O Domínio de Problema: Biblioteca
Use Cases

Ator Cliente
- Ator que representa os clientes que tomam os livros emprestados. A interação do
cliente com o sistema é feito de forma indireta, quando solicita ao bibliotecário o
empréstimo ou a reserva de um item; ou de forma direta, quando recebe uma notificação
do sistema.
Ator Administrador
- Ator responsável por manter o cadastro de Clientes, Obras e Itens. Também é o
administrador que fornece as regras que limitam o número de reservas e empréstimos que
um cliente pode fazer.
Use Case Emprestar Item
- EmprestaItem registra no sistema um empréstimo de um item para um cliente. Este caso de
uso é iniciado com a entrada dos identificadores do cliente e do título a ser
emprestado. Em seguida é feita uma verificação da quantidade de itens que já estão
emprestados para o cliente. Se essa quantidade for igual ao valor máximo, o cliente é
notificado e o empréstimo é cancelado. Caso contrário, é verificada a disponibilidade
de um item com o título desejado. Se não houver itens disponíveis, o cliente tem a
possibilidade de fazer uma reserva (utilizando o caso de uso fazer reserva). Se houver
itens disponíveis é feito o registro do empréstimo. Se o título do item estivesse
reservado pelo cliente, a reserva correspondente é removida (utilizando o caso de uso
remover reserva).
Use Case Devolver Item
- Devolver item registra no sistema que um determinado item foi devolvido por um cliente.
Este caso de uso se inicia com a entrada dos identificadores do cliente e do item a ser
devolvido. Com estas informações, o sistema altera o estado do empréstimo
correspondente, indicando que o item foi devolvido. O sistema também verifica se existe
uma reserva para o título do item devolvido. Se existir, o cliente que reservou o título
a mais tempo deve ser avisado (utilizando o caso de uso AvisarCliente).
Use Case Remover Reserva
- A remoção de uma reserva pode ocorrer devido a uma das seguintes situações:
1) Um cliente desistiu de pegar emprestado um item que havia reservado;
2) Um item cujo título reservado retornou a biblioteca e o cliente que o havia reservado
fez a retirada.
A remoção de uma reserva é feita retirando a entrada correspondente do cadastro de
reservas. Para isso, é necessário o nome do cliente e o título reservado.
Use Case Fazer Reserva
- Quando um cliente deseja uma obra cujos itens estejam emprestados, pode ser feita uma
reserva do título correspondente para o cliente. Para se reservar uma obra, é
necessário armazenar as seguintes informações:
1) Cliente;
2) Título a ser reservado;
3) Data da reserva.
Se mais de um cliente reservar o mesmo título, a prioridade de empréstimo é dada ao
cliente que reservou o livro a mais tempo. É feita uma verificação da quantidade de
títulos reservados por um cliente. Se essa quantidade for igual ao valor máximo, o
cliente é notificado e a reserva é cancelada.
Use Case Avisar Cliente
- AvisarCliente é um caso de uso que recebe como entrada o Cliente a receber alguma
mensagem e o tipo da notificação. Foram identificados dois tipos de notificação:
1) O Cliente é notificado da devolução ou aquisição de algum item cujo título o
mesmo tinha reservado. Neste caso é necessário passar o título da obra para o caso de
uso;
2) O Cliente é notificado que um empréstimos se vence naquele dia. Neste caso é
necessário identificar o empréstimo.
A notificação pode ser feita via correio eletrônico ou por telefone.
Use Case Manter Cadastro Cliente
- ManterCadastroCliente é o caso de uso que descreve as operações realizadas pelo
administrador para manter o cadastro de clientes. O administrador pode fazer três
operações sobre o cadastro de clientes:
1) Adicionar Cliente
É feita a inclusão dos dados de um novo cliente no cadastro da biblioteca.
2) Atualizar dados do Cliente
É feita uma conslta pelos dados do cliente. Quando o cliente for encontrado, seus dados
(endereço, telefone, etc.) poderão ser atualizados.
3) Remover dados do Cliente
É feita uma conslta pelos dados do cliente. Quando o cliente for encontrado, seus dados,
com a confirmação do administrador, serão removidos. Todas as reservas e e empréstimos
relacionados ao cliente também deverão ser removidos.
Use Case Manter Cadastro Obras
- ManterCadastroObras é o caso de uso que descreve as operações realizadas pelo
administrador para manter o cadastro de obras. O administrador pode fazer três
operações sobre o cadastro de obras:
1) Adicionar Obra
É feita a inclusão dos dados de uma novo título no cadastro de Obras.
