Testador de Software
Os testadores de software desempenham um papel importante nas fábricas de software e recebem bons salários. Além disso, a certificação em Teste de Software vem sendo bastante requisitada no mercado de software brasileiro e para a exportação de mão-de-obra qualificada neste ramo.

É bastante comum na área da Tecnologia da Informação os profissionais se especializarem e buscarem certificações em algum ramo. Algumas empresas requisitam as certificações para o preenchimento de vagas, visto que são formas de assegurar que o profissional tem conhecimento na área. Atualmente, vem sendo bastante procurada a certificação em Teste de Software, tanto por parte dos profissionais, como por parte dos contratantes do serviço.

A certificação em Teste de Software habilita profissionais de TI a avaliar a qualidade de programas dentro dos padrões internacionais, a fim de corrigir falhas ainda na fase inicial do desenvolvimento. Esse ramo ainda é novo no Brasil, mas já é bastante valorizado pelas desenvolvedoras e pelos compradores de serviços, como órgãos do governo, que vêm trazendo nas licitações de contrato de fábricas de software a exigência de que suas soluções sejam validadas por testadores habilitados.

O Teste de Software consiste no processo de análise do produto para gerar informações sobre a sua qualidade, com base no contexto em que ele deve operar. Um dos objetivos dos testes é encontrar erros que possam ser corrigidos o mais cedo possível. O processo de testar um software vai desde o levantamento de requisitos até a execução do teste propriamente dito. A Figura 1 traz um modelo esquemático de um processo de teste de software.

Figura 1 - Esquema de um processo de teste de software.Fonte

Segundo o diretor da empresa TestAnywhere, Cristiano Caetano, em pesquisa divulgada, a média salarial de um profissional de TI que atua como testador de software variava entre R$ 1.900,00 e R$ 5.500,00 no ano de 2007. Esses profissionais geralmente atuam em grandes empresas e costumam desempenhar a função durante vários anos.

O mercado de Teste de Software vem crescendo significativamente, de tal forma que o credenciamento para profissionais dessa área espera atingir, em breve, a mesma maturidade adquirida pelas certificações que habilitam Engenheiros de Software. Assim, ingressar na carreira de testador de software pode ser bastante proveitoso e é aconselhável que, para isto, o profissional tenha um vasto conhecimento nas tecnologias utilizadas para tal, processos e técnicas de teste de software e até mesmo na Engenharia de Software em geral.

Por Francisco Demontiê dos Santos Junior
(demontie@dsc.ufcg.edu.br)