UFCG/CEEI/DSC
Disciplina: INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO - TURMA 02
Período 2006.1
Prof. Roberto M. de Faria
3ª Lista de Exercícios – 11/09/2006
1) Faça um programa que leia um número não negativo de 9 dígitos, converta-o e mostre-o como um único número com os dígitos na ordem inversa.
2) Faça um programa que leia N conjuntos de 5 números inteiros e imprima: cada conjunto em ordem crescente, o maior dos menores números de cada conjunto e o menor dos maiores números de cada conjunto.
3) Um número inteiro é considerado um palíndromo, quando os seus dígitos lidos da esquerda para a direita e da direita para a esquerda representam o mesmo valor (ex.: 14341). Faça um programa que verifique e informe se um número inteiro não negativo de 9 até dígitos é um palíndromo.
4) Faça um programa que leia um número inteiro entre 0 e 999 e o imprima por extenso (721 – setecentos e vinte e um).
5) Faça um programa que receba um número inteiro de 9 dígitos e conte quantos dígitos significativos o número possui. Para esta contagem, use uma estrutura de repetição.
6) Faça um programa que receba um número inteiro não negativo de até 9 dígitos e a base numérica em que o número foi escrito (entre 2 e 9, inclusive). O programa converterá e mostrará o número lido para a base 10. Use uma estrutura de repetição para separar os dígitos.
7) Faça um programa que calcule o valor de pi pela série:
1 1 1 1
pi = 4 ( 1 - --- + --- - --- + ... (+/-) --- )
3 5 7 n
Obs.: n será um inteiro ímpar.
8) Um número é considerado perfeito quando a soma dos seus divisores, exceto ele mesmo, é igual ao próprio número. Faça um programa que verifique e informe se um número intero não negativo é perfeito.
O – O – O