2) Atualizar dados da Obra
É feita uma conslta pelos dados da obra. Quando a obra for localizada, seus dados
(título, ISBN, etc.), poderão ser atualizados.
3) Remover dados da obra
É feita uma conslta pelos dados do título. Quando a obra for encontrada, seus dados, com
a confirmação do administrador, serão removidos. Todos os itens relaciondos com a obra
também deverão ser removidos.
Use Case Manter Cadastro Itens
- ManterCadastroItens é o caso de uso que descreve as operações realizadas pelo
administrador para manter o cadastro de Itens (livros, revistas, etc.). O administrador
pode fazer duas operações sobre o cadastro de Itens:
1) Adicionar Item
É feita a inclusão dos dados de um novo item. Para isso, é necessário identificar a
obra que o item está relacionado
2) Remover Item
É feita uma consulta pelo item que se deseja remover. Se a bibliotecária confirmar a
remoção, os dados do item selecionado serão removidos.
Use Case Manter Cadastro Empréstimos
- Rodriguinho esqueceu de descrever este Use Case.
Use Case Manter Regras
- ManterRegras é o caso de uso que permite o administrador entrar com valores para
limitar o número máximo de reservas e empréstimos que um usuário pode fazer.
Use Case Verificar Empréstimos
- VerificarEmprestimos é o caso de uso relacionado com a verificação de empréstimos
"abertos". Diariamente é feita uma consulta por todos os empréstimos "em
aberto" que têm vencimento naquela data. Para cada um desses empréstimos, é feita
uma notificação para o cliente informando que eles possuem empréstimos com vencimento
naquela data (utilizando o caso de uso AvisarCliente.).
Use Case Consultar Obras
- ConsultarObras permite que os dados de um título sejam consultados. A consulta pode ser
feita pelo título, autor ou palavras-chave. Uma conjunto de títulos relacionados com a
consulta podem ser retornados.O usuário pode navegar pelo conjunto resultante e verificar
o número de itens (do título corrente) disponíveis na biblioteca.
Análise

Entidade ClienteBiblioteca
- Representa as pessoas que fazem empréstimos e reservas na biblioteca. O número de
empéstimos "em aberto" e reservas que um cliente pode fazer é limitado pela
biblioteca.
Atributos
- Nome: Nome do cliente da biblioteca.
- CPF: Código de Pessoa Física do cliente.
- Endereço: Endereço residencial do cliente.
- Telefone: Telefone residencial do cliente.
- Endereçõ Eletrônico: Endereço de correio eletrônico do cliente.
- Limite de Reservas: Limita o número de reservas que um cliente da biblioteca pode
fazer.
- Limite de empréstimos: Limita o número de empréstimos "em aberto" que um
cliente pode fazer.
Responsabilidades
- Verificar Número de Empréstimos: Verifica o número de empréstimos "em
aberto" do cliente. Se este valor for igual ao limete de empréstimos que uma pessoa
pode fazer, o cliente não pode fazer um novo empréstimo.
- Verificar Número de Reservas: Verifica o número de reservas do cliente. Se este valor
for igual ao limete de reservas que uma pessoa pode fazer, o cliente não pode solicitar a
reserva de mais um título.
- Localizar Empréstimos: Localiza os emprésimos de um cliente.
Entidade Pessoa
- Representa a classe que possui informações comuns aos funcionários e clientes da
biblioteca.
Atributos
- Nome: Nome da Pessoa
- Endereco: Endereço da Pessoa
- Telefone: Telefone Residencial
- enderecoEletrônico: Endereço de correio eletrônico
Responsabilidades
- Rodriguinho não incluiu responsabilidades
Entidade FuncionárioBiblioteca
- Rodriguinho não descreveu a entidade
Entidade Empréstimo
- Representa um empréstimo de um item da biblioteca a um cliente. As informações sobre
um empréstimo são mantidas mesmo após a devolução do item, sendo este fato
especificado pelo atributo "estado" do objeto.
Atributos
- Data do Empréstimo: Registra quando o empréstimo de um item da biblioteca foi feito
por um cliente.
- Estado: Armazena o estado de um empréstimo:
1) Aberto: O item emprestado ainda não foi devolvido.
2) Devolvido: Quando o item emprestado já foi devolvido pelo cliente.
