Premiação do OOPSLA 2009 e resultados do Enade 2008 e Poscomp 2009
Premiação do OOPSLA 2009 e resultados do Poscomp 2009 e do Enade 2008
Matheus Gaudencio.

Outubro e novembro foram meses de conquistas para o curso de Ciência da Computação da UFCG. Como se não bastasse o excelente resultado obtido no Enade 2008, que, além de apontar o nosso curso como uma das seis melhores graduações do Brasil na sua área, também destaca o aluno Matheus Gaudêncio, atualmente aluno de mestrado da UFCG, que obteve o melhor desempenho individual de um egresso na prova, o curso conquistou pela terceira vez consecutiva as 5 estrelas na edição Melhores Universidades 2009 do Guia do Estudante da Editora Abril. Outras conquistas recentes serão detalhadas a seguir.

OOPSLA 2009

É do cenário internacional que vem mais uma conquista do nosso curso. O estudante Diego Tavares Cavalcanti, aluno do 8º período do curso, foi premiado como autor do melhor trabalho de iniciação científica apresentado na conferência OOPSLA 2009, em Orlando, nos Estados Unidos.

Considerado o evento mais importante na área de linguagens de programação orientadas a objetos, o OOPSLA (Object-Oriented Programming, Systems, Languages, and Applications) é realizado pela ACM (Association for Computing Machinery), maior e mais antiga associação educacional e científica de computação do mundo, com sede em Nova York. Sua importância se dá pelo fato de o evento ser considerado uma vitrine certa para a ampla disseminação dos resultados de pesquisa por toda a comunidade científica.

Diego Cavalcanti.

Diego, que foi integrante do Grupo PET Computação no período de dezembro de 2006 a março de 2009, trabalha no Laboratório de Métodos Formais do DSC, sob a orientação do professor Rohit Gheyi. Ele apresentou o trabalho intitulado “Improving Safety when Refactoring Aspect-Oriented Programs" que inicialmente foi selecionado como um dos 10 melhores trabalhos de iniciação científica no OOPSLA - Student Research Competition, e só depois da sua apresentação em Orlando, na Flórida, foi que veio a premiação como o melhor trabalho de pesquisa realizado por estudante de graduação (detalhes da premiação no vídeo a seguir).

É importante destacar que Rohit já participou desta competição em 2005. Naquele ano, seu trabalho intitulado “Formal refactorings for object models” foi eleito um dos seis melhores trabalhos de estudantes de doutorado na área de Engenharia de Software e Linguagens de Programação.

Vídeo com detalhes da premiação
do OOPSLA 2009.

POSCOMP 2009

Diogo Anderson.

O estudante do 7º período do nosso curso e integrante do Grupo PET Computação, Diogo Anderson de Oliveira Silva, obteve o melhor desempenho geral no Poscomp 2009 (Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação). Tal exame é realizado pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) em todo o território brasileiro visando facilitar o acesso de estudantes a programas de pós-graduação em todo o Brasil. Do total de questões da prova (70), Diogo acertou 64, enquanto a média nacional foi de 27,85 (conforme informa a SBC).

Renato Miceli (esquerda)
e Thiago Souza.

É importante destacar, que outros dois alunos do curso também obtiveram excelente pontuação. As notas de Renato Miceli Costa Ribeiro (56 pontos) e Thiago Sousa Santos (58 pontos) figuram entre as dez melhores da prova.

Mais informações sobre o Poscomp 2009 no site da SBC e na próxima edição do PETNews.

Diante de todas essas conquistas, o Grupo PET Computação parabeniza a todos os citados nesta matéria pelo excelente trabalho realizado e torce para que o curso receba mais prêmios como esses, que valorizam e reconhecem nossa graduação em qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Por Savyo Nóbrega
<savyo@dsc.ufcg.edu.br>