Mestrado – As oportunidades de lapidação em uma linha de pesquisa
A oportunidade de se aprofundar numa área de computação e ter uma maior chance de seguir carreira na acadêmica

No dia 17 de setembro ocorreu das 9 às 13 horas, horário de Brasília, a prova do POSCOMP. As inscrições foram de 1º de junho a 15 de agosto. O objetivo do POSCOMP é avaliar os conhecimentos adquiridos pelos candidatos que estão se submetendo a algum curso de Pós-Graduação. A prova, que é composta por 70 questões sobre Matemática, Fundamentos de Computação e Tecnologia da Computação, é realizada em todo o país e seu resultado é enviado para os programas de pós-graduação que participam do POSCOMP, e esses programas usam o resultado como lhes convém.

A  maioria dos programas de pós-graduação  utiliza, de alguma forma, o resultado do POSCOMP. O exame não garante a aprovação, mas constitui um importante quesito de pontuação nos processos seletivos. Para alguns programas, a nota do exame é obrigatória. Para outros, a nota é utilizada de forma opcional, por exemplo, para melhorar a classificação ou definir a concorrência por bolsas de estudos.

Em 1970 a UFCG já possuía seu programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informática , credenciado pelo Conselho Federal de Educação e reconhecido como centro de Excelência pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). No curso de mestrado em Ciência da Computação as linhas de pesquisas são: engenharia de software, modelos computacionais e cognitivos, redes de computadores e sistemas distribuídos e sistemas de informação e banco de dados. Além dos benefícioseducacionais que o estudante recebe, a Comissão de Bolsas faz seleção de alunos para receber uma bolsa que tem duração de 12 meses podendo ser renovada por mais 12, mas o aluno pode perdê-la caso tenha um desempenho acadêmico insatisfatório, por exemplo, se for reprovado em alguma disciplina, não enviar relatório de atividades ou ausentar-se da sede do curso por um período superior a 15 dias, sem a anuência por escrito do orientador. Tal bolsa também pode ser recebida por projetos.

Para se candidatar ao mestrado, o aluno tem que ter no mínimo 80% do curso concluído. Atualmente o curso de pós-graduação em Ciência da Computação possui 149 alunos, desses 9 estão efetuando correções, 42 estão desde 2004, 49 desde 2005 e 35 desde 2006, além de 14 na lista de espera. O objetivo da Pós-Graduação em Computação é formar recursos humanos habilitados e capacitados para iniciar pesquisas, e complementarmente, formar docentes, pesquisadores e profissionais em Computação.

Depois de concluído o mestrado o aluno estará apto a:

•  Aprofundar conhecimentos em cursos de Doutorado;

•  Seguir carreira acadêmica em IES ou Centros de Pesquisa;

•  Exercer atividades profissionais no mercado de trabalho;

•  Desenvolver artefatos de software de alta complexidade.

Reflita e faça a sua escolha. Para maiores informações visite o site da COPIN ( www.copin.ufcg.edu.br ).

Por Saulo Henrique Leôncio de Medeiros Nápoles