SAD - Sistema de Avaliação Docente

Integrante(s): Matteus Silva, Rafael de Souza.

O SAD é destinado ao acompanhamento da avaliação docente, realizada semestralmente, do Curso de Ciência da Computação da UFCG. Nesse sistema, com interface web, cada professor irá encontrar informações e estatísticas sobre a avaliação realizada pelos alunos das disciplinas lecionadas por ele a partir de 2012.1, por meio de questionário online. Em 2013 foi realizada a primeira parte do projeto que consiste na implementação do sistema, promovendo o aprendizado em tecnologias web, além de banco de dados. Em 2014 será realizada a análise do sistema em produção e a experiência dos professores em relação ao uso do software, além da incorporação de melhorias. Vale salientar, a importância do resultado obtido para o Departamento de Sistemas e Computação que terá o processo de avaliação docente automatizado.




Características dos atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município de Recife, Brasil, 2011 a 2013.

Integrate(s): Mayza Nunes

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um serviço que tem como principal objetivo, assistência médica de urgência rápida e eficaz, através de ligações para a Central 192. O Portal dados Recife disponibiliza, de forma pública, os dados das secretarias e órgãos de gestão municipal, dentre esses dados estão disponíveis o conjunto de dados referentes ao SAMU Recife de 2011 até 2013. Essa pesquisa tem como objetivo traçar um perfil desses dados, criação de um banco de dados e análise de dados de relevância,como por exemplo em quais bairros,existem maior numero de ocorrências no mês de junho. Com esse tipo de informação é possível “prever” acontecimentos com base na simulação de distintos cenários dos dados anteriores e assim até otimizar o atendimento.


Geração de Casos de Teste através de Critérios de Cobertura no Contexto dos Sistemas de Tempo Real.

Integrante(s): Gleyser Guimarães e Marcela Tejo

A fim de evitar uma busca exaustiva por todos os casos de teste possíveis a geração de casos de teste é geralmente guiada por critérios de teste. O objetivo é produzir um conjunto de testes mínimo, mas eficiente na descoberta de defeitos. No contexto dos sistemas de tempo real, alguns critérios de cobertura foram propostos na literatura mas há poucas ferramentas dando suporte a esse tipo de teste, principalmente ferramentas baseadas em modelos simbólicos. SYMBOLRT é uma ferramenta que permite a geração automática de casos de teste para sistema de tempo real baseada em modelos simbólicos utilizando apenas uma estratégia baseada em propósitos de teste. O objetivo dessa pesquisa é permitir a geração automática de casos de teste através de critérios de cobertura utilizando a ferramenta SYMBOLRT.


Federação, oportunismo e "Greeeness" em nuvens de infraestrutura como serviço.

Integrante(s): Leticia Maia(PET), Abmar Barros, Marcos Nóbrega, Giovanni Farias, Rafael Aquino, Igor Silva, Francisco Germano, Ana Ribeiro, Eduardo de Lucena.

A computação em nuvem surgiu como uma tecnologia capaz de prover acesso elástico e flexível a recursos computacionais, assim atendendo às necessidades específicas de aplicações em ambientes de grande escala. No entanto, no cenário típico de implantação de nuvens privadas – diferente do contexto de nuvens públicas, no qual existe o conceito de instâncias Spot – não há um paradigma que atenda à classe de aplicações BoT, que não requerem recursos dedicados ou garantias de QoS. Neste trabalho propomos uma abordagem de nuvem privada oportunista que permite o uso dos recursos ociosos de uma infraestrutura computacional preexistente como um serviço, possibilitando a execução de aplicações BoT de forma amigável e elástica. Além disso, propomos a federação destes recursos ociosos, tendo em vista que diferentes domínios administrativos podem compartilhar recursos sob uma política que incentiva a doação em duas vias, conhecida como rede de favores (NoF).


SAED - Sistema de Acompanhamento Emocional do Discente

Integrante(s): Marcos Nascimento

O grupo PET computação, dentre suas atividades, também atua no ensino. Recepcionar os novos graduandos é uma atividade que está incluída nessa atuação, tendo como ponto de vista primordial, o auxílio no processo de adaptação dos estudantes no ensino superior. Visando isto, o grupo PET computação irá desenvolver uma série de atividades com o intuito de aprimorar o ensino e fomentar as necessidades estudantis para garantir a manutenção dos mesmos na graduação. Em paralelo, será feita a coleta de dados através do sistema SAED de modo a, concluir o quanto as atividades foram bem sucedidas e o quanto desenvolveram os conceitos dos estudantes, gerando posteriormente, novas ideias para serem adotadas por todas as práticas educacionais.



Sistema de Análise de Padrão do Processo de Codificação na Aprendizagem de Programação

Integrate(s): Julie Pessôa

A prática de estudantes de cursos introdutórios de programação é comumente baseada em exercícios. Depois de solucionar questões, os alunos a enviam ao professor. Através da avaliaçao desses códigos, os professores avaliam o desempenho dos estudantes no aprendizado de programação e os orientam no processo de aprendizado dos estudantes. Embora o foco seja na solução final de cada estudante, o caminho utilizado durante a construção dessa solução pode apresentar, em si, uma grande quantidade de informações sobre o processo de aprendizado do aluno. O objetivo desse trabalho é identificar padrões nesse processo de construção, e observar os impactos desses padrões de construção na apredizagem do aluno.


Categorização de não-conformidades através de contratos

Integrante(s): Arthur Lustosa e Igor Natanael

Categorização de não-conformidades em códigos que seguem a abordagem de Programação por Contratos, definidos na linguagem JML, para Java, através da ferramenta JMLOK 2.0, que se utiliza de heurísticas (Milanez et al., 2014) para a categorização automática e sugestão de causas prováveis para as não-conformidades. Esta ferramenta foi apresentada na XXI Sessão de Ferramentas do CBSoft 2014. Os próximos passos são o aprimoramento do modelo de categorização, e da própria ferramenta, estendendo seu escopo de atuação para a plataforma .NET, através da biblioteca Code Contracts.