1.1 Introdução
1.2 O que È um Computador
1.3 Organização dos Computadores
1.4 Processamento em Lotes, Multiprogramação
e Tempo Compartilhado
1.5 Computação Pessoal, Computação Distribuída e
Computação Cçiente/Servidor
1.6 Linguagens de Máquina, Linguagens Assembly e Linguagens de Alto Nível
1.9 Outras Linguagens de Alto Nível
1.10 Programação Estruturada
1.11 Os Fundamentos do Ambiente C
1.12 Observações Gerais sobre o C
1.14 Programação Orientada a Objetos e C++
2. Introdução à Programação
em C
2.1 Introdução
2.2 Dois Programas Simples em C
2.4 Conceitos sobre Memória
2.5 Aritmética em C
2.6 Tomada de Decisões: Operadores de Igualdade e
Relacionais
3. Desenvolvimento da
Programação Estruturada
3.1 Introdução
3.2 Algoritmos
3.3 Pseudocódigo
3.4 Estruturas de Controle
3.8 Formulando Algoritmos: Repetição Controlada por
Contador
3.9 Formulando Algoritmos com Refinamento Top-Down por Etapas: Repetição Controlada por Sentinela
3.10 Formulando Algoritmos com Refinamento Top-Down por Etapas: Estruturas de Controle Aninhadas
3.11 Operadores de Atribuição
3.12 Operadores de Incremento e Decremento
4. Controle do Programa
4.1 Introdução
4.2 Os Fundamentos da Repetição
4.3 Repetição Controlada por Contador
4.8 As Instruções Break e
Continue
4.9 Operadores Lógicos
4.10 Confusão entre os Operadores de Igualdade (==) e
Atribuição (=)
5. Funções
5.1 Introdução
5.2 Módulos de Programas em C
5.3 Funções da Biblioteca Matemática
5.4 Funções
5.5 Definições de Funções
5.6 Protótipos de Funções
5.7 Arquivos de Cabeçalho
5.8 Chamando Funções: Chamadas por Valor e Chamadas
por Referência
5.9 Geração de Números Aleatórios
5.10 Classes de Armazenamento
5.11 Regras de Escopo
5.12 Recursão
5.13 Recursão versus Iteração
6. Arrays
6.1 Introdução
6.2 Arrays
6.3 Declarando Arrays
6.4 Exemplos Usando Arrays
6.5 Passando Arrays a
Funções
6.6 Ordenando Arrays
6.7 Pesquisando Arrays
6.8 Arrays com Vários
Subscritos 191
7. Apontadores
7.1 Introdução
7.2 Declarações e lnicialização
de Variáveis Apontadores
7.3 Operadores de Apontadores
7.4 Chamando Funções por Referência
7.5 Usando o Qualificador Const
com Apontadores
7.6 Expressões de Apontadores e Aritmética de
Apontadores
7.7 O Relacionamento entre Apontadores e Arrays
7.8 Arrays de Apontadores
7.9 Apontadores para Funções
8. Caracteres e Cadeias de
Caracteres
8.1 Introdução
8.2 Conceitos Fundamentais de Cadeias de Caracteres e
Caracteres
8.3 Biblioteca de Manipulação de Caracteres
8.4 Funções de Conversão de Cadeias de Caracteres
8.5 Funções da Biblioteca-padrão de Entrada/Saída
8.6 Funções de Manipulação de Cadeias de Caracteres da Biblioteca de Manipulação de Cadeias de Caracteres
8.7 Funções de Comparação da Biblioteca de Manipulação de Cadeias de Caracteres
8.8 Funções de Pesquisa da Biblioteca de Manipulação
de Cadeias de Caracteres
8.9 Funções de Memória da Biblioteca de Manipulação
de Cadeias de Caracteres
8.10 Outras Funções da Biblioteca de Manipulação de
Cadeias de Caracteres
9. Formatação de
Entrada/Saída
9.1 Introdução
9.2 Fluxos (Streams)
9.3 Formatação da Saída com Printf
9.4 Imprimindo Inteiros
9.5 Imprimindo Números de Ponto Flutuante
9.6 Imprimindo Cadeias de Caracteres e Caracteres
9.7 Outros Especificadores de Conversão
9.8 Imprimindo com Larguras de Campos e Precisões
9.9 Usando Sinalizadores (Flags)
na Cadeia de Controle de Formato de Printf
9.10 Imprimindo Seqüências Literais e de Escape
9.11 Formatação da Entrada com Scanf
10. Estruturas, Uniões,
Manipulações de Bits e Enumerações
10.1 Introdução
10.2 Definições de Estruturas
10.3 Inicializando
Estruturas
10.4 Acesso a Membros de Estruturas
10.5 Usando Estruturas com Funções
10.6 Typedef
10.7 Uniões
10.8 Operadores de Manipulação de Bits
10.9 Campos de Bits
10.10 Constantes de Enumeração