Steve Jobs reaparece e lança o iPad 2
Por Caio Paes
(caiocm@dsc.ufcg.edu.br)
Apesar de estar de licença médica, Steve Jobs faz apresentação de lançamento do iPad 2. O novo modelo possui muitas melhorias de hardware e abre novas portas para os desenvolvedores de aplicações. Junto com as melhorias, são lançadas as Smart Covers, capas que protegem e apoiam o iPad 2.
Steve Jobs, 02 de Março de 2011.

O lançamento do iPad 2 ocorreu na primeira keynote (apresentação de produtos e estatísticas, promovida pela Apple) de 2011, na quarta-feira 02 de Março. Surpreendendo todos os espectadores, Steve Jobs foi o apresentador do evento. Jobs, que está afastado do comando da Apple com uma licença médica, iniciou a apresentação mostrando que está completamente envolvido com as decisões da empresa. “Estamos trabalhando nisso há um bom tempo e eu não poderia perder este momento” (tradução livre).

Antes de fazer o esperado lançamento do iPad 2, Jobs divulgou, como de costume, os números que indicam as vendas e metas alcançadas por alguns produtos. O número de contas que compartilham os serviços do iBook, App Store e iTunes já ultrapassaram a marca de 200 milhões de usuários, que segundo Jobs é o maior número de contas na internet para compras com cartão de crédito. Sobre o iPad, foram vendidos mais de 15 milhões de aparelhos, entre os meses de Abril e Dezembro de 2010, por isso Jobs fez questão de considerar que 2010 foi o ano do iPad.

200 milhões de contas Apple ID.

O iPad foi apresentado como sendo a tecnologia mais avançada em um dispositivo mágico e revolucionário, pela Apple, e partindo do iPod e iPhone, o iPad é considerado o terceiro sucesso pós PC (“Apple’s third post-PC blockbuster”). Tal slogan, pode ser o indicador dos planos da Apple para os próximos anos, continuar o processo de migração da tecnologia dos PCs para dispositivos portáteis.

iPad 2.

O iPad 2 é apresentado como a continuação do processo de migração. Durante a apresentação, Steve Jobs e os demais apresentadores do produto afirmaram que a intenção, com o novo modelo, é otimizar a experiência do usuário e o ganho de produtividade promovido pelo iPad. Para tais resultados, algumas melhorias de hardware foram realizadas, em relação ao primeiro modelo:

    Processador A5.
  • Novo design: O iPad 2 é 33% mais fino e pesa aproximadamente 590 gramas (1.3 libra), contra 680 (1.5 libra) do primeiro modelo;
  • Sistema operacional iOS 4.3;
  • Sistema operacional iOS 4.3.
  • Processador A5, dual-core, sendo o primeiro tablet vendido em larga escala com um processador de dois núcleos;
  • Processamento 2 vezes mais rápido;
  • Processamento gráfico 9 vezes mais rápido;
  • Possui 2 câmeras integradas (uma frontal e uma posterior);
  • Giroscópio (a versão anterior não possui);
  • Disponível nas cores preto e branco.

Porém, um simples acessório foi a surpresa da Apple para alavancar as vendas do iPad 2, as Smart Covers. São capas de poliuretano ou de couro que protegem a tela do iPad 2. São acopladas por meio de magnetismo e além de proteger a tela, a Smart Cover tem uma utilidade muito inteligente, apoiar o tablet. A falta de apoio para usar tablets, em geral, é um problema que ainda causa resistência para a compra por novos usuários. As Smart Covers serão vendidas separadamente do iPad 2.

iPad 2 com Smart Cover.

Além das melhorias de hardware e do sucesso das Smart Covers, alguns softwares da Apple foram adaptados para o iPad 2: Facetime, iMovie, GarageBand e Photo Booth. O iPad 2, as Smart Covers e os softwares começaram a ser vendidos no dia 11 de março nas lojas da Apple, na AT&T e na Verizon, nos estados unidos, e a partir do dia 25 estarão disponíveis em outros países nos quais a empresa tem lojas e/ou revendedores. Ainda não há data definida para o início das vendas do iPad 2 no Brasil.