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A informática na educação. |
Outubro é o mês da criançada e, na matéria desse mês, veremos como a informática pode ajudar na educação infantil. |
Computadores auxiliando militares, em um Centro de Comando e Controle de Operações.
A informática surgiu para realização de cálculos de modo mais eficiente, muitas vezes com números grandes. Nasceu com o objetivo de facilitar o comércio e a indústria (principalmente a indústria militar) a fazerem seus cálculos. Posteriormente, a informática evoluiu bastante, ampliando a sua aplicação. Essa evolução certamente não deixou de afetar a educação. Basta lermos os jornais ou livros para verificarmos as transformações que a tecnologia vêm fazendo na educação. A utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, como ferramenta de auxilio, traz grande contribuição para a prática escolar em qualquer nível de ensino, especialmente o ensino infantil. Informática na educação é hoje uma das áreas mais fortes da tecnologia educacional. “Hoje é consenso que as novas tecnologias de informação e comunicação podem potencializar a mudança do processo de ensino e de aprendizagem e que, os resultados promissores em termos de avanços educacionais relacionam-se diretamente com a idéia do uso da tecnologia a serviço da emancipação humana, do desenvolvimento da criatividade, da autocrítica, da autonomia e da liberdade responsável.” - ALMEIDA, Maria E. B. & PRADO, Maria E. B. B. Um retrato da informática em educação no Brasil. 1999. Não é questão de moda, pois o uso do computador se tornou uma ferramenta muito boa para o processo de aprendizagem. Logo, a formação dos educadores deve ser feita de modo que os futuros professores possam vir a ter mais familiaridade com o uso da informática para assim proporcionar uma aula mais atrativa, dinâmica e moderna para os alunos. Isso não significa, claro, extinguir as antigas práticas pedagógicas, mas sim, potencializá-las com o uso da informática. Muitos estudos na área da educação visam responder as seguintes perguntas: Até que ponto um aluno interage com o software? Qual é o papel da informática na educação infantil? Qual é o papel do professor? Segundo a educadora Maria Candida Moraes, no texto: “Novas tendências para o uso das tecnologias da informação na educação”, 1998, “Pesquisas desenvolvidas no Brasil e no Exterior (Carraher, 1996; Carraher & Schliemann, 1992; Valentin, 1995; Spauding & Lake, 1992; Santarosa, 1995; dentre outros) informam que escolas que utilizam computadores no processo de ensino-aprendizagem apresentam melhorias nas condições de estruturação do pensamento do aluno com dificuldades de aprendizagem, compreensão e retenção. Colaboram, também, para melhor aprendizagem de conceitos matemáticos já que o computador pode constituir-se num bom gerenciador de atividades intelectuais, desenvolver a compreensão de conceitos matemáticos, promover o texto simbólico capaz de desenvolver o raciocínio sobre idéias matemáticas abstratas, além de tornar a criança mais consciente dos componentes superiores do processo de escrita.” Logo, são expressivos os benefícios da utilização de computadores em escolas. Para que a educação utilize a informática com boa qualidade os educadores costumam articular quatro aspectos: o computador, o software educativo, o professor e o aluno. Estes aspectos interagindo uns com os outros trazem grandes benefícios para a formação do aluno. Resumidamente, tem-se: 1- O Computador O computador pode ser utilizado de duas maneiras na educação: Tradicionalmente, ou seja, passar a informação para o aluno ou como um instrumento que auxilia na construção do conhecimento, ser um recurso com o qual o aluno possa pensar, criar e manipular a informação. 2- O software educativo Inúmeros países como Inglaterra, França e EUA, entre outros, desenvolvem projetos de uso de computadores na educação e, consequentemente, precisam desenvolver produtos de software específicos para suas necessidades. No Brasil, o mesmo tem ocorrido de forma muito acelerada, onde diversos projetos de pesquisa estão sendo desenvolvidos não só relacionados ao uso do computador em sala de aula, mas como também ao desenvolvimento de software para os mais diversos conteúdos programáticos. 3- O Professor Muitos educadores ficam preocupados e temem que a sua profissão seja ameaçada pelas máquinas, que seja substituído pela máquina. Isto não é real, pois antes da tecnologia vem a metodologia e a filosofia educacional (que dá direção à escola), sendo o professor fundamental nesse processo. 4- O Aluno Ele deverá usar o computador como uma ferramenta que auxiliará o seu desenvolvimento no momento atual e no futuro. O aluno se torna ativo no seu processo ensino aprendizagem, deve desenvolver competências e habilidades, como ter autonomia, pensar, criar, aprender e pesquisar. Como podemos ver ao longo da matéria, os computadores e os professores devem andar juntos no desenvolvimento educacional infantil, não basta simplesmente colocar os computadores para os alunos ou para os professores. Deve haver um esforço na formação dos professores em utilizar qualitativamente este instrumento, pois a tecnologia não aumenta espontaneamente o desempenho dos alunos, e sim, a necessidade do professor buscar intermediar o processo de aprendizagem do estudante. Nenhum equipamento ou programa substitui um bom profissional. Confira aqui um pouco da evolução dos computadores usados na história da informática na educação no Brasil. Por fim, uma lista de softwares livres que podem ajudar na educação infantil.
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Por Márcio de Carvalho Saraiva (marcio@dsc.ufcg.edu.br) |