Alimentação Saudável
Por Arthur Silva Freire
(arthursfreire@gmail.com)
Muitas pessoas acordam todas as manhãs na correria. Têm um dia cheio, muito trabalho, pouco lazer e diversão. Em vários casos, a alimentação acaba sendo deixada de lado, e muitas pessoas comem "qualquer coisa" pra substituir suas refeições. Outras pessoas, mesmo com tempo, não sabem ao certo se o que estão comendo é saudável e nutricionalmente balanceado. Veja algumas dicas para ter uma alimentação saudável.

Uma alimentação ideal é composta por proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e alguns minerais, tudo em doses balanceadas. Esse balanceamento depende de seu estado físico, rotina diária e saúde. Por isso, é sempre bom consultar-se com profissionais especializados para saber exatamente qual deve ser sua dieta.

A escolha correta dos alimentos para qualquer uma das refeições é importante, pois, além de controlar o peso, equilibrará e regulará seu organismo para várias de suas atividades. Um bom exemplo de alimentação que contém tudo que você precisa é um prato com: arroz, feijão, salada crua, verdura cozida (com pouco óleo), um pedaço de carne (de preferência aves e peixes), suco de frutas e de sobremesa uma fruta.

Um exemplo de refeição balanceada.

Na refeição acima, podemos ver uma grande variedade de alimentos nutritivos. O feijão possui em sua composição: proteínas, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B) e principalmente o ferro, que proporciona energia e evita a anemia. Temos também o arroz, que é uma ótima fonte de fibras e carboidratos, que regulariza a atividade intestinal e fornece energia. O peixe é rico em proteínas e ômega 3, este último nutriente, diminui o risco de doenças cardiovasculares e de acidentes vasculares cerebrais. A carne bovina é fonte de ferro e proteína (fonte de energia). O alface possui baixo valor calórico e vários componentes em sua composição: folato, fibras, ferro, cálcio, potássio e vitamina C (que, combinada com os bioflavonóides, tem ação anticancerígena). O tomate é composto por vitaminas, minerais e licopeno (agente anticancerígeno). Os sucos de frutas, atuam como energizante e antioxidante (limpador do nosso organismo). O morango por sua vez, concentra o dobro da quantidade de vitamina C de uma laranja, e possui quercitina, capaz de neutralizar a ação dos radicais livres.

Cuidado com os sanduíches, pastéis e outros produtos industrializados que contenham gorduras em excesso, pois as gorduras podem causar um desequilíbrio nas taxas de colesterol, causando males cardiovasculares.

A seguir, algumas dicas para uma alimentação saudável:

  • Faça pelo menos cinco refeições diárias: café da manhã, almoço, jantar e dois lanches entre as refeições.
  • Nessas refeições, inclua seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), de preferência grãos integrais e alimentos naturais, três porções de legumes e verduras e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
  • Combine arroz e feijão pelo menos cinco vezes por semana, pois eles são uma ótima combinação de proteínas.
  • Consuma, no máximo, uma porção de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina, por dia, e diminua a quantidade de alimentos com grandes quantidades de gorduras trans (gordura formada por um processo de hidrogenação, quer seja natural ou artificial).
  • Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia.
  • Evite consumir arroz e macarrão em uma mesma refeição. Faça a escolha que combine melhor com o prato.
  • Na realidade, não existem bons ou maus alimentos, o importante é que você tenha moderação, equilíbrio e prazer em sua alimentação. É possível combinar refeições deliciosas e que fazem bem à sua saúde.


    Fontes:

    http://curiofisica.com.br/saude/nutricao/dez-passos-para-uma-aliment

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Nutri%C3%A7%C3%A3o

    http://saude.abril.com.br/edicoes/0309/medicina/conteudo_429584.shtml

    http://www.alimentacaosaudavel.org/Alimentacao-Saudavel-Vida.html

    http://www.braile.com.br/saude/alim_sau.htm