Introdução à Programação – Período 2009.1 – Programa

 

1. Conceitos de Computação

1.1 Introdução

1.2 O que È um Computador

1.3 Organização dos Computadores

1.4 Processamento em Lotes, Multiprogramação e Tempo Compartilhado

1.5 Computação Pessoal, Computação Distribuída e Computação Cçiente/Servidor

1.6 Linguagens de Máquina, Linguagens Assembly e Linguagens de Alto Nível

1.7 A História do C

1.8 A Biblioteca Padrão do C

1.9 Outras Linguagens de Alto Nível

1.10 Programação Estruturada

1.11 Os Fundamentos do Ambiente C

1.12 Observações Gerais sobre o C

1.13 C Concorrente

1.14 Programação Orientada a Objetos e C++

 

2. Introdução à Programação em C

2.1 Introdução

2.2 Dois Programas Simples em C

2.4 Conceitos sobre Memória

2.5 Aritmética em C

2.6 Tomada de Decisões: Operadores de Igualdade e Relacionais

 

3. Desenvolvimento da Programação Estruturada

3.1 Introdução

3.2 Algoritmos

3.3 Pseudocódigo

3.4 Estruturas de Controle

3.5 A Estrutura de Seleção If

3.6 A Estrutura de Seleção If/EIse

3.7 A Estrutura de Repetição While

3.8 Formulando Algoritmos: Repetição Controlada por Contador

3.9 Formulando Algoritmos com Refinamento Top-Down por Etapas: Repetição Controlada por Sentinela

3.10 Formulando Algoritmos com Refinamento Top-Down por Etapas: Estruturas de Controle Aninhadas

3.11 Operadores de Atribuição

3.12 Operadores de Incremento e Decremento

 

4. Controle do Programa

4.1 Introdução

4.2 Os Fundamentos da Repetição

4.3 Repetição Controlada por Contador

4.4 A Estrutura de Repetição For

4.5 A Estrutura For: Notas e Observações

4.6 A Estrutura de Seleção Múltipla Switch

4.7 A Estrutura de Repetição Do/While

4.8 As Instruções Break e Continue

4.9 Operadores Lógicos

4.10 Confusão entre os Operadores de Igualdade (==) e Atribuição (=)

 

5. Funções

5.1 Introdução

5.2 Módulos de Programas em C

5.3 Funções da Biblioteca Matemática

5.4 Funções

5.5 Definições de Funções

5.6 Protótipos de Funções

5.7 Arquivos de Cabeçalho

5.8 Chamando Funções: Chamadas por Valor e Chamadas por Referência

5.9 Geração de Números Aleatórios

5.10 Classes de Armazenamento

5.11 Regras de Escopo

5.12 Recursão

5.13 Recursão versus Iteração

 

6. Arrays

6.1 Introdução

6.2 Arrays

6.3 Declarando Arrays

6.4 Exemplos Usando Arrays

6.5 Passando Arrays a Funções

6.6 Ordenando Arrays

6.7 Pesquisando Arrays

6.8 Arrays com Vários Subscritos 191

 

7. Apontadores

7.1 Introdução

7.2 Declarações e lnicialização de Variáveis Apontadores

7.3 Operadores de Apontadores

7.4 Chamando Funções por Referência

7.5 Usando o Qualificador Const com Apontadores

7.6 Expressões de Apontadores e Aritmética de Apontadores

7.7 O Relacionamento entre Apontadores e Arrays

7.8 Arrays de Apontadores

7.9 Apontadores para Funções

 

8. Caracteres e Cadeias de Caracteres

8.1 Introdução

8.2 Conceitos Fundamentais de Cadeias de Caracteres e Caracteres

8.3 Biblioteca de Manipulação de Caracteres

8.4 Funções de Conversão de Cadeias de Caracteres

8.5 Funções da Biblioteca-padrão de Entrada/Saída

8.6 Funções de Manipulação de Cadeias de Caracteres da Biblioteca de Manipulação de Cadeias de Caracteres

8.7 Funções de Comparação da Biblioteca de Manipulação de Cadeias de Caracteres

8.8 Funções de Pesquisa da Biblioteca de Manipulação de Cadeias de Caracteres

8.9 Funções de Memória da Biblioteca de Manipulação de Cadeias de Caracteres

8.10 Outras Funções da Biblioteca de Manipulação de Cadeias de Caracteres

 

9. Formatação de Entrada/Saída

9.1 Introdução

9.2 Fluxos (Streams)

9.3 Formatação da Saída com Printf

9.4 Imprimindo Inteiros

9.5 Imprimindo Números de Ponto Flutuante

9.6 Imprimindo Cadeias de Caracteres e Caracteres

9.7 Outros Especificadores de Conversão

9.8 Imprimindo com Larguras de Campos e Precisões

9.9 Usando Sinalizadores (Flags) na Cadeia de Controle de Formato de Printf

9.10 Imprimindo Seqüências Literais e de Escape

9.11 Formatação da Entrada com Scanf

 

10. Estruturas, Uniões, Manipulações de Bits e Enumerações

10.1 Introdução

10.2 Definições de Estruturas

10.3 Inicializando Estruturas

10.4 Acesso a Membros de Estruturas

10.5 Usando Estruturas com Funções

10.6 Typedef

10.7 Uniões

10.8 Operadores de Manipulação de Bits

10.9 Campos de Bits

10.10 Constantes de Enumeração