UFCG/CEEI/DSC
Disciplina: INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO - Turma 02
Período 2006.2
Prof. Roberto M. de Faria
3ª Lista de
Exercícios – Uso de Apontadores
Observação
Geral: Explore o máximo uso de funções e apontadores.
a. leia 7 valores inteiros e os armazene em um vetor. Listar o vetor com as referidas posições de armazenamento de cada valor.
b. ofereça uma função de pesquisa onde dado um valor inteiro qualquer de entrada retornar a posição deste valor dentro do vetor, e caso este valor não esteja presente no vetor retornar –1.
c.
ofereça uma função que troque os valores contido no
vetor pela seguinte política: cada elemento i
dentro do vetor será substituído pela soma de todos os (i-1) elementos
mais o elemento i. Por exemplo, dado um vetor [1; 2; 3; 4; 5] após a aplicação da função teríamos esse vetor
preenchido com os seguintes valores [1; 3; 6; 10; 15].
1 |
3 |
0 |
5 |
4 |
0 |
2 |
1 |
1 |
0 |
1 |
0 |
0 |
1 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
1 |
0 |
6 |
0 |
1 |
0 |
0 |
1 |
1 |
0 |
0 |
1 |
0 |
1 |
0 |
4 |
0 |
0 |
1 |
0 |
0 |
0 |
3 |
1 |
0 |
0 |
1 |
1 |
1 |
0 |
6 |
6 |
0 |
0 |
1 |
0 |
1 |
0 |
5 |
0 |
1 |
1 |
0 |
6 |
a) Construa um programa que determine a soma total entre peões ou bispos e a quantidade de posições com ausência de peças;
b) O programa determina também qual a quantidade de cada tipo de peça no tabuleiro.
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
1 |
00 |
15 |
30 |
05 |
12 |
2 |
15 |
00 |
10 |
17 |
28 |
3 |
30 |
10 |
00 |
03 |
11 |
4 |
05 |
17 |
03 |
00 |
80 |
5 |
12 |
28 |
11 |
80 |
00 |
a) Construa um programa que leia a tabela acima e informe ao usuário a distância entre duas cidades por ele requisitadas, até que ele entre com o código 0 para ambas as cidades;
b) O programa imprime também a tabela sem repetições, isto é, se a distância entre as cidades 1 e 3 foi emitida, não é necessário emitir a distância entre 3 e 1;
c) Dado um determinado percurso, imprima ainda o total percorrido:
Exemplo: dado o percurso 1, 2, 3, 2, 5, 1, 4, teremos:
15 + 10 + 10 + 28 + 12 + 5 =
- sua idade;
- sua opinião em relação ao filme, que podia ser: ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo.
Elabore um programa que, recebendo estes dados calcule e mostre:
a. a quantidade de respostas ótimo;
b. a diferença percentual entre respostas bom e regular;
c. a média de idade das pessoas que responderam ruim;
d. a porcentagem de respostas péssimo e a maior idade que utilizou esta opção;
e. a diferença de idade entre a maior idade que respondeu ótimo e a maior idade que respondeu ruim.
O – O – O