Software Freedom Day 2009 em Campina Grande
No dia 19 de setembro, foi realizada na cidade de Campina Grande, uma edição do Software Freedom Day 2009 cujo objetivo foi difundir as ideias e benefícios dos softwares de código aberto e despertar o interesse dos que queiram trabalhar nesse ramo.

O Software Freedom Day (SFD) foi uma celebração global com o propósito de mostrar e discutir porque tecnologias transparentes e sustentáveis são agora mais importantes do que nunca. Com a participação de mais de 200 equipes em 60 países, o evento envolveu diversas comunidades locais em torno do FOSS (Free and Open Source Software).

Na cidade de Campina Grande, o SFD foi realizado no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega da UFCG com duração de aproximadamente sete horas, foi promovido pelo OSUM UFCG, teve o apoio da Sun Microsystems e contou com a organização do grupo PET Computação da UFCG, do CAESI UFCG e de mais alguns voluntários entusiastas de software livre.

Público presente no evento

O evento contou com a participação de cerca de 120 estudantes, composto de alunos da UFCG, da UEPB, e de demais instituições de ensino superior e técnico na área de computação e informática.

No decorrer do dia, foram oferecidos aos participantes do evento:

  • Várias palestras sobre alguns projetos inicializados na UFCG, padrões abertos para o desenvolvimento Web, o projeto Fedora, tecnologias abertas da Sun Microsystems, entre outros temas;
  • Oportunidade para solidificar os paradigmas sobre software, bem como para conhecer pessoas da área;
  • Sorteio de brindes;
  • Uma mesa redonda ao final do dia sobre os assuntos discutidos durante o evento.
Palestra de Anderson Ledo sobre o OpenSolaris

Conversando com o embaixador de campus da Sun na UFCG, Anderson Ledo, percebemos sua alegria e satisfação com a realização do SFD. Ele deu um depoimento avaliando o evento na cidade de Campina Grande, bem como a sua importância para o nosso curso, apresentado a seguir.

“O evento foi muito positivo. Ele proporcionou um momento de informação, discussão e celebração sobre aspectos técnicos e filosóficos acerca do FOSS (software livre e aberto). Tanto para os alunos do nosso curso, quanto para os alunos de demais instituições que estiveram presentes, o evento foi útil no sentido de que muitas dúvidas a respeito do FOSS fossem esclarecidas. Esperamos que tenham ficado claras as motivações e meios pelos quais o FOSS torna-se possível e como ele tem mudado o mundo da tecnologia e das pessoas. Este tipo de informação é muito importante para os alunos da nossa graduação visto que grande parte deles trabalha produzindo software livre e aberto ou utiliza este tipo de software pra construir outros, mas não se dá conta deste fato ou não busca saber as motivações e implicações decorrentes.” (Anderson Ledo)

Para saber mais sobre as palestras que aconteceram no SFD, bem como sua programação, visite o site do evento.

Por Savyo Nóbrega
(savyoins@lcc.ufcg.edu.br)