UFCG/CEEI/DSC
Disciplina: INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO – Turmas 01
Prof.: Joseluce de Farias Cunha
Exercícios para o 3º Estágio Prazo de Entrega:
11/08/2014
1) Faça um programa para ler Matricula e Idade de N estudantes, sendo N informado pelo usuário ( máximo 50). Em seguida, o programa deverá imprimir Matrículas dos Alunos com Idade Abaixo de 18 anos e, em seguida, as Matrículas dos Alunos com 18 anos ou mais.
2) Faça um programa para ler Matricula e Idade de N estudantes, sendo N informado pelo usuário ( máximo 50). Em seguida, o programa deverá imprimir duas listagens com os dados lidos: a primeira na ordem em que os dados foram lidos e a segunda ordenada por Matrícula. Utilize as funções: le_dados(), imprime_dados(), troca_dois_inteiros( ), ordena_por_matrícula. Esta última deve receber como parâmetros os dois arrays (Matrícula e Idade) e o tamanho desses arrays. A função deverá ordenar os dois arrays de forma sincronizada obedecendo a ordem crescente das matrículas.
3) Considerando o Programa das Figuras 5.8 e 6.9 do Livro Texto, Faça uma nova versão do programa da Fig. 6.9 que simule o lançamento de um dado vinte vezes e imprima quantas vezes cada face do dado foi lançada. Nesta nova versão continue usando o array freqüência para registrar a quantidade de vezes que cada face do dado foi lançada e acrescente uma função para lançar um dado e outra para imprimir o array.
4) Faça um programa para ler dois conjuntos (A e B) de no máximo 10 elementos inteiros, gerar um terceiro conjunto (U - união) e finalmente imprimir os três conjuntos. Os tamanhos de A e B serão informados pelo usuário. Utilize as funções: le_conjunto(), imprime_conjunto(), elemento_pertence_ao_conjunto() e gera_o_conj_uniao().
5) Faça um programa para corrigir provas de múltipla escolha. Cada prova tem 5 questões e cada questão vale 2 pontos. O primeiro conjunto de dados a ser lido é o gabarito da prova. Os outros dados serão a matrícula de cada aluno seguida de suas respectivas respostas da prova. Existem 5 alunos matriculados. Calcule e escreva:
a. para cada aluno a sua matrícula e a sua nota;
b. a porcentagem de aprovação, sabendo-se que a nota mínima é 7,0.
6) Faça um programa para ler duas matrizes de inteiros e imprimir as matrizes lidas e informar se a primeira é ou não a transposta da segunda. A dimensão de cada matriz deve ser informada pelo usuário (máximo 10 x 10)
7) Faça um programa para ler uma matriz de números inteiros e imprimir o menor elemento de cada linha da matriz.
8) Faca um programa que leia uma matriz de dimensão M x N, Imprima a matriz lida e os totais de elementos positivos, negativos e nulos dessa matriz. Os valores de M e N devem ser informados pelo usuário (Máximo 10) e o programa deve usar as seguintes funções: le_matriz(), imprime_matriz(), calcula_os_três_totais() e imprime_os_tres_totais().
Atenção! Você vai precisar de passagem de parâmetro por referência, além do array bidimensional.
9) Escreva um programa que leia N inteiros de 6 dígitos representando horários no formato HHMMSS e, se o horário for válido, imprime os horários no formato digital, HH:MM:SS . O valor de N é informado pelo usuário e o programa deverá usar as seguintes funções:
·
extrai_componentes() que recebe HHMMSS e retorna HH, MM e SS;
·
eh_horário_valido() que recebe HH, MM e SS e retorna verdadeiro
se esses valores formam um horário válido e falso no caso contrário e
·
imprime_horario_digital() que recebe HH, MM,
e SS e imprime HH:MM:SS
Atenção! Você vai precisar de passagem de parâmetro por referência.
10) Faça um programa que leia um array de N elementos distintos (no máximo 10), imprima o array lido, o maior e o menor elemento desse array. O programa deve usar uma função que retorne o endereço do maior elemento e outra que retorne o endereço do menor elemento do array. A função main() recebe estes endereços e imprime os elementos que estão armazenados nestes endereços.
11) Faça um programa que leia um array de N elementos (no máximo 10), imprima o array lido, o array ordenado e a mediana (elemento que fica no meio do array após ordenação. No caso da quantidade de elementos ser par, a mediana é a média dos dois elementos do meio). O programa deve usar funções para ler array, imprimir array, ordenar array e trocar elementos do array durante a ordenação. Não use índices para percorrer o array nem para calcular a posição da mediana, use apontadores.
12) Faça um programa que leia e imprima uma string (máximo 30 caracteres) e, em seguida transforme as letras contidas neste array em letras maiúsculas e torne a imprimir a cadeia de caracteres. O programa deve usar uma função para converter uma cadeia em maiúsculo. Não use índices para percorrer a string, use apontadores.
13) Faça um programa que leia e imprima uma string (máximo 30 caracteres) e determine se ela é ou não um palíndromo. Não use índices para percorrer a string, use apontadores.
ATENÇÃO!!!!
Em breve avisaremos os cinco exercícios que valerão nota. E na penúltima/ultima aula faremos um ou dois exercícios para complementar o 3º Estágio.
SUCESSO!