Deseja compatibilidade universal entre seus aparelhos eletrônicos? Conheça a nova tecnologia DLNA.
Já imaginou uma casa totalmente conectada em rede sem fios onde os dispositivos podem compartilhar seus conteúdos digitais facilmente? Agora é uma realidade por meio da DLNA.

DLNA é a sigla para Digital Living Network Alliance, um padrão desenvolvido por um grupo de empresas para tornar possível essa conectividade em rede entre eletrônicos, gadgets e computadores. Ele permite compartilhar arquivos multimídia quase que em tempo real.

Esse novo tipo de aliança para a vida em rede digital faz com que diferentes tipos e marcas de dispositivos possam "conversar" entre si. Video games, televisores, impressoras, DVD players, mp3 players, pendrives, aparelhos celulares, home theater e outros, fazem parte da interconexão.

Acessar pastas compartilhadas entre computador e smartphone já não é novidade. Entretanto, o DLNA possibilita esse acesso a partir de aparelhos eletrônicos.

Com isso, você pode, por exemplo, acessar o computador, celular ou camêra a partir da televisão e escolher o filme, os vídeos e fotos que desejar ver; enviar arquivos direto do pendrive para impressora ou para o datashow. Qualquer dispositivo conectado pode localizar as músicas no computador e enviar para o home theater da sala, fazer backup de todos os arquivos num servidor NAS, entre outras multiplicidades de atividades.

Para isso, é preciso ter dispositivos certificados pela DLNA (para modelos antigos, existem adaptadores no mercado) e uma rede doméstica com ou sem fio para troca de informações. Veja aqui um exemplo de como configurar o DLNA.


Símbolo do certificado DLNA.

Modelo de conexão DLNA.















Vídeo sobre a tecnologia DLNA:

Uma das empresas pioneiras na utilização dessa tecnologia em seus produtos foi a Sony com o Playstation 3, PSP Go! e a linha de televisores Bravia.


Tipos de produtos com certificado DLNA.

Atualmente, já existem mais de 5.000 aparelhos, de diferentes marcas, certificados com a tecnologia DLNA. Entre elas: Cisco, Motorola, LG, HP, Nokia, Panasonic, Phillips, Intel, Samsung, Toshiba e a própria Microsoft já aderiram à "Vida Digital".

Entretanto, aparelhos com essa nova tecnologia ainda são um tanto inacessíveis financeiramente e ainda estão chegando ao Brasil. Um exemplo é o televisor da Sony Bravia de 46 polegadas de LED com resolução Full HD pelo custo médio de R$ 4199,00.

O DLNA torna desnecessário o uso de pendrive, CD ou de outros dispositivos de armazenamento de dados, bastando disponibilizar os arquivos desejados no servidor para acessá-lo de onde quiser.

Visando aumentar a produtividade, torna-se necessário, portanto, a interação entre diversos aparelhos, fazendo com que a "vida digital" esteja cada vez mais presente em nosso cotidiano.

Para obter mais informações, acesse: dlna.org


Natasha Bezerra
(natashabs@gmail.com.br)