Responsabilidades
- Retirar Item: Altera o estado de um item da biblioteca para EMPRESTADO, quando o mesmo
for retirado por um cliente. Se o título do item estiver reservado, a reserva
correspondente deve ser removida.
- Devolver Item: Altera o estado de um item da biblioteca para DISPONÍVEL, quando o mesmo
for devolvido por um cliente.
- Calcular Multa: Calcula a multa pelo atraso na devolução de um item.
Entidade Item
- Representa as cópias de um título. São os itens que são emprestados aos clientes. Um
item pode está disponível ou emprestado a um cliente (este fato é indicado pelo
atributo Estado de um Item). Quando um item fica em condições pobres ou obsoletas ele é
removido da biblioteca.
Atributos
- Indica se o item da biblioteca está EMPRESTADO ou DISPONÍVEL.
- Data de Aquisição
Responsabilidades
- Rodriguinho não incluiu responsabilidades
Entidade Título Periódico
- Representa os títulos de periódicos da biblioteca. É uma classe que possui todos os
atributos da classe título e mais os atributos relacionados apenas com os "títulos
periódicos" da biblioteca. Cada título de periódico está relacionado com um
periódico propriamente dito.
Atributos
- Volume: Volume do periódico.
- Número: Número do periódico.
- Data: Data da edição.
Responsabilidades
- Rodriguinho não incluiu responsabilidades
Entidade Título
- Representa a classe que possui informações sobre as obras do acervo da biblioteca.
Atributos
- Classificação: Indica a classificação do Título da biblioteca (se é de Ling. de
Programação, Banco de Dados, etc.)
- Cutter: Contém informações sobre a localização das cópias do título
nasprateleiras da biblioteca.
- Tempo de Empréstimo:Tempo de empréstimo de uma cópia da obra para um cliente.
- Palavras-Chave: Palavras chave relacionadas com a obra.
Responsabilidades
- Verificar Itens Disponíveis: Verifica as cópias do título que estão disponíveis.
Entidade TítuloLivro
- Representa os títulos de livro da biblioteca. É uma classe que possui todos os
atributos da classe título e mais os atributos relacionados apenas com os livros da
biblioteca.
Atributos
- Autor: Nome do autor do Livro.
- Título: Título do livro.
- ISBN: Código de ISBN do livro.
- Local de Edição: Local de edição do livro.
- Editora: Nome da editora do livro.
- Ano de Edição: Ano da edição do livro.
- Número de Páginas: Número de páginas do livro.
Responsabilidades
- Rodriguinho não incluiu responsabilidades
Entidade Periódicos
- Representa os periódicos inseridos na biblioteca. Um periódico possui um conjunto de
volumes que são os "tíutlos de periódico" da biblioteca.
Atributos
- Título: Nome do periódico.
- Editora: Editora do periódico.
- Periodicidade: Freqüência com que os periódicos são lançados.
Responsabilidades
- Localizar Volume de Periódico: Localiza um dos volumes do periódico.
Entidade Reserva
- Representa uma reserva de um título a um cliente. O mesmo título pode estar reservado
a mais de uma pessoa. O cliente que reservou o título a mais tempo deve ser avisado assim
que alguma cópia do título estiver disponível. As informações sobre uma reserva são
armazenadas até o cliente cancelar a reserva ou retirar um item do título
correspondente.
Atributos
- Data da Reserva: Registra a data que foi feita a reserva do título ao cliente.
Responsabilidades
- Reservar Título: Cria uma instância de uma reserva de um título para um cliente.
- Cancelar Reserva: Remove uma instância de uma reserva de um título para um cliente.
Entidade Biblioteca
- A biblioteca é responsável pelo cadastro de clientes e aquisição das obras. Através
da biblioteca é permitido a localização dos títulos e clientes.
Atributos
- Nome da Biblioteca
- Endereço da Biblioteca.
- CGC da biblioteca.
Responsabilidades
- Localizar Título: Localiza uma obra do acervo da biblioteca. Se a obra for um livro, a
localização poderá ser feita pelo título, ISBN, palavras-chave ou autor. Se a obra for
um volume de periódico, é necessária a identificação do periódico e o seu volume .
- Localizar Cliente: Localiza um cliente da biblioteca. É necessário fornecer o código
ou o nome do cliente.
- Manutenção de título: Responsável pelas tarefas de inclusão, atualização e
remoção dos títulos da biblioteca.
- Manutenção de cliente: Responsável pelas tarefas de inclusão, atualização e
remoção dos clientes da biblioteca.