O que há de novo no Ubuntu 9.10?
Dia 29 de outubro (quinta-feira), ocorreu o lançamento da nova versão do Ubuntu, a versão 9.10. Acompanhe nessa matéria as principais novidades que chegaram.

Como muitos já sabem, o Ubuntu é um sistema operacional, baseado em Linux, desenvolvido pela comunidade, sendo muito utilizado em notebooks, desktops e servidores. Ele contém aplicativos úteis, como por exemplo: um navegador web, editores de texto, programas para apresentações, comunicador instantâneo etc. O Ubuntu é gratuito (não é necessário pagar por nenhum encargo de licença).

Poucos sabem o que significa Ubuntu. A palavra tem origem africana e significa "Humanidade para os outros" ou "Sou o que sou pelo que nós somos". Segundo seus criadores, a distribuição Ubuntu traz o espírito desta palavra para o mundo do software livre.

"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo." -- Arcebispo Desmond Tutu em “Nenhum Futuro Sem Perdão” (No Future Without Forgiveness).

Um fato interessante é que a comunidade Ubuntu se ajuda mutuamente, não existindo distinção de novatos ou veteranos; o objetivo dessa metodologia é que a informação deve ser compartilhada para que qualquer pessoa, independentemente do seu nível de dificuldade, seja ajudada. Os fãs do Ubuntu são conhecidos como ubunteiros, ubunteros e ubuntistas.

Os ubunteiros possuem forte ligação com a comunidade Debian, e contribuem direta ou indiretamente com qualquer modificação nos códigos fonte, ao invés de apenas anunciar essas mudanças em data posterior. Muitos ubuntistas que são programadores mantêm pacotes-chave do próprio Debian em seus códigos.

Outro fato interessante é o número das distribuições. O número antes do ponto (“.”) representa o ano, e os dois números após o ponto representam o mês do lançamento da distribuição. Exemplo: 5.04 – lançado no dia 8 de abril de 2005; 6.06 – 1º de julho de 2006.

Curiosamente, o codinome das versões é formado por nomes duplos e com a primeira inicial igual. A seguir, um quadro com todas as versões do Ubuntu.

Além da distribuição principal, algumas distribuições derivadas do Ubuntu são oficialmente reconhecidas:

  • Edubuntu - uma distribuição desenvolvida para o uso na educação;
  • Kubuntu - versão que utiliza o ambiente gráfico livre KDE;
  • Xubuntu - utiliza o ambiente gráfico Xfce;
  • Gobuntu - utiliza o ambiente gráfico GNOME;
  • Fluxbuntu - utiliza o ambiente gráfico FluxBox;
  • Ubuntu Studio - para criação e edição de conteúdos multimídia.

Falando em distribuições, a versão mais recente (lançada no final do mês de outubro deste ano) apresenta seis grandes novidades, como veremos a seguir.

Software Center

Permitindo acesso instantâneo a centenas de aplicações de código livre e aberto. Separadas em categorias que incluem educação, programação, Office e até jogos. Basta selecionar os aplicativos que você deseja utilizar no Ubuntu e o Software Center irá adicioná-los ao seu computador. Não é necessário CD, nem licenças.

E-mail e bate-papo

Além de permitir o bate-papo com amigos por meio da integração a Yahoo, Gmail, MSN, Jabber, AOL, QQ etc, a nova versão apresenta um catálogo de endereços e calendário que funciona bem com contatos que usam o MS Outlook.

Fotos

Fazendo o upload do conteúdo de sua câmera ou telefone para o F-Spot, você pode gerenciar, compartilhar e classificar suas fotos, e também fazer o upload em sites de compartilhamento de fotos, como Flickr, Facebook, Picasa , ou sua rede social, como o Orkut.

Música e vídeos

Com o Rhythmbox é possível transferir, armazenar, comprar e tocar música para o seu PSP, iPod e MP3, além de compartilhar playlists com seus amigos. Também é possível transmitir para o site Last.fm suas músicas, e assistir vídeos do YouTube, BBC e outros.

Armazenamento

É integrado com o "Ubuntu One" que oferece 2 GB de armazenamento online gratuitamente. A partir de um upgrade pago, é possível adquirir mais espaço para armazenamento.

O Ubuntu 9.10 apresenta também as seguintes modificações:

  • Aperfeiçoamento do sistema de notificação;
  • Novo bootsplash (substitui o boot em modo texto por uma tela gráfica);
  • Novo GDM;
  • Boot mais rápido, aproximadamente 20 segundos;
  • Mudança no tema Human (De Laranja para Marrom);
  • Troca do tema de ícones Human para Humanity;
  • Kernel Linux 2.6.31;
  • Sistema EXT4 por padrão;
  • Bootloader Grub2;
  • Empathy substitui Pidgin;
  • Gnome 2.28.1;
  • Central de Programas Ubuntu por padrão.

Se você ainda não experimentou o novo Ubuntu e ficou curioso para testá-lo, faça o download ou faça o pedido de um CD neste site. Assim como a humanidade é para todos, o conhecimento também é, conheça o novo Ubuntu!

Por Márcio de Carvalho Saraiva
(marcio@dsc.ufcg.edu.br)