Universidade
Federal de Campina Grande – UFCG
Centro de
Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
Curso de Ciência
da Computação – CCC
Departamento de
Sistemas e Computação – DSC
Professor: Francilene
Procópio Garcia
Avaliação
AQUI
A disciplina Projeto II é uma
continuação da disciplina Projeto I.
Cada equipe deve continuar a
trabalhar, usando o mesmo processo de desenvolvimento (XP1),
acrescentando novas iterações ao que foi realizado em Projeto I.
Desenvolvimento de um projeto prático
Equipes |
Título Projeto /
Cliente |
Sucesso é... |
José Rafael Farias Renato Almeida Solon
Aguiar |
Medidor de Controle
de Tensão (MCT) / Eloi Rocha Neto
/ Smartiks Tecnologia |
Desenvolvimento do MCTCore
interagindo com o sistema SCADA e desconsiderando requisitos não-funcionais de
replicação. Também é critério de sucesso o desenvolvimento da versão inicial
dos módulos de apresentação (exibir anomalias/violações de tensão no MCTAlarms e listar
anomalias/violações de tensão no MCTViewer). |
Antonio Alexandre Costa Felipe Barbosa Ramos Rafael Figueiredo Pinheiro Raul Sampaio Correia |
Biblioteca L’Edutech / Larissa |
|
Alysson Filgueira Milanez Augusto Q. de Macêdo Demétrio Gomes Mestre |
A infra-estrutura provida para gerenciamento de alunos,
equipes, monitores, roteiros e prazos de entrega, e a correção automática
fazem do EasyLabCorrection
uma ferramenta auxiliar promissora para o ensino de programação. |
|
Andressa Bezerra Camila Pascoal Renata Andrade |
Chat Turingo
/ Eloi Rocha Neto / Melon Tech |
Ter no Turingo um sistema de bate-papo
escalável (concebido para que a quantidade de servidores alocados seja
determinada pela quantidade de requisições) e que suporte centenas de
milhares de conversas simultâneas. O bate-papo é entre turistas e empresas
(coordenado através de uma série de regras de negócios). |
Daniel Gondim Diego Maia Matheus Brasileiro |
Gerador de Bases do Sadi / Eloi Rocha Neto / Smartiks
Tecnologia |
Entrega de sistema web com interface amigável que gerencie
o cadastramento/aprovação de novos projetos e seus equipamentos de acordo com
padrões definidos no sistema SADI (deve haver integração com o sistema já
existente) e geração da base. Também faz parte do sucesso do sistema a customização de
visualização hierárquica dos itens que irão compor o novo projeto. |
Davi Serrano Jonathan Lincoln Arthur Ribeiro |
A meta é obter um software que com acesso web possa fazer
uso dos dados da ANP, carregando-os no dispositivo acessado. Tais dados ainda
devem ser manipulados para uma melhor apresentação de acordo com alguns perguntas chaves (Preço, Localidade, entre outras),
que servirão como filtros para o usuário. O software ainda deve integrar-se
ao sistema de posicionamento global (GPS), caso disponível no dispositivo. |
|
Aislan
Monteiro Dhyego
Gama Filipe
Costa Ramon Lopes |
CRM
para MPEs / Karyna /
K2 Tecnologia |
Entregas nos prazos de versões incrementais de um software
CRM com interface simples (instalação e uso por leigos em informática) que atenda aos
requisitos de armazenamento de dados e históricos de compras dos clientes da
K2 e, que seja facilmente configurável para outras empresas e tipos de
produtos ou serviços. O software entregue deverá ainda, permitir a manutenção e
evolução por outras equipes de desenvolvimento. |
Arthur Garcia Gean
Barros Von Brauner |
Biblioteca L’Edutech / Larissa |
|
Danielle Chaves Danilo Roberto Hebert Duarte Niedja
Roberta |
TV Phone /André Rodrigues / Signove |
Obter um sistema que permita que os usuários realizem
chamadas telefônicas utilizando recursos da TV que estará conectado ao seu
celular. Ainda consideramos como sucesso conseguir realizar todas as entregas
dentro dos prazos e com as devidas funcionalidades. |
Delano
Hélio Oliveira Natã Venâncio |
Sistema em uso com as seguintes funcionalidades: Cadastro e
