Diferenças cerebrais entre homens e mulheres
Com o avanço da neurociência, decorrente principalmente do avanço do processamento computadorizado de imagens, diferenças comportamentais e de aptidão entre homens e mulheres passaram a ter fundamentação científica na diferenciação cerebral anatômica e funcional entre os gêneros de nossa espécie.

Informalmente, e até mesmo folcloricamente, costuma-se atribuir diferenças comportamentais e de aptidão entre homens e mulheres. Muitas destas características diferenciadas entre os sexos ganharam respaldo científico ao serem apontadas na sociobiologia e comprovadas na neurociência.

Pesquisas mostram que homens e mulheres têm
áreas diferentes do cérebro ativadas por um estímulo sexual.

Edward O. Wilson ,o "pai" da sociobiologia, da Universidade de Harvard, afirmou que as mulheres tendem a ser melhores do que os homens em empatia, em habilidades verbais, sociais, e de proteção, dentre outras, enquanto que os homens tendem a ser melhores em habilidades de independência, de dominação, em habilidades matemático-espaciais, e outras características.

Tais características foram, por muito tempo, identificadas como conseqüência da influência social. No entanto, as diferenças de gênero já se manifestam desde alguns meses após o nascimento, quando a influência social ainda é pequena. Como observaram Anne Moir e David Jessel, no livro "Brain Sex".

E sendo assim, estas características distintas devem ser atribuídas às diferenças estruturais e funcionais existentes entre os sexos. A neurociência, diante de algumas descobertas realizadas, devido ao emprego e evolução de exames computadorizados, apontou que muitas destas distinções entre os organismos de homens e mulheres encontram-se em seus cérebros.

Áres do cérebro relacionadas à linguagem.

Eis algumas destas descobertas:

  • LIP(lóbulo ínfero-pariental):
  • Este lóbulo, uma área bilateral e localizada logo acima do nível das orelhas, é consideravelmente maior nos homens do que nas mulheres. E sendo o volume desta área, ao que tudo indica (devido à constatação de que o LIP foi encontrado mais desenvolvido em pessoas como Albert Einstein e outros físicos e matemáticos), correlacionado com as habilidades mentais em matemática, seria esta uma prova da melhor aptidão masculina para a matemática, como afirmou Edward Wilson.

    Ainda observando o LIP, constatou-se que nos homens, sua parte esquerda é mais desenvolvida do que a direita e que nas mulheres ocorre o contrário. E como o lado esquerdo está relacionado à percepção do tempo e do espaço e à capacidade de rotação mental de figuras tridimensionais, e o lado direito está relacionado à memória envolvida na compreensão e manipulação das relações espaciais e à percepção de nossos próprios sentimentos ou emoções, estas constatações ratificam o que foi dito por Wilson.

  • Áreas de Broca e Wernicke (áreas nos lobos frontais e temporais relacionadas à linguagem):
  • Um estudo dirigido pelo Dr. Godfrey Pearlson, da Universidade Johns Hopkins University, constatou que estas áreas são significantemente maiores nas mulheres, fornecendo assim um motivo biológico para a notória superioridade mental das mulheres relacionada à linguagem.

    Outro aspecto que propicia um melhor desenvolvimento mental feminino para linguagem é que o cérebro das mulheres processa a linguagem verbal simultaneamente nos dois lados (ou hemisférios) do cérebro frontal, enquanto que os homens tendem a processá-la apenas no hemisfério esquerdo.

  • Número de neurônios:
  • De acordo com a Dr. Gabrielle de Courten- Myers, da Universidade de University of Cincinnati, as mulheres são mais propensas à demência (devido à doença de Alzheimer, por exemplo) uma vez que possuem menos neurônios do que os homens (constatou-se que os homens possuem mais células nervosas no seu córtex cerebral, em contra partida as mulheres possuem o neuropil, região onde ocorrem as sinapses, mais desenvolvido). É válido salientar, que o maior número de neurônios no homem é devido ao seu maior número de células musculares, decorrente do seu maior porte corporal.

  • Diferença no hipotálamo dos homens heterossexuais, das mulheres e dos homossexuais:
  • Dr. Simon LeVay descobriu que o volume de um núcleo específico do hipotálamo (terceiro grupo de célula no núcleo intersticial do hipotálamo inferior) é duas vezes maior em homens heterossexuais do que nas mulheres e nos homossexuais, o que pode ser revelado como uma possível existência de uma base biológica para a homossexualidade.

Portanto, tais revelações indicam que a diferenciação cromossômica na determinação sexual dos humanos, distingue além da modelagem corporal e os sistemas reprodutores, órgão onde até então, acreditava-se ser igual em ambos os sexos, o cérebro.

Ressonância magnética revela que fluxo de sangue na área do cérebro
que controla emoções de homossexuais é parecido com o do sexo oposto
Por Jaquelyne Cruz
(jcruz@dsc.ufcg.edu.br)