Introdução à Programação – Período 2014.2 – Programa

 

1. Conceitos de Computação

1.1 Introdução

1.2 O que È um Computador

1.3 Organização dos Computadores

1.4 Processamento em Lotes, Multiprogramação e Tempo Compartilhado

1.5 Computação Pessoal, Computação Distribuída e Computação Cçiente/Servidor

1.6 Linguagens de Máquina, Linguagens Assembly e Linguagens de Alto Nível

1.7 A História do C

1.8 A Biblioteca Padrão do C

1.9 Outras Linguagens de Alto Nível

1.10 Programação Estruturada

1.11 Os Fundamentos do Ambiente C

1.12 Observações Gerais sobre o C

1.13 C Concorrente

1.14 Programação Orientada a Objetos e C++

 

2. Introdução à Programação em C

2.1 Introdução

2.2 Dois Programas Simples em C

2.4 Conceitos sobre Memória

2.5 Aritmética em C

2.6 Tomada de Decisões: Operadores de Igualdade e Relacionais

 

3. Desenvolvimento da Programação Estruturada

3.1 Introdução

3.2 Algoritmos

3.3 Pseudocódigo

3.4 Estruturas de Controle

3.5 A Estrutura de Seleção If

3.6 A Estrutura de Seleção If/EIse

3.7 A Estrutura de Repetição While

3.8 Formulando Algoritmos: Repetição Controlada por Contador

3.9 Formulando Algoritmos com Refinamento Top-Down por Etapas: Repetição Controlada por Sentinela

3.10 Formulando Algoritmos com Refinamento Top-Down por Etapas: Estruturas de Controle Aninhadas

3.11 Operadores de Atribuição

3.12 Operadores de Incremento e Decremento

 

4. Controle do Programa

4.1 Introdução

4.2 Os Fundamentos da Repetição

4.3 Repetição Controlada por Contador

4.4 A Estrutura de Repetição For

4.5 A Estrutura For: Notas e Observações

4.6 A Estrutura de Seleção Múltipla Switch

4.7 A Estrutura de Repetição Do/While

4.8 As Instruções Break e Continue

4.9 Operadores Lógicos

4.10 Confusão entre os Operadores de Igualdade (==) e Atribuição (=)

 

5. Funções

5.1 Introdução

5.2 Módulos de Programas em C

5.3 Funções da Biblioteca Matemática

5.4 Funções

5.5 Definições de Funções

5.6 Protótipos de Funções

5.7 Arquivos de Cabeçalho

5.8 Chamando Funções: Chamadas por Valor e Chamadas por Referência

5.9 Geração de Números Aleatórios

5.10 Classes de Armazenamento

5.11 Regras de Escopo

5.12 Recursão

5.13 Recursão versus Iteração

 

6. Arrays

6.1 Introdução

6.2 Arrays

6.3 Declarando Arrays

6.4 Exemplos Usando Arrays

6.5 Passando Arrays a Funções

6.6 Ordenando Arrays

6.7 Pesquisando Arrays

6.8 Arrays com Vários Subscritos 191

 

7. Apontadores

7.1 Introdução

7.2 Declarações e lnicialização de Variáveis Apontadores

7.3 Operadores de Apontadores

7.4 Chamando Funções por Referência

7.5 Usando o Qualificador Const com Apontadores

7.6 Expressões de Apontadores e Aritmética de Apontadores

7.7 O Relacionamento entre Apontadores e Arrays

7.8 Arrays de Apontadores

7.9 Apontadores para Funções