Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI

Curso de Ciência da Computação – CCC

Departamento de Sistemas e Computação – DSC


Projeto em Computação II

Período 2011.2

Avisos:

Professor: Francilene Procópio Garcia

Avaliação AQUI

 
       

Objetivos da disciplina

A disciplina Projeto II é uma continuação da disciplina Projeto I.

Cada equipe deve continuar a trabalhar, usando o mesmo processo de desenvolvimento (XP1), acrescentando novas iterações ao que foi realizado em Projeto I.

Ementa da disciplina

Desenvolvimento de um projeto prático em computação. O projeto estará sob a orientação do professor (gerência do projeto) e do cliente (alvos da aplicação). Definição do problema. Análise de requisitos. Estudo de viabilidade. Análise do domínio do problema. Projeto arquitetural. Projeto de baixo nível. Implementação. Testes. Cronograma de execução. Proposta de bibliografia. Produção de relatórios de acompanhamento sobre o trabalho.

 Alunos/Projetos


Equipes

Título Projeto / Cliente

Sucesso é...

José Rafael Farias

Renato Almeida

Solon Aguiar

Medidor de Controle de Tensão (MCT) / Eloi Rocha Neto / Smartiks Tecnologia

Desenvolvimento do MCTCore interagindo com o sistema SCADA e desconsiderando requisitos não-funcionais de replicação. Também é critério de sucesso o desenvolvimento da versão inicial dos módulos de apresentação (exibir anomalias/violações de tensão no MCTAlarms e listar anomalias/violações de tensão no MCTViewer).

Antonio Alexandre Costa

Felipe Barbosa Ramos

Rafael Figueiredo Pinheiro

Raul Sampaio Correia

Biblioteca L’Edutech / Larissa

Alysson Filgueira Milanez

Augusto Q. de Macêdo

Demétrio Gomes Mestre

Easy Lab Correction / Adalberto Cajueiro

A infra-estrutura provida para gerenciamento de alunos, equipes, monitores, roteiros e prazos de entrega, e a correção automática fazem do EasyLabCorrection uma ferramenta auxiliar promissora para o ensino de programação.

Andressa Bezerra

Camila Pascoal

Renata Andrade

Chat Turingo / Eloi Rocha Neto / Melon Tech

Ter no Turingo um sistema de bate-papo escalável (concebido para que a quantidade de servidores alocados seja determinada pela quantidade de requisições) e que suporte centenas de milhares de conversas simultâneas. O bate-papo é entre turistas e empresas (coordenado através de uma série de regras de negócios).

Daniel Gondim

Diego Maia

Matheus Brasileiro

Gerador de Bases do Sadi / Eloi Rocha Neto / Smartiks Tecnologia

Entrega de sistema web com interface amigável que gerencie o cadastramento/aprovação de novos projetos e seus equipamentos de acordo com padrões definidos no sistema SADI (deve haver integração com o sistema já existente) e geração da base.

Também faz parte do sucesso do sistema a customização de visualização hierárquica dos itens que irão compor o novo projeto.

Davi Serrano

Jonathan Lincoln

Arthur Ribeiro

GeoGas / Carlos Eduardo e Leandro Balby

A meta é obter um software que com acesso web possa fazer uso dos dados da ANP, carregando-os no dispositivo acessado. Tais dados ainda devem ser manipulados para uma melhor apresentação de acordo com alguns perguntas chaves (Preço, Localidade, entre outras), que servirão como filtros para o usuário. O software ainda deve integrar-se ao sistema de posicionamento global (GPS), caso disponível no dispositivo.

Aislan Monteiro

Dhyego Gama

Filipe Costa

Ramon Lopes

CRM para MPEs / Karyna / K2 Tecnologia

Entregas nos prazos de versões incrementais de um software CRM com interface simples

(instalação e uso por leigos em informática) que atenda aos requisitos de armazenamento de dados e históricos de compras dos clientes da K2 e, que seja facilmente configurável para outras empresas e tipos de produtos ou serviços.

O software entregue deverá ainda, permitir a manutenção e evolução por outras equipes de desenvolvimento.

