
| JavaScript | Java |
|---|---|
| Interpretados pelo cliente. | Compila os bytecodes que são executados no cliente. |
| Orientada a Objetos. Não existe distinção entre typos de objetos. A herança é obtida através de um mecanismo de prototipação, e propriedades e métodos podem ser adicionados a qualquer objeto dinamicamente. | Baseado em classes. Objetos são dividos em classes e a herança é obtida através da instância (objeto) que herdam características das classes que estão em niveís de hierarquia acima. Classes e instâncias não podem ter propriedades e métodos adicionados dinamicamente. |
| Variáveis e tipos não são declarados (tipos dinâmicos) | Variáveis e tipos obrigatoriamente são declarados (tipos estáticos) |
| Não pode gravar em disco automaticamente. | Não pode gravar em disco automaticamente. |
Comparação entre JavaScript e Java
<SCRIPT LANGUAGE = "JavaScript"> Bloco de comandos JavaScript... </SCRIPT>
A tag javascript pode ser colocada no cabeçalho ou no corpo de um documento HTML.

<html>
<head>
<title>Meu primeiro JavaScript!</title>
</head>
<body>
<br>
<p align="center"><font color="#0080FF">Esta linha utiliza HTML!</font>
<p align="center"><font color="#3299CC"><script language="JavaScript">
<!--
document.write("Esta linha utiliza JavaScript!")
--> </script></font>
<p align="center"><font color="#0080FF">De volta ao HTML.</font></p>
</body>
</html>
Esta linha utiliza HTML!
De volta ao HTML.
<!-- Bloco de comandos JavaScript... -->
<html> <head> <title>Usando o Cabeçalho para fazermos as definições</title> <script language="JavaScript"> <!-- variavel1 = "Bem Vindos ao mundo JavaScript pessoal da SEFIN!" --> </script> </head> <body> <H2> <p align="center"><script language="JavaScript"> <!-- document.write(variavel1) --> </script> </H2> </body> </html>
<html> <head> <title>Usando uma variável antes de fazermos as definições</title> <script language="JavaScript"> <!-- document.write(variavel1) --> </script> </head> <body> <H2> <p align="center"><script language="JavaScript"> <!-- variavel1 = "Bem Vindos ao mundo JavaScript pessoal da SEFIN!" --> </script> </H2> </body> </html>
| Decimal | Hexadecimal equivalente | Octal equivalente |
|---|---|---|
| 19 | 0x13 | 023 |
| 255 | 0xff | 0377 |
| 513 | 0x201 | 01001 |
| 1024 | 0x400 | 02000 |
| 12345 | 0x3039 | 030071 |
Exemplo de inteiros decimal, hexadecimal e octal equivalentes.
<script language="JavaScript">
<!--
document.write("0xab00 + 0xcd = ")
document.write(0xab00 + 0xcd)
document.write("<p>")
document.write("0xff -0123 = ")
document.write(0xff -0123)
document.write("<p>")
document.write("-0x12 = ")
document.write(-0x12)
document.write("<p>")
document.write("19 + 0x13 + 023 = ")
document.write(19 + 0x13 + 023)
--> </script>
<script language="JavaScript">
<!--
document.write("0xab00 + 0xcd = ")
document.write(0xab00 + 0xcd)
document.write("<p>")
document.write("0xff -0123 = ")
document.write(0xff -0123)
document.write("<p>")
document.write("-0x12 = ")
document.write(-0x12)
document.write("<p>")
document.write("19 + 0x13 + 023 = ")
document.write(19 + 0x13 + 023)
--> </script>
<script language="JavaScript">
<!--
document.write("true * 5 + false * 7 = ")
document.write(true * 5 + false * 7)
--> </script>
<script language="JavaScript">
<!--
document.write("true * 5 + false * 7 = ")
document.write(true * 5 + false * 7)
--> </script>
| Caracter | Descrição |
|---|---|
| \' | aspas simples |
| \" | aspas duplas |
| \\ | recuo |
| \n | nova linha |
| \t | tabulação horizontal |
| \b | um espaço a menos |
| \v | tabulação vertical |
Alguns caracteres usados para formatação especial
<html>
<head>
<title>Usando Arrays</title>
<script language="JavaScript">
<!--
empregados = new Array(3)
--> </script>
</head>
<body>
<h1 align="center">Usando Arrays</h1>
<p> </p>
