A Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação recebe novos professores.
Por Delano Oliveira
(delano@dsc.ufcg.edu.br)
Nesses últimos meses, muitas unidades acadêmicas da UFCG receberam novos professores e o DSC (Departamento de Sistemas e Computação) não ficou de fora.

Com o REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), houve um aumento significativo no número de alunos nas universidades do Brasil. Dessa forma, aumentou a demanda por professores nessas instituições. Desde o início do programa, a UFCG vem abrindo vagas para novos professores em diversas unidades acadêmicas, uma delas é o DSC (Departamento de Sistemas e Computação).

Na matéria deste mês, será destacado um pouco do perfil de alguns dos novos professores do DSC, incluindo sua formação acadêmica e sua área de atuação.

Prof. Dr. Adalberto Cajueiro de Farias, possui toda sua formação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (graduação - 2000, mestrado - 2003, doutorado - 2009) em Ciências da Computação e a área mais relevante da sua carreira é Engenharia de Software. As principais áreas de pesquisas do seu interesse são: Teoria da Computação, Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Métodos Formais e outros. Ele já teve experiência como professor em outras instituições de ensino, como: Faculdade Integrada de Ensino, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, dentre outros (Fonte: curriculum Lattes).

Prof. Dr. Leandro Balby Marinho, bacharel em Ciência da Computação e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Hildesheim, Alemanha. Suas especializações são: Inteligência Artificial, Mineração de Dados e Recuperação da Informação. Já foi professor da UFMA por três meses no ano passado (2010). Visite o seu site, para mais informações. (Fonte: curriculum Lattes)

Prof. Dr. Reinaldo Cézar de Morais Gomes, graduado em Tecnologia em Telemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), mestrado e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sua experiência tem ênfase em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Suas principais áreas de atuação são: Negotiation, Self-configuration, Dynamic Networks, Policies, Inter-Domain Communication. Já teve experiência como professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Visite o seu site para mais informações(Fonte: curriculum Lattes).

Prof. Mestre Wilkerson de Lucena Andrade, fez graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2005 e 2007, respectivamente, também faz doutorado em Ciência da Computação na mesma instituição. Suas áreas de atuação são: Engenharia de Software, Componentes de Software, Automação de Testes, Teste Formal, Teste de Aplicações para Celulares, Teste de Sistemas de Tempo Real, Computação Quântica, Especificações Algébricas e Software Livre. Já teve experiência como professor na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Visite o seu site, para mais informações (Fonte: curriculum Lattes).

Além desses, temos outros professores que agora fazem parte do DSC. Percebe-se, também, que, dos novos professores, alguns são formados pelo próprio departamento (DSC) e que, em sua maioria, já tiveram experiência na área acadêmica, como professores, e são doutores. Para obter mais informações sobre os professores do DSC, acesse a página do departamento.

Agora, basta assistir aulas com esses professores para conhecer um pouco mais sobre sua metodologia e sua área de interesse no âmbito da Ciência da Computação.