A vida de Hugo Chávez
Para alguns ele é "herói", pra outros ele é um ditador. E pra você?

Como um homem pode estar em dois extremos ao mesmo tempo? Isso ocorre devido às pessoas serem diferentes uma das outras, ou seja, são diferentes pensamentos, diferentes opiniões. A vida de alguém não se traduz em uma opinião, mas sim em uma mistura de opiniões, assim é a vida de Hugo Chávez.

MÃE(candidata), PAI(governador) E FILHO(presidente).

Hugo Rafael Chávez Frías, presidente da Venezuela desde 1999, nasceu em 28 de julho de 1954. É o segundo filho, dos seis filhos, de Hugo de los Reyes Chávez e de Elena Frías de Chávez, ambos professores de carreira. Estudou na cidade de Barinas e era amante dos esportes, em particular do beisebol. Ingressou na Academia Militar da Venezuela aos dezessete anos, graduando-se, em 1975, em Ciências e Artes Militares, no ramo de Engenharia. Prosseguiu na carreira militar, atingindo o posto de tenente-coronel.

Chávez casou-se duas vezes: a primeira com Nancy Colmenares, com quem teve três filhos (Rosa Virginia, María Gabriela e Hugo Rafael) e a segunda foi com a jornalista Marisabel Rodríguez, com quem teve uma filha, Rosinés. Enquanto era casado com sua primeira esposa, Chávez manteve uma relação amorosa por dez anos com a historiadora Herma Marksman.

No dia 4 de fevereiro de 1992, Chávez fracassou em um golpe de estado contra o presidente Carlos Andrés Pérez. Detido, passou dois anos na cadeia. Os partidários de Chávez justificam essa ruptura constitucional como uma reação à crise econômica venezuelana. Foi libertado após o afastamento de Pérez, graças a uma anistia do novo presidente Rafael Caldera. Chávez abandonou a vida militar para se dedicar à política.

Hugo Chávez depois da aprovação da Ley Habilitante.

Em 1997, fundou o Movimento 5ª República. Nas eleições para a presidência, em 1998, Hugo Chávez venceu com 56% dos votos, após uma campanha contra os partidos tradicionais e promessas de combater a pobreza e a corrupção, assumindo a presidência no dia 2 de fevereiro de 1999.

Em novembro de 2000, a Assembléia Nacional aprovou a denominada Ley Habilitante, que lhe dava o poder de governar por decreto durante o período de um ano sem necessitar da Assembléia Nacional para aprovar as leis. Houve muita crítica dizendo que esses poderes seriam ditatoriais. Dentro de um ano, Chávez promulgou um total de 49 decretos.

Hugo Chávez

Durante o primeiro mandato de Chávez, houve diversos conflitos, greves e críticas. Hugo Chávez sempre tentou criar maneiras para ter o domínio sobre a Venezuela em todos os âmbitos, colocou pessoas de sua confiança em cargos importantes, censurou a impressa, nacionalizou algumas empresas. "No he renunciado al poder legítimo que el pueblo me dio. Por siempre Hugo Chávez" (Eu não renunciei ao poder legítimo que o povo me deu. Pra sempre Hugo Chávez), disse Chávez quando o general Lucas Rincón anunciou que Hugo havia renunciado. Esse tipo de atitude é muito semelhante a de um ditador.

Nas Eleições presidenciais da Venezuela de 2006, Hugo Chávez Frias foi reeleito com 62.9% dos votos, derrotando Manuel Rosales, que teve 36.9%. Pouco depois, Chávez anunciou que iria unir os 23 integrantes de sua coalizão em um único partido, o "Partido Socialista Unido da Venezuela", sob seu controle direto, para acelerar a revolução socialista. Reconduzido ao poder em 2007, sem oposição no Congresso, Chávez ganha em janeiro de 2007 poderes amplos para governar por 18 meses a partir de decretos-lei sobre os seguintes âmbitos: financeiro, econômico e social, infra-estrutura, transportes e serviços, segurança cidadã e jurídica, ciência e tecnologia, organização e funcionamento do Estado, por meio da Lei Habilitante.

De acordo com o CIA World Factbook, a economia venezuelana tem crescido a taxas recordes desde que o golpe de estado contra Chávez foi derrotado. Seu PIB (Produto Interno Bruto) real, ajustado para a paridade de poder aquisitivo, cresceu 18 % em 2004 - recuperando o crescimento negativo dos anos anteriores - 11 % em 2005 e 9% em 2006, e para este ano o PIB deve declinar 2,2% e cair 0,5% em 2010(Fonte). Veja o gráfico abaixo referente ao PIB desde 2000.

Apesar do mandato de Hugo Chávez ser muito criticado, destaca-se, ao longo do seu governo, o surgimento e/ou fortalecimento de diversos pontos positivos da Venezuela, principalmente para os mais pobres, que tiveram sua renda aumentada em 53% entre 2003 e 2004, e no ano 2005 continuou crescendo. Cresceu mais 32% em termos nominais (cerca de 16% em termos reais) de 2004 para 2005. Existem aqueles que acreditam que ele é um "herói" (como o cineasta Oliver Stone com seu filme South Of the Border), mas tudo depende do seu ponto de vista, pois nem tudo são rosas.



Veja um flash sobre a história de Hugo Chávez aqui.

Por Delano Oliveira
(delano@dsc.ufcg.edu.br)