Arthur Garcia

Gean Barros

Von Brauner

Biblioteca L’Edutech / Larissa

Danielle Chaves

Danilo Roberto

Hebert Duarte

Niedja Roberta

TV Phone /André Rodrigues / Signove

Obter um sistema que permita que os usuários realizem chamadas telefônicas utilizando recursos da TV que estará conectado ao seu celular. Ainda consideramos como sucesso conseguir realizar todas as entregas dentro dos prazos e com as devidas funcionalidades.

Delano Hélio Oliveira

Natã Venâncio

SigaPET / Joseana

Sistema em uso com as seguintes funcionalidades: Cadastro e Acesso de usuários com diferentes perfis; Gestão de atividades (cadastro e acompanhamento); e Geração de relatórios (textuais e gráficos).

Daniel Lucena Pires

Fernando Fagundes

George Marcelo

NEW SGE / Vicente Araújo / Escola Virgem de Lourdes

Colocar em uso um sistema de controle acadêmico funcionando e integrado ao sistema atual. O sistema atual que funciona em delfi será descontinuado.

Jeysibel Dantas

Paulo Victor

Pedro Barbosa

Android_BRisa UPnP Framework / Leandro

Portar o BRisa UPnP Framework e suas aplicações e ferramentas para a plataforma Android. Desenvolver pelo menos um aplicativo utilizando o framework para Android.

Lucas Medeiros

Otacílio Lacerda

Vitor Avelino

Band on the Run / Abmar

Arnaldo Sena

Esquema para escrita da Monografia

Aqui

Conduta Aplicada em Projeto II

Em Projeto II busca-se oferecer um ambiente e condições que se assemelhem àqueles do mercado (de desenvolvimento de software), onde os membros de cada equipe operarão pra valer, em breve, quando formados.

Como nas operações do mercado, o cliente do software sendo desenvolvido na disciplina será o principal ator / tomador de decisão / avaliador dos resultados produzidos. O professor da disciplina atua como "facilitador", intervindo apenas quando demandado.

Cada time de projeto deve procurar desempenhar o papel de empresa ou equipe de desenvolvimento de software, com profissionais alocados ao projeto, contratado pelo cliente para atendê-lo nas necessidades dele. Acertos devem ser feitos com o cliente. O cliente deve ficar satisfeito: esta é a principal condição para aprovação na disciplina. Insatisfação continuada do cliente provavelmente levará à reprovação da equipe na disciplina.

Por conta da importância do papel do cliente e da forma independente e eficiente que as equipes devem operar na disciplina, preparando-se para o mercado, o número de aulas expositivas será reduzido, liberando-se o tempo para execução do projeto propriamente dito.

Teremos avaliações periódicas, em sala de aula, para efeito de sincronização e esclarecimento de dúvidas. O tempo das demais aulas deve ser dedicado ao desenvolvimento e evolução do projeto (incluindo as reuniões com o cliente). Como a disciplina é de 6 (seis) créditos, cada integrante da equipe deve se planejar para dedicar 12 horas por semana em atividades do projeto.

Planejamento inicial

O planejamento inicial ocorrerá no período 08 a 12/agosto/2011.

Como cada equipe dará continuidade ao projeto do semestre passado, este planejamento deve ser rápido (1 semana). Concluído o planejamento – o qual inclui acertos com o cliente do projeto – a página do projeto deverá ser atualizada e informações para acesso – como link, login e senha – devem ser enviados via e-mail, via email até o dia 15/agosto.

O cliente de cada projeto deve enviar e-mail confirmando que houve a reunião para acertos com possíveis comentários e sugestões adicionais, se necessários. Esta comunicação do cliente deve ocorrer até 12/agosto.

Na segunda-feira 15/agosto, teremos aula para superação de eventuais problemas, cada grupo deve ter concluído o planejamento inicial, após a reunião inicial com o cliente.

Caso haja atraso na atualização da página, a nota da primeira avaliação do projeto – em setembro – será reduzida de 1,0 ponto por dia de atraso na atualização.

Todos os artefatos deverão ser atualizados. Em especial, estarei analisando com maior atenção:

Iterações e Releases

A primeira iteração da disciplina Projeto II inicia oficialmente em 15/08/2011. Cada grupo deve definir a duração de uma iteração; como sugerido em Projeto I, a iteração típica tinha duração de 2 semanas mas, 1 (uma) semana também pode funcionar bem.

