Atividades físicas e recreativas ajudam no bem estar
Por Igor Cruz
(igor.cruz@ccc.ufcg.eu.br)
Confira aqui! Algumas das atividades esportivas e recreativas que o Grupo PET computação realiza e seus benefícios para o bem estar físico e mental.

As atividades esportivas e recreativas, por mais simples que sejam, melhoram o bem estar físico e mental, já que estão diretamente ligadas à diversão e aos exercícios físicos. Brincadeiras como corridas de saco e jogos de volei, por exemplo, melhoram a resistência cardiorrespiratória e trabalham a força muscular.

Pensando nisso e em aspectos como facilitar o trabalho coletivo, o Grupo PET Computação organiza diversos eventos relacionados ao bem estar, como jogos de futsal com a graduação, encontros com especialistas ou estudantes das áreas de saúde, visando melhorar o bem estar. Em 2010, por exemplo, ocorreu uma aula teórica e prática ministrada por estudantes de fisioterapia para o Grupo PET Computação, na qual foram ensinadas diversas técnicas simples de massagens direcionadas ao relaxamento. No contexto esportivo, ocorre um encontro chamado de “dia esportivo”. Trata-se de um momento em que os petianos se encontram para praticar diversos tipos de esporte, como volei, futebol, tênis, dentre outros. Além disso, todo ano os grupos PET da UFCG organizam o interPET, que é um evento com o objetivo de promover a integração entre os grupos PET desta instituição e em alguns desses encontros foram promovidas diversas atividades esportaivas, como: partidas de tênis, corridas de saco, jogos de vídeo game, dentre outros.

É importante ressaltar que, qualquer atividade física tende a melhorar a autoestima, as habilidades sociais, o humor e pode até aumentar o desempenho escolar. Recentemente, no Canadá, adolescentes participaram de uma pesquisa. Eles foram submetidos a exercícios físicos moderados (atividades na bicicleta ergométrica) duas vezes por semana. Os participantes podiam escolher a trilha sonora e jogos de vídeo game interativos durante os exercícios, com o objetivo de distração. Antes e depois do programa os jovens fizeram uma auto avaliação sobre seu desempenho na escola, na vida social e nos esportes e deram uma definição sobre sua imagem corporal e autoestima. Embora as atividades não tenham provocado grandes mudanças no físico dos participantes, os aspectos psicológicos melhoraram.

Segundo especialistas, quando começamos a praticar atividades físicas, o sistema nervoso libera, na corrente sanguínea, substâncias que ajudam a melhorar o humor. Após determinado tempo, a sensação de relaxamento e bem estar chega a tornar-se perceptível. Isso tende a permanecer mesmo depois do fim da atividade.

Referências:

http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/98/artigo215712-1.asp

Jornal PETNews - Edição: Jessika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.