Acesso de usuários com diferentes perfis; Gestão de atividades (cadastro e
acompanhamento); e Geração de relatórios (textuais e gráficos). |
|
Daniel Lucena Pires Fernando Fagundes George Marcelo |
NEW SGE
/ Vicente Araújo / Escola Virgem de
Lourdes |
Colocar
em uso um sistema de controle acadêmico funcionando e integrado ao sistema
atual. O sistema atual que funciona em delfi será
descontinuado. |
Jeysibel
Dantas Paulo Victor Pedro Barbosa |
Portar o BRisa
UPnP Framework e suas aplicações e ferramentas para
a plataforma Android. Desenvolver pelo menos um
aplicativo utilizando o framework para Android. |
|
Lucas Medeiros Otacílio Lacerda Vitor Avelino |
Band on the Run /
Abmar |
|
Arnaldo Sena |
Esquema
para escrita da Monografia
Conduta
Aplicada em Projeto II
Em Projeto II busca-se oferecer um
ambiente e condições que se assemelhem àqueles do mercado (de desenvolvimento
de software), onde os membros de cada equipe operarão pra valer, em breve,
quando formados.
Como nas operações do mercado, o
cliente do software sendo desenvolvido na disciplina será o principal ator /
tomador de decisão / avaliador dos resultados produzidos. O professor da
disciplina atua como "facilitador", intervindo apenas quando
demandado.
Cada time de projeto deve procurar desempenhar o papel de empresa ou
equipe de desenvolvimento de software, com profissionais alocados ao projeto,
contratado pelo cliente para atendê-lo nas necessidades dele. Acertos devem ser
feitos com o cliente. O
cliente deve ficar satisfeito: esta é a principal condição para aprovação na
disciplina. Insatisfação continuada do cliente provavelmente levará à
reprovação da equipe na disciplina.
Por conta da importância do papel do cliente e da forma independente e
eficiente que as equipes devem operar na disciplina, preparando-se para o
mercado, o número de aulas expositivas será reduzido, liberando-se o tempo para
execução do projeto propriamente dito.
Teremos avaliações periódicas, em sala de aula, para efeito de
sincronização e esclarecimento de dúvidas. O tempo das demais aulas deve ser
dedicado ao desenvolvimento e evolução do projeto (incluindo as reuniões com o
cliente). Como a disciplina é de 6 (seis) créditos,
cada integrante da equipe deve se planejar para dedicar 12 horas por semana em
atividades do projeto.
O planejamento inicial ocorrerá no
período 08 a 12/agosto/2011.
Como cada equipe dará continuidade ao
projeto do semestre passado, este planejamento deve ser rápido (1 semana). Concluído o planejamento – o qual inclui acertos
com o cliente do projeto – a página do projeto deverá ser atualizada e
informações para acesso – como link, login e senha –
devem ser enviados via e-mail, via email até o dia 15/agosto.
O cliente de cada projeto deve enviar
e-mail confirmando que houve a reunião para acertos com possíveis comentários e
sugestões adicionais, se necessários. Esta comunicação do cliente deve ocorrer
até 12/agosto.
Na segunda-feira 15/agosto, teremos
aula para superação de eventuais problemas, cada grupo deve ter concluído o
planejamento inicial, após a reunião inicial com o cliente.
Caso haja atraso na atualização da
página, a nota da primeira avaliação do projeto – em setembro – será reduzida de 1,0
ponto por dia de atraso na atualização.
Todos os artefatos deverão ser
atualizados. Em especial, estarei analisando com maior atenção:
A primeira iteração da disciplina
Projeto II inicia oficialmente em 15/08/2011. Cada grupo deve definir a duração de uma iteração;
como sugerido em Projeto I, a iteração típica tinha duração de 2 semanas mas, 1 (uma) semana também pode funcionar bem.
As datas de releases devem
ser acertadas com o cliente (só ele(a) sabe a funcionalidade que vai completar
uma release útil); datas de releases
poderão ser diferentes para cada projeto.
