A Educação e a Tecnologia. Um futuro Próspero
Por Tiaraju Smaneoto
(tiarajums@gmail.com)
Como aliar a tecnologia ao método de ensino? O que é preciso para conseguir a atenção do aluno? Tudo é uma questão de infraestrutura e capacitação.

O computador hoje é utilizado por milhares de pessoas ao redor do mundo, principalmente por crianças e jovens. O principal intuito é fazer com que eles percebam a incrível ferramenta que têm em mãos, e passem a utilizá-la de forma proveitosa, de modo que os faça aprender de uma maneira mais prazerosa e adequada à realidade digital vivida hoje. Para isso, é preciso uma orientação capacitada e uma infraestrutura adequada, que é a parte mais precária no Brasil.

Todavia, esse incentivo tem sido não apenas governamental. Várias empresas têm pensado e desenvolvido projetos nessa área. A gigante Google é uma delas. A empresa lançou, na última feira do livro de Frankfurt, um projeto de alfabetização em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas). Trata-se de um site voltado à orientação de professores e organizações educacionais para compartilhar suas fontes de leitura. O “Literacy Project” contém vários acervos de livros, trabalhos escolares, blogs, mapas e grupos de discussão.

Outro destaque é o software ABC do Sebran, que contém figuras coloridas e jogos educativos que auxiliam as crianças no processo de aprendizagem, possibilitando maior contato da criança com o computador, demonstrando desde cedo a possibilidade de apoio educacional a partir de uma máquina. Além disso, a “Revista Brasileira de Informática na Educação” é uma importante iniciativa que busca reunir os trabalhos dos profissionais e pesquisadores na área de Informática na Educação, procurando disseminar métodos e técnicas para o uso efetivo da informática no processo educativo, de acordo com a realidade brasileira. Como mostra o site da revista, os principais objetivos são:

  • Divulgar a produção científica dos grupos de pesquisa vinculados às instituições de ensino que trabalham com Informática na Educação;
  • Propiciar um espaço de reflexão sobre as questões do cotidiano da prática de ensino mediada pelo computador;
  • Aprofundar o conhecimento dos temas relacionados às linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação vinculados à área;
  • Estimular a produção científica no nível de graduação e pós-graduação;
  • Divulgar produtos de Informática aplicáveis à educação.

E não precisa ir tão longe para encontrar iniciativas no mesmo âmbito. O curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande vem desenvolvendo pesquisas com o propósito de auxiliar o sistema educacional e tornar cada vez mais íntima a relação entre estudante e informática. Um exemplo é o projeto orientado pelo Professor Dr. Dalton Dario Serey Guerrero, que busca ajudar os alunos da disciplina de Programação I, ministrada atualmente por ele e pelo professor Dr. Jorge César Abrantes de Figueiredo, no aprendizado do conteúdo da disciplina. O projeto busca desenvolver uma maneira de aproximar o aluno do aprendizado, proporcionando ferramentas on-line para prática do aprendizado adquirido em sala de aula.

Ainda na Paraíba novos laboratórios estão sendo instalados pela Secretaria de Estado da Educação em Escolas de Ensino Médio, de modo a aperfeiçoar o aprendizado dos alunos, aproximando-os da tecnologia de uma forma produtiva. Os novos laboratorios estão sendo instalados em diversas regiões do estado tais como, Araruna, Areia, Campina Grande, João Pessoa, Logradouro, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Guarabira, Monteiro, Pombal, São Mamede, Serra Branca, entre outras.

Apesar dessas iniciativas, situação atual da infraestrutura computacional no país ainda não é suficiente para atender toda a população. Está longe disso. Não obstante, algumas medidas vêm sendo adotadas, e um destaque é a medida tomada pelos órgãos responsáveis pela educação da cidade de Piraí, no Rio de Janeiro, o projeto Piraí Digital. Esse projeto, iniciado em 2005, comprou, em parceria com a Intel, 5,5 mil laptops educacionais, da fabricante Positivo, para equipar a rede de ensino, distribuindo-os pelos 21 colégios da rede municipal de ensino; além disso, cobriu os 550 quilômetros quadrados do município com banda larga sem fio. Vale citar, que o projeto também prevê a capacitação dos professores para que os alunos tenham aulas assessoradas por computadores.

A computação permeia a nossa vida diariamente e tem sido decisiva em vários aspectos. É incrível fazer parte desse mundo e, mais ainda, não conseguir enxergar um limite. Como disse Leonardo da Vinci, “Quanto mais conhecemos, mais amamos”. Tendendo esse conhecimento ao infinito, bons resultados são esperados.

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
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