As datas de releases  devem ser acertadas com o cliente (só ele(a) sabe a funcionalidade que vai completar uma release útil); datas de releases  poderão ser diferentes para cada projeto.

Acompanhamento pelo Professor

Estarei acompanhando os avanços de cada grupo através de formulários de avaliação, preenchidos pelo cliente, e via a home page de cada projeto. Eventualmente, estarei contatando o cliente do projeto – principalmente no caso de projetos de equipes com avaliações sofríveis.

Avaliação

A avaliação será feita periodicamente pelo cliente (uma vez por mês, três vezes no semestre: setembro, outubro e novembro 2011) e revisada pelo professor, sendo concluída com a revisão da monografia. A média das três avaliações mensais terá peso 60% e a monografia 40%, gerando a composição da média final na disciplina.

As reuniões de avaliação com o seu cliente e o envio da avaliação correspondente pelo cliente devem acontecer até (no máximo) as seguintes datas (evite marcar a reunião de avaliação para o dia final):

Nas datas acima assinaladas as equipes devem comparecer a sala de aula, estaremos sincronizando informações e atuando na superação de problemas.

Alerta: Cada equipe deve negociar já a agenda de reuniões com os clientes.

Após a reunião de avaliação, o cliente deverá preencher o Formulário de Avaliação de Versão e Equipe e me enviar por e-mail. A equipe deve fornecer para o cliente, antes de cada reunião mensal, o formulário com os campos de Nome do Projeto, Nome do Cliente, Data e Nomes dos membros da equipe preenchidos.

A página do projeto deverá ser atualizada até um dia após a reunião – quando vocês deverão me enviar e-mail sinalizando que a página foi atualizada para que eu a visite e revise a avaliação. Nas datas assinaladas acima

É importante destacar que um dos objetivos desta disciplina é fazer com que se evitem atrasos no cronograma (com a devida aplicação da metodologia de desenvolvimento). Assim e novamente, caso haja atraso no envio do e-mail ou do formulário (a ser enviado pelo cliente), a nota da avaliação correspondente do projeto será reduzida de 0,05 ponto por hora de atraso. Não serão aceitos pedidos para reconsideração da redução de nota pelo atraso.

Cuidados e Outras Recomendações

Resultado, em termos de artefatos entregues com escopo satisfatório – do ponto-de-vista do cliente, e não esforço da equipe, é o determinante para uma boa avaliação na disciplina. Como já dito, o ator crítico nesta avaliação é o cliente - é ele o fator preponderante para determinar aprovação ou reprovação, em função de sua satisfação com o projeto e suas entregas.

Resultado e satisfação do cliente serão os principais critérios para avaliação na disciplina.

Mensalmente, para fins de escrita da monografia, a equipe deve informar ao cliente, qual a contribuição individual de cada membro para o resultado sendo apresentado.

Este procedimento de individualizar a avaliação é adotado na disciplina para termos uma “equivalência de acompanhamento individual pelo gerente”. A gerencia deve ter rodízio entre os membros do grupo, um para cada release e um para a monografia. O gerente deve ser claramente identificado junto ao cliente, no formulário de avaliação correspondente.

Destaque-se também, que a monografia, além de documentar devidamente o projeto e o sistema resultante, auxiliando o repasse da evolução e manutenção do sistema para uma outra equipe, vale 40% da avaliação.

Sem uma avaliação positiva da monografia, a equipe não será bem avaliada em geral, na disciplina. A entrega da monografia é obrigatória e pré-requisito para aprovação na disciplina (a não entrega reprova a equipe automaticamente, independentemente das avaliações parciais). Mensalmente, a versão atual da monografia deve ser apresentada e avaliada pelo cliente.

 

Avaliação da Monografia e Datas Importantes

O texto preparado pela equipe para compor a monografia deve ser apresentado mensalmente ao cliente para avaliação (veja item específico do Formulário de Avaliação de Versão e Equipe de Projeto em Computação). Além disto, atente para os seguintes produtos em três datas importantes:

Pelas razões colocadas acima, será aplicada uma penalidade de 1,0 ponto na nota da apresentação por dia de atraso na entrega. Não serão aceitas quaisquer justificativas para atraso nas avaliações e entrega da monografia. A não-entrega do documento final implicará em reprovação na disciplina.

Não haverá apresentação da Monografia perante banca.