<script language="JavaScript">
<!--
empregados[0] = "Ednamai"
empregados[1] = "Adriwagner"
empregados[2] = "André"
document.write("Empregados[0]: " + empregados[0] + "<p>")
document.write("Empregados[1]: " + empregados[1] + "<p>")
document.write("Empregados[2]: " + empregados[2] + "<p>")
document.write("O tamanho do array é: " + empregados.length)
--> </script>
</body>
</html>
objeto = {propriedade:valor}
<html>
<head>
<title>Usando Objetos</title>
<script language="JavaScript">
<!--
nomeCarro = "Toyota";
function tipoCarro(nome) {
if(nome == "Honda")
return nome;
else
return "Desculpe, nós não vendemos " + nome + ".";
}
carro = {meuCarro: "Audi", getCarro: tipoCarro("Honda"), especial: nomeCarro}
--> </script>
</head>
<body>
<p> </p>
<script language="JavaScript">
<!--
document.write(carro.meuCarro + "<p>"); // Audi
document.write(carro.getCarro + "<p>"); // Honda
document.write(carro.especial); // Toyota
--> </script>
</body>
</html>
| Caracter | Significado |
|---|---|
| x += y | x = x + y |
| x -= y | x = x - y |
| x *= y | x = x * y |
| x /= y | x = x / y |
Alguns dos principais operadores de atribuiçãol
| Caracter | Significado |
|---|---|
| Igual (==) | Retorna verdadeiro se os operandos são iguais. Se os dois operandos não são dos mesmo tipo, JavaScript tenta converter um dos operandos em um tipo apropriado para a comparação |
| Diferente (!=) | Retorna verdadeiro se os operandos não são iguais. Se os dois operandos não são dos mesmo tipo, JavaScript tenta converter um dos operandos em um tipo apropriado para a comparação |
| Estritamente igual (===) | Retorna verdadeiro se os operandos são iguais e do mesmo tipo |
| Estritamente diferente (!==) | Retorna verdadeiro se os operandos não são iguais ou não são do mesmo tipo |
| Maior que (>) | Retorna verdadeiro se o operando da esquerda é maior que o operando da da direita. |
| Menor que (<) | Retorna verdadeiro se o operando da esquerda é menor que o operando da da direita. |
| Maior que ou igual (>=) | Retorna verdadeiro se o operando da esquerda é maior ou igual que o operando da da direita. |
| Menor que ou igual (<=) | Retorna verdadeiro se o operando da esquerda é menor ou igual que o operando da da direita. |
Alguns dos principais operadores de comparação
| Caracter | Significado |
|---|---|
| módulo (%) | Operador binário. Retorna um inteiro resultante da divisão de dois operandos. |
| incremento (++) | Operador unário. Adiciona um ao seu operando. Se usado como prefixo (++x), ele retorna o valor de seu operando e depois o incrementa. Se usado como sufixo (x++), ele retorna o valor de seu operando já com o incremento |
| decremento (--) | Operador unário. Subtrai um ao seu operando. Se usado como prefixo (--x), ele retorna o valor de seu operando e depois o decrementa. Se usado como sufixo (x--), ele retorna o valor de seu operando já com o decremento |
| negação (-) | Operador unário. Retorna o negativo de seu operando. |
Alguns dos principais operadores aritméticos
| Caracter | Modo uso | Significado |
|---|---|---|
| && | espressão1 && expressão2 | Operador E. Retorna expressão1 se ela puder ser convertida para falso, caso contrário, retorna expressão2. Quando usado com valores boleanos, retorna verdadeiro se ambos operandos forem verdadeiros, caso contrário, retorna falso. |
| || | espressão1 || expressão2 | Operador OU. Retorna expressão1 se ela puder ser convertida para verdadeiro, caso contrário, retorna expressão2. Quando usado com valores boleanos, retorna verdadeiro se pelo menos um dos operandos forem verdadeiros, caso contrário, retorna falso. |
| ! | !expressão | Operador NOT. Retorna false se o opando puder ser convertido para verdadeiro, caso contrário, retorna verdadeiro. |
Alguns dos principais operadores lógicos
