A importância do sono
Por Maria Leticia Barbosa
(maria.barbosa@ccc.ufcg.edu.br)
Descubra algumas informações sobre a importância de uma boa noite de sono para a saúde do ser humano, e a sua relação com o desempenho acadêmico dos estudantes.

Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, pois, durante o sono, o cérebro libera hormônios que equilibram nosso corpo e consolida novas informações. Também há os sonhos – formações psíquicas que ajudam a elaborar vivências traumáticas e a encontrar soluções criativas para problemas difíceis. A falta e/ou hábitos inadequados de sono, relacionado ao cotidiano dos estudantes, repercutem nas atividades de aprendizado dentro e fora da vida acadêmica, e podem causar: diminuição da motivação e concentração, déficit de memória, sonolência diurna, alterações de humor, queda da imunidade. Desta forma, o sono torna-se imprescindível para a manutenção de uma vida saudável em todos os aspectos.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Aveiro, localizada na cidade de Aveiro, Portugal, apontou associações significativas de padrões de sono com indicadores de bem-estar e com a nota final dos alunos [1]. Os resultados mostraram que os alunos com menor dificuldade de sono, maior frequência de sono suficiente e maior matutinidade (aqueles que gostam de gozar a manhã vão cedo para a cama, não tendo problemas em depois levantar-se cedo), associaram-se a médias mais favoráveis em indicadores de bem-estar e a melhor nota no término do semestre. Sendo assim, o bem-estar e o rendimento acadêmico de estudantes universitários associam-se a padrões de sono. O sono e as características individuais associadas devem, portanto, ser tidos em conta nos processos de diagnóstico e intervenção no ensino superior.

Os cientistas norte-americanos Allan Hobson e Robert Stickgold comprovaram que o sono profundo, durante a primeira metade da noite, é essencial para a consolidação do aprendizado e que quem dorme a noite toda consegue resultados quase três vezes melhores do que quem dorme pouco, ou seja, que só dorme a primeira metade do sono [2]. Eles definiram, então, que o processo de aprendizado (em termos neurofisiológicos) se dá em três fases: a primeira durante a prática (durante a aula, por exemplo); a segunda durante as primeiras horas do sono, e a terceira, durante o sono do final da madrugada, o "sono dos sonhos".

Embora essa necessidade seja uma característica individual, a média da população adulta necessita de 7 a 8 horas de sono diárias. Falando em crianças, é especialmente importante que seja respeitado um período de 9 a 11 horas de sono, uma vez que, quando elas não dormem o suficiente, ficam irritadiças, além de terem comprometimento de seu crescimento (devido diminuição do hormônio do crescimento), do aprendizado e da concentração desencadeando em um agravamento desses problemas num futuro acadêmico.

De forma geral dormir bem é fundamental não somente para melhorar a execução das tarefas diárias e sociais das pessoas (trabalhos, estudo, lazer). O descanso é de suma importância para nossa saúde e nosso conforto. “O sono é uma necessidade de recuperação essencial ligada a todos os órgãos do corpo. Funções essenciais como conservação de energia, metabolismo anabólico, amadurecimento do sistema nervoso central, consolidação da memória e secreção hormonal são desempenhadas”, explica a neurologista Andréa Bacelar, da Clínica Neurológica Dr. Carlos Bacelar, no Rio de Janeiro.

Algumas dicas para dormir melhor:

  • Antes de tudo, durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono;
  • À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades. Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes ("despertam");
  • Prepare-se para dormir. Crie seus próprios rituais como a meditação, o relaxamento, a oração ou outra técnica de controle da tensão;
  • Evite fazer exercícios físicos perto da hora de dormir;
  • Use a cama apenas para dormir, e não para ver televisão, ler ou jogar videogame, pois esses hábitos são desfavoráveis ao sono;
  • A melhor posição para dormir é de lado, com as pernas ligeiramente flexionadas e um travesseiro não muito alto apoiando o rosto.

REFERÊNCIAS

1. GOMES, Ana Cardoso Allen. Sono, sucesso acadêmico e bem-estar em estudantes universitários. Universidade de Aveiro, Departamento de Ciências da Educação, 2005.

2. HOBSON, J. Allan; PACE-SCHOTT, Edward F.; STICKGOLD, Robert. Dreaming and the brain: Toward a cognitive neuroscience of conscious states. Behavioral And Brain Sciences, 23, (6):793-842; 904-1018; 1083-1121 (2000).

FONTES BIBLIOGÁFICAS

MATHIAS, Augusto; SANCHEZ, Renata Palma; ANDRADE, Miriam Mendonça Morato. Incentivar hábitos de sono adequados: um desafio para os educadores. Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Assis.

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?3047

http://www.vocesabia.net/ciencia/a-importancia-de-dormir-bem/

http://www.cerebromente.org.br/n16/opiniao/dormir-bem1.html

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/sono/sono.php

http://www.camarabrasileira.com/sono.htm

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