Grupo PET Computação participou do I Seminário Pet-Conexões de Saberes
Por Tiaraju Smaneoto
(tiarajums@gmail.com)
Grupo PET Computação participou do I Seminário Pet-Conexões de Saberes e realizou seleção para novos integrantes.

O mês de agosto foi marcado pela visita de alguns dos grupos PET à Recife, capital pernambucana. De 24 a 26, foi realizado na cidade praiana o I Seminário Pet-Conexões de Saberes – Ensino, Pesquisa e Extensão: Interface com a sociedade.

O evento, que foi realizado na UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), contou com a presença de grupos PET de boa parte do país. Da UFCG, participaram os grupos PET Computação, Pedagogia, Engenharia Química, Fitoterapia, História, Educação, Administração e Gestão Pública de Sumé.

O evento contou com apresentações de trabalhos e culturais, oficinas, debates, e mesas redondas. A abertura do evento contou com a presença dos Reitores e Pró-Reitores da UFRPE e da UFPE. Logo após, houve um debate sobre o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão: diversidade, cidadania e inclusão social nas universidades públicas brasileiras”, mediado pela pesquisadora Cátia Wanderley Lubambo (FUNDAJ/PE) e pelo Prof. Severino Mendes de Azevedo Júnior (PROGEST/UFRPE).

O evento ainda contou com quatro diferentes modalidades de exposição de trabalhos: apresentação oral, pôster, minicursos/oficinas e ação cultural. O Grupo PET Computação participou de três das quatro modalidades de apresentação.

Trabalhos apresentados pelo PET Computação

Na modalidade de apresentação oral, Savyo Nóbrega, integrante do grupo, apresentou a pesquisa intitulada “LINCE: Computação Gráfica e Processamento Digital de Voz Aplicadas à Oralização de Surdos”. Na sessão de pôster, Janderson Jason apresentou a pesquisa intitulada “Recomendações na Web: A Indicação de Conteúdos Como Meio Facilitador do Uso da Internet”.

O grupo também apresentou a oficina intitulada “Serviços Google e suas Aplicações”. A oficina foi ministrada pelos petianos José Iago, Jéssika Rennaly, Natasha Bezerra e Tiaraju Smaneoto.

Na primeira quinzena do mês de setembro, o grupo PET Computação também realizou seleção para novos integrantes. O período de inscrição foi de 4 a 13 de setembro. No dia 12, ocorreu a palestra para os interessados, na qual os integrantes do grupo apresentaram as principais características do grupo, como também as atividades desenvolvidas, responsabilidades e direitos dos integrantes.

A seleção foi dividida em duas etapas, sendo a primeira composta por uma prova, um debate e análise de histórico escolar, e a segunda pela análise da carta de apresentação e entrevista. O edital da seleção pode ser visto aqui.

Após a realização da primeira etapa da seleção, os candidatos aptos à segunda fase, em ordem alfabética, foram:

• Fagner Nascimento Gomes

• Flávio Henrique de Melo Farias

• Gleyser Bonfim Guimarães

• Ramon Bezerra da Nóbrega

• Thiago Almeida de Medeiros

A segunda etapa ocorreu no dia 14 de setembro. A entrevista contou com a participação da Profa. Dra. Lívia Sampaio, do Prof. Dr. José Eustáquio Rangel e da tutora do Grupo, Profa. Dra. Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo, além de integrantes do grupo. Os selecionados como novos integrantes do Grupo PET Computação, em ordem alfabética, foram:

• Flávio Henrique de Melo Farias

• Gleyser Bonfim Guimarães

• Thiago Almeida de Medeiros

Desejamos aos novos integrantes sucesso, e que possam aproveitar ao máximo o que o Grupo PET Computação tem a oferecer. Aos que não foram selecionados, reiteramos que não desanimem, pois no decorrer do curso inúmeras oportunidades de participação em projetos/programas surgirão.

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Iago Araújo e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.