a1 = verdadeiro && verdadeiro // v && v retorna verdadeiro a2 = verdadeiro && falso // v && f retorna falso a3 = falso && verdadeiro // f && v retorna falso a4 = falso && (3 == 4) // f && f retorna falso a5 = "Gato" && "Cachorro" // v && v retorna Cachorro a6 = falso && "Cat" // f && v retorna falso a7 = "Cat" && false // v && f retorna falso
o1 = verdadeiro || verdadeiro // v || v retorna verdadeiro o2 = falso || verdadeiro // f || v retorna verdadeiro o3 = verdadeiro || falso // v || f retorna verdadeiro o4 = falso || (3 == 4) // f || f retorna falso o5 = "Gato" || "Dog" // v || v retorna Gato o6 = falso || "Gato" // f || v retorna Gato o7 = "Gato" || falso // v || f retorna Gato
n1 = !verdadeiro // !v retorna falso n2 = !falso // !f retorna verdadeiro n3 = !"Gato" // !v retorna falso
"Secretaria de " + "Finanças" = "Secretaria de Finanças"
Um comando JavaScript consite de palavras-chave que são usadas com uma sintaxe apropriada.
Um bloco de comandos que pode consisitir de um simples comando ou um conjunto de comandos delimitados pelas chaves ({}).
| Caracter | Significado |
|---|---|
| do...while | Executa um bloco de comandos até que o valor da condição de teste seja falso. Pelo menos um interação no bloco de comandos é executada. |
| for | Comando que cria um loop que consiste de três expressões opcionais, delimitadas por parênteses e separadas por ponto e vírgula e seguidas por um bloco de comandos executados no loop. |
| for...in | Comando que interage sobre um determinada varável ou sobre as propriedades de um objeto. Para cada propriedade distinta, ele executada o bloco de comandos. |
| function | Comando que declara uma função JavaScript com os parâmetros especificados. São aceitos parâmetros como strings, números e objetos. |
| if...else | Comando que permite que um bloco de comandos seja executado caso uma condição verdadeira. Se a condição for falsa, então outro bloco de comandos é executado. |
| return | Comando que especifica o valor a ser retornado por uma função. |
| switch | Permite que um programa avalie uma expressão e execute um determinado bloco de comandos que combinem com a expressão avaliada. |
| var | Permite que uma variável seja declarada, opcionalmente atribuindo-lhe um valor. |
| while | Comando que estabelece um valor "defaut" para um conjunto de comandos. |
Alguns dos principais comandos em JavaScript
Eventos são ações que ocorrem normalmente como um resultado de alguma interação do usuário, a partir dos quais o programador pode definir ações a serem realizadas pelo sistema. Por exemplo, um click no botão, o movimento do mouse sobre um link, etc.
Na tabela a seguir apresentamos uma lista dos principais eventos em JavScript, indicando os momentos em que os mesmos podem ocorrer.
| Evento | Descrição |
|---|---|
| onload | Ocorre na carga do documento. |
| onunload | Ocorre na saída do documento. |
| onchange | Ocorre quando o objeto perde o focus e houve mudança de conteúdo. |
| onblur | Ocorre quando o objeto perde o focus, independente de ter havido mudança. |
| onfocus | Ocorre quando o objeto recebe o focus. |
| onclick | Ocorre quando o objeto recebe um Click do Mouse. |
| onmouseover | Ocorre quando o ponteiro do mouse passa por sobre o objeto. |
| onselect | Ocorre quando o objeto é selecionado. |
| onsubmit | Ocorre quando um botão tipo Submit recebe um click do mouse. |
Alguns dos principais eventos em JavaScript
function nomeFuncao(argumento1, argumento2){
Bloco de comandos...
return ...
}
function fatorial(n) {
if ((n == 0) || (n == 1))
return 1
else {
resultado = (n * fatorial(n-1) )
return resultado
}
}
Você pode então computar os fatorias:
a = fatorial(1) // retorna 1
b = fatorial(2) // retorna 2
c = fatorial(3) // retorna 6
d = fatorial(4) // retorna 24
e = fatorial(5) // retorna 120