1a Unidade
1.1 Conceitos básicos e terminologia
1.2 Organização e funcionamento
1.3 Por dentro do computador: hardware
1.4 Por dentro do computador: software
1.5 Aplicações dos computadores
2. Métodos de Análise e
Solução de Problemas
2.1 Noções de lógica
2.2 A lógica de programação
2.3 Conceito de algoritmos - exemplos
2.4 Itens fundamentais de algoritmos
2.5 Estruturas de controle
3. Introdução à Programação
de Computadores
3.1 Conceito de programação
3.2 Etapas envolvidas na construção de programas
3.3 Conceitos de linguagem de programação
3.4 Elementos de uma linguagem de programação
3.5 Programas tradutores
2a Unidade
4. Introdução à Programação
em C
4.1 Introdução
4.2 Dois Programas Simples em C
4.4 Conceitos sobre Memória
4.5 Aritmética em C
4.6 Tomada de Decisões: Operadores de Igualdade e
Relacionais
5. Desenvolvimento da
Programação Estruturada
5.1 Introdução
5.2 Algoritmos
5.3 Pseudocódigo
5.4 Estruturas de Controle
5.5 A Estrutura de Seleção If
5.6 A Estrutura de Seleção If/EIse
5.7 A Estrutura de Repetição While
5.8 Formulando Algoritmos: Repetição Controlada por
Contador
5.9 Formulando Algoritmos com Refinamento Top-Down por Etapas: Repetição Controlada por Sentinela
5.10 Formulando Algoritmos com Refinamento Top-Down por Etapas: Estruturas de Controle Aninhadas
5.11 Operadores de Atribuição
5.12 Operadores de Incremento e Decremento
6. Controle do Programa
6.1 Introdução
6.2 Os Fundamentos da Repetição
6.3 Repetição Controlada por Contador
6.4 A Estrutura de Repetição For
6.5 A Estrutura For: Notas e Observações
6.6 A Estrutura de Seleção Múltipla Switch
6.7 A Estrutura de Repetição Do/While
6.8 As Instruções Break e
Continue
6.9 Operadores Lógicos
6.10 Confusão entre os Operadores de Igualdade (==) e
Atribuição (=)
7. Funções
7.1 Introdução
7.2 Módulos de Programas em C
7.3 Funções da Biblioteca Matemática
7.4 Funções
7.5 Definições de Funções
7.6 Protótipos de Funções
7.7 Arquivos de Cabeçalho
7.8 Chamando Funções: Chamadas por Valor e Chamadas
por Referência
7.9 Geração de Números Aleatórios
7.10 Classes de Armazenamento
7.11 Regras de Escopo
7.12 Recursão
7.13 Recursão versus Iteração
8. Arrays
8.1 Introdução
8.2 Arrays
8.3 Declarando Arrays
8.4 Exemplos Usando Arrays
8.5 Passando Arrays a
Funções
8.6 Ordenando Arrays
8.7 Pesquisando Arrays
8.8 Arrays com Vários
Subscritos 191
7 Apontadores
9.1 Introdução
9.2 Declarações e lnicialização
de Variáveis Apontadores
9.3 Operadores de Apontadores
9.4 Chamando Funções por Referência
9.5 Usando o Qualificador Const
com Apontadores
9.6 Expressões de Apontadores e Aritmética de
Apontadores
9.7 O Relacionamento entre Apontadores e Arrays
9.8 Arrays de Apontadores
9.9 Apontadores para Funções
10. Caracteres e Cadeias de
Caracteres
10.1 Introdução
10.2 Conceitos Fundamentais de Cadeias de Caracteres
e Caracteres
10.3 Biblioteca de Manipulação de Caracteres
10.4 Funções de Conversão de Cadeias de Caracteres
10.5 Funções da Biblioteca-padrão de Entrada/Saída
10.6 Funções de Manipulação de Cadeias de Caracteres da Biblioteca de Manipulação de Cadeias de Caracteres
10.7 Funções de Comparação da Biblioteca de Manipulação de Cadeias de Caracteres
10.8 Funções de Pesquisa da Biblioteca de Manipulação
de Cadeias de Caracteres
10.9 Funções de Memória da Biblioteca de Manipulação
de Cadeias de Caracteres
10.10 Outras Funções da Biblioteca de Manipulação de
Cadeias de Caracteres
11. Formatação de
Entrada/Saída
11.1 Introdução
11.2 Fluxos (Streams)
11.3 Formatação da Saída com Printf
11.4 Imprimindo Inteiros
11.5 Imprimindo Números de Ponto Flutuante
11.6 Imprimindo Cadeias de Caracteres e Caracteres
11.7 Outros Especificadores de Conversão
11.8 Imprimindo com Larguras de Campos e Precisões
11.9 Usando Sinalizadores (Flags)
na Cadeia de Controle de Formato de Printf
11.10 Imprimindo Seqüências Literais e de Escape
11.11 Formatação da Entrada com Scanf
14. Estruturas, Uniões,
Manipulações de Bits e Enumerações
14.1 Introdução
14.2 Definições de Estruturas
14.3 Inicializando Estruturas
14.4 Acesso a Membros de Estruturas
14.5 Usando Estruturas com Funções
14.6 Typedef
14.7 Uniões
14.8 Operadores de Manipulação de Bits
14.9 Campos de Bits
14.10 Constantes de Enumeração