Festival de Dança de Joinville
Conheça um pouco do maior evento de dança segundo o Guinness World Records.

Todos os anos, desde 1983, na cidade de Joinville - SC, é realizado o Festival de Dança de Joinville. Este evento, que ocorre sempre no mês de julho, é marcado por sua tradição, profissionalismo e pluralidade de seus bailarinos e conta com a participação de milhares de profissionais e amantes da dança vindos de todo o Brasil e exterior.

A cidade é carinhosamente conhecida como a “Cidade da Dança” pois, além de sediar este evento que, segundo o Guinnes World Records, é o maior do gênero no mundo, ela ainda sedia o Joinville Jazz Festival que reúne o melhor do Jazz brasileiro em apresentações, workshops e etc. Além disso, a cidade possui a única Escola de Balé Bolshoi fora da Rússia, mantendo a mesma filosofia da Escola Coreográfica de Moscou (Болшо́й театър): "proporcionar  formação e cultura através do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.".  É nesse contexto, que toda a cidade se envolve para realizar o espetáculo.

A estrutura do Festival é composta por uma série de eventos paralelos como apresentações e competições de dança nos gêneros Dança Contemporânea, Dança de Rua, Jazz, Danças Populares, Sapateado, Balé Clássico e Balé Clássico de Repertório. Veja a seguir algumas produções realizadas dentro do Festival, além dos seminários, cursos, oficinas e feiras. 

Foto de divulgação da Mostra Competitiva.
⇒ Mostra Competitiva: se caracteriza em uma competição (em solo e por equipes) entre os bailarinos e contempla as categorias júnior, sênior e avançada. O juri é composto por especialistas de renome internacional.

Foto de divulgação da Meia Ponta.
⇒ Meia Ponta: consiste em uma competição entre as crianças de 10 a 12 anos a partir da qual muitos talentos são garimpados.

Foto de divulgação da Palcos Abertos.
⇒ Palcos Abertos: reúne uma série de apresentações gratuitas e de qualidade espalhadas pela cidade em locais não-convencionais como praças, hospitais e shoppings.

Foto de divulgação da Mostra Contemporânea.
⇒ Mostra Conteporânea: caracterizada pela apresentação de espetáculos em que os bailarinos apresentam uma performance de sentimentos e sensações.

Foto de divulgação da Encontro Das Ruas.
⇒ Encontro das Ruas: compreende mostras de elementos da cultura Hip Hop, tais como dança, som, rimas e a arte do graffiti.

Foto de divulgação da Dança Comunidade.
⇒ Dança Comunidade: reúne profissionais que atuam em projetos sociais e educativos nas comunidades, ressaltando a responsabilidade social com a proposta de promover a inclusão cultural de jovens da periferia ou em situações de risco.

Talvez fique claro o motivo pelo qual Joinville é chamada de “Cidade da Dança”. Pouquíssimas cidades possuem a oportunidade e o empenho para sediar um evento com características de diversidade e inclusão cultural podendo contar com o prestígio de qualquer segmento da sociedade.

Por Tales Tenorio de Souza Pimentel
(tales.tsp@gmail.com)