F1 2010, mudanças e emoção
A categoria mais avançada do esporte a motor.

A temporada 2010 da Fórmula 1 teve início no último dia 14 com o grande prêmio (GP) do Bahrein que será seguido, entre outros,  pelos GPs da Austrália, da Malásia, da China, da Espanha e de Mônaco. Em um total de 19 grandes prêmios, o do Brasil será o penúltimo, sendo realizado no dia 07 de novembro do corrente ano. A temporada será encerrada em Abu Dhabi no dia 14.

Lucas Di Grassi, piloto da Fórmula 1

O campeonato conta com 13 equipes e 26 pilotos, dos quais 4 são brasileiros: Felipe Massa (Ferrari), Rubens Barrichello (Williams), Bruno Senna (HRT), Lucas di Grassi (Virgin). Para mais informações sobre os pilotos, clique aqui.

Neste ano, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) elaborou algumas alterações nas regras do regulamento e estas podem deixar o campeonato mais emocionante e equilibrado. As principais mudanças foram:

  • Reabastecimento: fim do reabastecimento que por 16 anos foi permitido na competição. Todos os carros largarão com a mesma quantidade de combustível e como consequência desta medida, os tanques serão maiores e os carros mais pesados;

  • Etapas de classificação: continuam sendo 3 etapas. No entanto, agora, os 8 piores tempos das fases 1 e 2 serão os excluídos da disputa pela pole (ao invés de 5) e os que forem para a última etapa podem colocar qualquer quantidade de combustível;

  • Peso: o peso mínimo dos carros foi modificado para 620 Kg (aumento de 15 kg);

  • Número de participantes: houve um aumento de 6 participantes, totalizando 26 pilotos;

  • Tabela de pontuação: Os 10 primeiros colocados pontuarão. O primeiro ganhará 25 pontos, seguido por 18, 15, 10, 8, 6, 5, 3, 2,1. Entre 2003 e 2009, apenas os 8 primeiros pontuavam e o primeiro colocado ganhava 10 pontos, seguido por 8, 6, 5, 4, 3, 2,1.

Algumas regras de 2009 foram mantidas:

  • Sistema Kers: o Kers, que armazena a energia usada nas freadas e garante impulso de até 80 cavalos, será optativo;
  • Mantas térmicas: as mantas, usadas para o pré-aquecimento dos pneus, serão mantidas.

Bruno Senna
Bruno Senna.

Das mudanças, as que causaram mais polêmicas foram: a nova tabela de pontuação e a proibição do reabastecimento. Alguns chegaram a especular que, com esta pontuação, finalmente o campeão da temporada seria o que tivesse mais vitórias, e que as mudanças nas regras do reabastecimento diminuiriam o número de ultrapassagens, pelo peso do carro, ou aumentariam, pela igualdade entre os carros. A verdade é que estas hipóteses só poderão ser confirmadas, ou não, ao longo desta temporada. No mais, resta aos seguidores do esporte acompanhar as competições e decidir se as mudanças foram benéficas ou não.

Por Priscilla Vieira
(pvieira@dsc.ufcg.edu.br)