Cidadania aos Deficientes
Com a missão de tratar, reabilitar e reintegrar à sociedade portadores de deficiência, a AACD realiza atividades em vários lugares do país.

A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) foi fundada pelo médico Renato da Costa Bomfim. Ele formou-se em Medicina em 1928 pela USP, foi discípulo de Vitorio Putti, famoso ortopedista italiano, e fez pós-graduação na Clínica de Fraturas de Veneza. Em 1944, visitou diversas clínicas ortopédicas e centros de reabilitação para deficientes físicos dos EUA a convite do coordenador de Assuntos Interamericanos. E em 1950, Bomfim, então presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia, teve a idéia de fundar a AACD. Faleceu em junho de 1976, tendo exercido até o fim suas funções de médico e presidente da AACD.

A Associação desenvolve um trabalho sem fins lucrativos, visando tratar, reabilitar e reintegrar à sociedade crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência física. Com o passar dos anos, a AACD foi crescendo e diversificando seus serviços para atender melhor aos seus clientes. Em 1993 foi inaugurado o Hospital da AACD, com um centro cirúrgico contendo as mais modernas instalações e considerado como um dos melhores centros da área de Ortopedia, e em 1995, foram iniciadas as atividades da UTI que completou a estrutura já instalada.

O Hospital atende cliente com diversas patologias da área ortopédica, lesão medular, paralisia cerebral, mielomeningocele, malformações, amputações etc. Sua clientela é formada por pacientes do SUS, conveniados e particulares. 96% do seu atendimento é feito gratuitamente. A AACD conta com uma equipe que avalia os serviços de apoio da Instituição e procura desenvolver o trabalho com base científica, buscando a excelência nos resultados.

Além do Hospital em São Paulo, a AACD possui Centros de Reabilitação em diferentes lugares do país. São dois em São Paulo, um Centro na Vila Clementino, e outro na Mooca que foi reestruturado em abril de 1999, graças ao I Teleton. Este tem capacidade para atender 603 pacientes por dia. . Um Centro em Recife, inaugurado em 1999, também graças ao I Teleton, que realiza cerca de 660 atendimentos diários. Um em Porto Alegre, inaugurado em 2000 com os benefícios do II Teleton, atendendo diariamente 633 pacientes. Outro em Uberlândia (MG), inaugurado em 2001, realiza 485 atendimentos diários. Um centro em Osasco, inaugurado em 2003 com a ajuda do V Teleton, com capacidade para 1.200 atendimentos por dia, o qual conta também com a Ortopedia, onde são comercializados órteses, próteses, cadeiras de rodas, muletas e outros aparelhos ortopédicos. E outro Centro em Nova Iguaçu (RJ), inaugurado em 2004 e que realiza 650 atendimentos diários.

Esses centros contam com vários setores que possuem Terapeutas, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicológos, Professores de Educação Física, Assistentes Sociais, todos voltados à missão da AACD: Tratar, reabilitar e reintegrar à sociedade crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência física.

Para desenvolver todos estes trabalhos, a AACD conta com doações, com trabalhos voluntários e, anualmente, realiza o Teleton desde maio de 1998. O Teleton é uma “maratona televisiva” com o objetivo de arrecadar uma quantia em dinheiro para assistir pessoas com problemas de saúde dos mais diferentes tipos e que não possuem condição financeira para obter um tratamento digno. No Brasil, o Teleton é exibido no SBT graças a um pedido de Hebe Camargo para o apresentador e empresário Silvio Santos, que aceitou transmitir o programa em sua rede de televisão.

O programa é um sucesso. Diversas emissoras de TV contribuem com a participação dos seus artistas, cedendo-os da sua grade de programação. Os apresentadores do SBT estão presentes ao longo do programa, inclusive o próprio Sílvio, incentivando as doações. Muitas empresas também ajudam contribuindo para a causa. Durante o programa, acontecem shows musicais além da apresentação de casos de deficientes que de certa forma, mudaram de vida, o que chega a emocionar os apresentadores e os espectadores.

Ao contrário do Criança Esperança que fica no ar durante algumas horas , o Teleton chega a ser exibido durante cerca de 25 horas. Outro detalhe a considerar é a arrecadação, bem maior do que o programa da Rede Globo.

O X Teleton ocorrerá este ano, e acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro. Você poderá doar pelo site da AACD , ou pelo site do Teleton .

Por Saulo Henrique L. de Medeiros