O Brasil é tri-campeão mundial de voleibol!
A seleção brasileira masculina de voleibol ignora a fase de renovação e vence mais um campeonato mundial de voleibol.

O Voleibol é o esporte mais praticado no Brasil depois do futebol (Fonte: Atlas do Esporte no Brasil). Não é pra menos, depois de tantos títulos conquistados pela seleção masculina e, ultimamente, pela seleção feminina de voleibol, o esporte tem atraído muitos adeptos. Falando em títulos, a seleção masculina, domingo passado, conquistou o tri-campeonato mundial de voleibol.

Conhecendo um pouco a história, o Campeonato Mundial de Voleibol masculino teve sua primeira edição em 1949, na antiga Tchecoslováquia. Contando com a edição realizada neste ano, o número total de edições chega a 17. Contudo, na maioria das edições, as seleções da Europa sempre estiveram à frente das demais seleções do mundo. Nas primeiras seis edições, a Tchecoslováquia e a União Soviética se alternaram como campeãs do torneio.

A seleção brasileira, liderada pelo técnico Bernardinho, teve sua primeira conquista em campeonatos mundiais (são realizados a cada quatro anos) em 2002, na Argentina, ao vencer a seleção da Rússia. Já na edição seguinte, no Japão, em 2006, foi novamente campeã, dessa vez em cima da seleção da Polônia. Além dos campeonatos mundiais conquistados, o Brasil possui nove títulos em ligas mundiais de voleibol, duas medalhas de prata e duas de ouro em jogos olímpicos, três medalhas de ouro, seis medalhas de prata e quatro medalhas de bronze em Pan-Americanos.

A edição deste ano foi realizada com 24 seleções participantes, disputada em três fases. Na primeira, as seleções foram divididas em seis grupos de quatro. Em cada grupo, as seleções duelaram entre si e as que somaram menos pontos foram eliminadas. Na segunda fase, as seleções foram divididas em seis grupos de três, sendo o sistema de classificação para a próxima fase, semelhante à primeira fase. Na terceira, as doze seleções classificadas foram divididas em quatro grupos de três, em que a primeira colocada de cada grupo disputou a semifinal.

A final do campeonato mundial de voleibol 2010 foi realizada entre Cuba e Brasil, no qual a seleção brasileira venceu por 3 sets a 0. Essa conquista foi uma demonstração da hegemonia da seleção brasileira sobre as demais seleções, pois, apesar do processo de renovação que passa e da ausência de alguns atletas (por contusão) em jogos decisivos do campeonato, conseguiu o inédito tri-campeonato. Que a “era Bernardinho “continue assim!

Por Natã Melo
(natanvm@dsc.ufcg.edu.br)