Introdução à Programação – 2002.2 – Programa

 

1a Unidade

 

1. Introdução ao Computador

1.1 Conceitos básicos e terminologia

1.2 Organização e funcionamento

1.3 Por dentro do computador: hardware

1.4 Por dentro do computador: software

1.5 Aplicações dos computadores

 

2. Métodos de Análise e Solução de Problemas

2.1 Noções de lógica

2.2 A lógica de programação

2.3 Conceito de algoritmos - exemplos

2.4 Itens fundamentais de algoritmos

2.5 Estruturas de controle

 

3. Introdução à Programação de Computadores

3.1 Conceito de programação

3.2 Etapas envolvidas na construção de programas

3.3 Conceitos de linguagem de programação

3.4 Elementos de uma linguagem de programação

3.5 Programas tradutores

 

2a Unidade

 

4. Introdução à Programação em C

4.1 Introdução

4.2 Dois Programas Simples em C

4.4 Conceitos sobre Memória

4.5 Aritmética em C

4.6 Tomada de Decisões: Operadores de Igualdade e Relacionais

 

5. Desenvolvimento da Programação Estruturada

5.1 Introdução

5.2 Algoritmos

5.3 Pseudocódigo

5.4 Estruturas de Controle

5.5 A Estrutura de Seleção If

5.6 A Estrutura de Seleção If/EIse

5.7 A Estrutura de Repetição While

5.8 Formulando Algoritmos: Repetição Controlada por Contador

5.9 Formulando Algoritmos com Refinamento Top-Down por Etapas: Repetição Controlada por Sentinela

5.10 Formulando Algoritmos com Refinamento Top-Down por Etapas: Estruturas de Controle Aninhadas

5.11 Operadores de Atribuição

5.12 Operadores de Incremento e Decremento

 

6. Controle do Programa

6.1 Introdução

6.2 Os Fundamentos da Repetição

6.3 Repetição Controlada por Contador

6.4 A Estrutura de Repetição For

6.5 A Estrutura For: Notas e Observações

6.6 A Estrutura de Seleção Múltipla Switch

6.7 A Estrutura de Repetição Do/While

6.8 As Instruções Break e Continue

6.9 Operadores Lógicos

6.10 Confusão entre os Operadores de Igualdade (==) e Atribuição (=)

 

7. Funções

7.1 Introdução

7.2 Módulos de Programas em C

7.3 Funções da Biblioteca Matemática

7.4 Funções

7.5 Definições de Funções

7.6 Protótipos de Funções

7.7 Arquivos de Cabeçalho

7.8 Chamando Funções: Chamadas por Valor e Chamadas por Referência

7.9 Geração de Números Aleatórios

7.10 Classes de Armazenamento

7.11 Regras de Escopo

7.12 Recursão

7.13 Recursão versus Iteração

 

8. Arrays

8.1 Introdução

8.2 Arrays

8.3 Declarando Arrays

8.4 Exemplos Usando Arrays

8.5 Passando Arrays a Funções

8.6 Ordenando Arrays

8.7 Pesquisando Arrays

8.8 Arrays com Vários Subscritos 191

 

7 Apontadores

9.1 Introdução

9.2 Declarações e lnicialização de Variáveis Apontadores

9.3 Operadores de Apontadores

9.4 Chamando Funções por Referência

9.5 Usando o Qualificador Const com Apontadores

9.6 Expressões de Apontadores e Aritmética de Apontadores

9.7 O Relacionamento entre Apontadores e Arrays

9.8 Arrays de Apontadores

9.9 Apontadores para Funções

 

10. Caracteres e Cadeias de Caracteres

10.1 Introdução

10.2 Conceitos Fundamentais de Cadeias de Caracteres e Caracteres

10.3 Biblioteca de Manipulação de Caracteres

10.4 Funções de Conversão de Cadeias de Caracteres

10.5 Funções da Biblioteca-padrão de Entrada/Saída

10.6 Funções de Manipulação de Cadeias de Caracteres da Biblioteca de Manipulação de Cadeias de Caracteres

10.7 Funções de Comparação da Biblioteca de Manipulação de Cadeias de Caracteres

10.8 Funções de Pesquisa da Biblioteca de Manipulação de Cadeias de Caracteres

10.9 Funções de Memória da Biblioteca de Manipulação de Cadeias de Caracteres

10.10 Outras Funções da Biblioteca de Manipulação de Cadeias de Caracteres

 

11. Formatação de Entrada/Saída

11.1 Introdução

11.2 Fluxos (Streams)

11.3 Formatação da Saída com Printf

11.4 Imprimindo Inteiros

11.5 Imprimindo Números de Ponto Flutuante

11.6 Imprimindo Cadeias de Caracteres e Caracteres

11.7 Outros Especificadores de Conversão

11.8 Imprimindo com Larguras de Campos e Precisões

11.9 Usando Sinalizadores (Flags) na Cadeia de Controle de Formato de Printf

11.10 Imprimindo Seqüências Literais e de Escape

11.11 Formatação da Entrada com Scanf

 

14. Estruturas, Uniões, Manipulações de Bits e Enumerações

14.1 Introdução

14.2 Definições de Estruturas

14.3 Inicializando Estruturas

14.4 Acesso a Membros de Estruturas

14.5 Usando Estruturas com Funções

14.6 Typedef

14.7 Uniões

14.8 Operadores de Manipulação de Bits

14.9 Campos de Bits

14.10 Constantes de Enumeração