Sistema de Recomendação de Especialistas no contexto de Redes Sociais.
Por Eder Andrade
(eder.rodrigues@ccc.ufcg.edu.br)
Ao compartilhar uma pergunta em uma rede social, como podemos ter a certeza de que quem sabe respondê-la está dísponivel? pensando nesse problema, a pesquisa que abordaremos a seguir propõe uma solução.




As redes sociais se tornaram bastante populares, o Facebook ®, por exemplo, é um dos sites mais acessados atualmente. Esses serviços foram desenvolvidos para propiciar a interação remota entre pessoas. Entretanto, novas formas de uso foram surgindo e tais serviços foram sendo adaptados pelos próprios usuários. A Consulta Social é uma dessas novas formas de uso para as redes sociais. Consulta Social consiste no ato de compartilhar uma pergunta (ex. "Alguém resolveu a questão 4 da lista de cálculo?" ou "Qual o melhor sistema operacional (SO) para celular: Android ou Windows 8?") com os contatos em uma rede social e aguardar por respostas. Os usuários vêm desenvolvendo e assimilando esse hábito.

Note que, a estratégia convencional de publicar uma pergunta vísivel a todos os contatos, não garante que sua pergunta será visualizada por alguém que saiba a resposta. Também não há garantias sobre a qualidade da resposta ou o tempo necessário para obtê-la. Entende-se que seria mais eficiente direcionar a pergunta para alguém que sabe a resposta e está disponível para respondê-la.

Nesse contexto, foi proposto um Sistema de Recomendação de Especialistas, especificamente, para o contexto do Twitter ®, onde uma grande parte das perguntas publicadas não são respondidas. Esse projeto de pesquisa tem sido desenvolvido por alunos da Pós-Graduação em Computação da UFCG e consiste em uma ferramenta na qual um usuário informa sua pergunta e recebe recomendações sobre quem, dentro de seus seguidores (o público que visualizaria a pergunta normalmente) está disponível para responder a pergunta.

Essa recomendação é baseada em três critérios: conhecimento, confiança e disponibilidade. Todos esses critérios são modelados usando heurísticas e calculos baseados na informação disponível no perfil dos usuários do Twitter. Foi desenvolvida uma versão beta da soluçao para usuários previamente registrados, que foram chamados de convidados. A seguir a tela para publicação de perguntas:

No momento, está sendo estudado a viabilidade de desenvolver um aplicativo móvel com a solução.

A pesquisa envolve o doutorando Cleyton Caetano de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFCG, orientado pela profa. Joseana Macêdo Fechine (DSC/UFCG) e pelo prof. Evandro de Barros Costa (UFAL). Além disso, outro orientando dos professores, o mestrando Jonathas José de Magalhães, ajuda a desenvolver a pesquisa.

Até o momento foram publicados três artigos [1][2][3] e existe a pretensão de submeter um artigo para periódico, em breve..

Referências:

[1] SOUZA, C. C. ; MAGALHAES, J. J. ; COSTA, E. B. ; FECHINE, J. M. . Predicting Potential Responders in Twitter: A Query Routing Algorithm. In: International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA), 2012, Salvador. Computational Science and Its Applications ICCSA 2012 - Lecture Notes in Computer Science, 2012. v. 7334. p. 714-729.

[2] SOUZA, C. C. ; MAGALHAES, J. J. ; COSTA, E. B. . A Formal Model to the Routing Questions Problem in the Context of Twitter. In: IADIS International Conference WWW/Internet (ICWI), 2011, Rio de Janeiro. Proceedings of the IADIS WWW/Internet 2011, 2011. p. 153-160.

[3] SOUZA, C. C.; MAGALHÃES, J. J., COSTA, E. B.; FECHINE, J. M. . Social Query: A Query Routing System for Twitter. In: The Eighth International Conference on Internet and Web Applications and Services (ICIW), 2013. Roma. Proceedings of the International Conference on Internet and Web Applications and Services 2013

Jornal PETNews - Edição: Jessika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Sampaio
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