Estarei acompanhando os avanços de
cada grupo através de formulários de avaliação, preenchidos pelo cliente, e via
a home page de cada projeto. Eventualmente, estarei
contatando o cliente do projeto – principalmente no caso de projetos de equipes
com avaliações sofríveis.
A avaliação será feita periodicamente
pelo cliente (uma vez por mês, três vezes no semestre: setembro, outubro e novembro 2011) e
revisada pelo professor, sendo concluída com a revisão da monografia. A média
das três avaliações mensais terá peso 60% e a monografia 40%, gerando a
composição da média final na disciplina.
As reuniões de avaliação com o seu
cliente e o envio da avaliação correspondente pelo cliente devem acontecer até
(no máximo) as seguintes datas (evite marcar a reunião de avaliação para o dia
final):
Nas datas acima assinaladas as
equipes devem comparecer a sala de aula, estaremos sincronizando informações e
atuando na superação de problemas.
Alerta: Cada equipe deve negociar já
a agenda de reuniões com os clientes.
Após a reunião de avaliação, o
cliente deverá preencher o Formulário de Avaliação de Versão e Equipe
e me enviar por e-mail. A equipe deve fornecer para o cliente, antes de cada
reunião mensal, o formulário com os campos de Nome do Projeto, Nome do Cliente,
Data e Nomes dos membros da equipe preenchidos.
A página do projeto deverá ser atualizada
até um dia após a reunião – quando vocês deverão me enviar e-mail sinalizando
que a página foi atualizada para que eu a visite e revise a avaliação. Nas
datas assinaladas acima
É importante destacar que um dos
objetivos desta disciplina é fazer com que se evitem atrasos no cronograma (com
a devida aplicação da metodologia de desenvolvimento). Assim e novamente, caso
haja atraso no envio do e-mail ou do formulário (a ser enviado pelo cliente), a
nota da avaliação correspondente do projeto será reduzida de 0,05 ponto por hora de atraso. Não serão aceitos pedidos para
reconsideração da redução de nota pelo atraso.
Resultado, em termos de artefatos entregues
com escopo satisfatório – do ponto-de-vista do cliente, e não esforço da
equipe, é o determinante para uma boa avaliação na
disciplina. Como já dito, o ator crítico nesta avaliação é o cliente - é ele o
fator preponderante para determinar aprovação ou reprovação, em função de sua
satisfação com o projeto e suas entregas.
Resultado e satisfação do cliente serão os principais critérios para avaliação
na disciplina.
Mensalmente, para fins de escrita da
monografia, a equipe deve informar ao cliente, qual a contribuição individual
de cada membro para o resultado sendo apresentado.
Este procedimento de individualizar a
avaliação é adotado na disciplina para termos uma “equivalência de
acompanhamento individual pelo gerente”. A gerencia
deve ter rodízio entre os membros do grupo, um para cada release e um para a
monografia. O gerente deve ser claramente identificado junto ao cliente, no
formulário de avaliação correspondente.
Destaque-se também, que a monografia, além de
documentar devidamente o projeto e o sistema resultante, auxiliando o repasse da
evolução e manutenção do sistema para uma outra
equipe, vale 40% da
avaliação.
Sem uma avaliação positiva da
monografia, a equipe não será bem avaliada em geral, na disciplina. A entrega
da monografia é obrigatória e pré-requisito para aprovação na disciplina (a não
entrega reprova a equipe automaticamente, independentemente das avaliações
parciais). Mensalmente, a versão atual da monografia deve ser apresentada e
avaliada pelo cliente.
O texto preparado pela equipe para compor a monografia deve ser
apresentado mensalmente ao cliente para avaliação (veja item específico do
Formulário de Avaliação de Versão e Equipe de Projeto em Computação). Além
disto, atente para os seguintes produtos em três datas importantes:
Pelas razões colocadas acima, será aplicada uma penalidade de 1,0 ponto na nota da apresentação por dia de atraso na
entrega. Não serão aceitas
quaisquer justificativas para atraso nas avaliações e entrega da monografia.
A não-entrega do documento final implicará em reprovação na disciplina.
Não haverá
apresentação da Monografia perante banca.