1° Chip de alta complexidade projetado aqui em Campina Grande>
O LAD – Laboratório de Arquiteturas Dedicadas projetou o primeiro decodificador para o padrão de vídeo MPEG4 para dispositivos móveis.

O LAD tem como uma das suas áreas de pesquisa o desenvolvimento e prototipagem de sistemas híbridos (software/hardware) de alto desempenho e baixo custo. O laboratório é coordenado pelo Prof. Dr. Elmar Melcher e conta com uma equipe qualificada participante de diversos projetos no âmbito nacional e internacional, dentre os quais destaca-se o Projeto Fênix/Brazil-IP.

Dentre as diversas etapas do projeto Fênix/Brazil-IP, está o projeto do chip. De acordo com Henrique Cunha, membro do LAD, o chip produzido é um decodificador para o padrão de vídeo MPEG4, que obedece ao simple profile level 1, com resolução QCIF (176x144), o que quer dizer que o chip tem como alvo o uso em dispositivos móveis. Sua fundição foi realizada no Fraunhofer Institut, localizado na Áustria, devido ao fato do Brasil não possuir uma foundry (fábrica de circuitos integrados). No entanto, isso deve mudar com o novo acordo do governo brasileiro com o Japão para a TV Digital, que prevê que o Japão trará para o Brasil uma foundry, a qual possibilitará realizar não só o processo de concepção e projeto, mas também a fabricação de chips no Brasil.

O projeto é open-source e não visa, pelo menos por enquanto, a comercialização, pois é financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia através do CNPq. Portanto, não há ganhos financeiros imediatos. Porém, há ganhos enormes com a experiência e a formação de recursos humanos em projeto de microeletrônica. Vale destacar também, que o projeto Brazil-IP produziu também dois outros chips através de outras duas instituições: um microcontrolador 8051, de responsabilidade da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e um decodificador de MP3, projetado pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Este conjunto de projetos bem-sucedidos culminou na criação de uma nova design-house (empresa de projeto de microeletrônica) no Brasil: O CETENE/LINCS, sediado em Recife e que conta com a parceria do LAD. Os resultados são bastante positivos e os chips do 8051 e do MP3 já foram testados e funcionaram de acordo com o esperado. O chip do MPEG4 segue a mesma metodologia de processo, porém possui uma placa mais complexa e os componentes não existem no Brasil.

Até o final da primeira semana de novembro, os primeiros testes serão realizados e as expectativas são muito positivas. Vamos esperar para ver os excelentes resultados obtidos!

Mais informações sobre o LAD estão disponíveis em http://www.lad.dsc.ufcg.edu.br.

Ianna D. Kobayashi