve desenvolver uma aplicação completa J2EE com interface Web. Você pode usar EJB ou não, embora seja preferível usar. O motivo do seu uso não ser obrigatório é que o assunto EJB será coberto apenas na segunda metade da disciplina.

Você pode desenvolver qualquer sistema de informação, sujeito à aprovação do professor. Se preferir, poderá implementar um sistema de controle de biblioteca, conforme descrito abaixo.

Forme equipes de até 4 participantes. Atribua papeis a cada um (alguém tem que fazer tracking, manter código, ser gerente de projeto, migrar bancos de dados da Miniblio, etc.).

Se você não tiver uma pessoa que possa agir como seu cliente e fornecer requisitos, alguém do seu time terá que assumir a posição de cliente.

Milestones

Sistema de Controle de Biblioteca

Aqui estão os Use Cases e o Modelo de Análise que um aluno fez no passado. Não sei se a informação está completa ou boa, mas é um ponto de partida. Deve haver login para as operações críticas (que afetam os dados do banco de dados), embora consultas possam ser feitas por qualquer pessoa.

Para quem não pode ler os arquivos acima (usando Rational Rose), aqui está a mesma informação em html.

Alunos mais capacitados em software mas que nunca viram servlets e JSP devem fazer a biblioteca inteira, mas não precisam usar EJB.

Alunos mais capacitados em software e que tenham familiaridade com servlets e JSP devem usar a biblioteca "Struts" do projeto Jakarta ao máximo e devem usar EJBs.

Alunos com pouca experiência de desenvolvimento de software devem fazer um pedaço da biblioteca. Por exemplo, esqueçam reservas e regras especiais. Façam apenas pesquisa de informação e empréstimo/devolução de uma obra. Esqueçam de periódicos. Esqueçam de segurança e a diferença entre papeis diferentes assumidos por vários usuários. Como primeiro milestone, sugiro que vocês criem um banco de dados, coloquem alguma coisa lá dentro e façam pelo menos uma página de pesquisa. Consultem seus amigos de Computação para gerar os comandos SQL de acessa ao Banco de Dados. Claro que podem consultar o professor a qualquer momento.