Laboratório de Arquiteturas Dedicadas - LAD
O Laboratório de Arquiteturas Dedicadas (LAD) é um ambiente de desenvolvimento e prototipagem de sistemas híbridos (software/hardware) de alto desempenho e baixo custo, com o uso combinado de plataformas de Hardwares reconfiguráveis, através da utilização de FPGA.

 

      O LAD (Laboratório de Arquiteturas Dedicadas) é o laboratório de pesquisa do Grupo de Arquiteturas Dedicadas, sub-grupo do Grupo de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos da UFCG, que tem por base o uso da metodologia de Hardware/Software Codesign e a sua adequação para o desenvolvimento de pesquisas na área de processamento digital de sinais, buscando-se alto desempenho e baixo custo.

      O LAD tem os seus principais trabalhos focados em aplicações, tais como: Sistemas baseados em processamento digital de sinais em tempo real; Sistemas de controle de processos industriais; Sistemas distribuídos reconfiguráveis; Sistemas multimídia, etc. As pesquisas nessas áreas vem sendo desenvolvidas através da utilização da computação reconfigurável (utilizando, por exemplo, FPGA - Field Programmable Gate Arrays).

      O GAD é composto por diversos professores do Departamento de Sistemas e Computação (DSC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Podendo-se destacar o empenho e colaboração dos professores Elmar Uwe Kurt Melcher, Joseana Macêdo Fechine, José Eustáquio Rangel de Queiroz e Roberto Medeiros de Faria. Também participam do grupo alunos dos cursos de graduação em Ciência da Computação e Engenharia Elétrica, bem como da pós-graduação, em nível de mestrado e de doutorado.

       Diversos projetos vêm sendo desenvolvidos no LAD. Dentre os quais pode-se destacar o projeto Fênix -BRAZIL IP, financiado pelo CNPq. O BRAZIL IP é o resultado do esforço conjunto de oito instituições de ensino superior brasileiras para capacitar recursos humanos do país no projeto de circuitos digitais integráveis (IP).

      
Como muitos outros laboratórios do DSC da UFCG tem obtido sucesso em suas linha de pesquisa e recebido o reconhecimento externo ao ambiente acadêmico.

Por Ana Esther Victor Barbosa