Foi realizada a quarta edição da Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) para o nível superior e a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI)
Por Delano Oliveira
(delanohelio at gmail dot com)
O prof. Rohit Gheyi, com apoio da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (DSC), do Grupo PET Computação e de alguns alunos da graduação, realizou, no sábado dia 14/05, a quarta edição da OPI para o nível superior e a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

A Olimpíada Paraibana de Informática é realizada desde 2008 e, em todas as edições, contou com o apoio da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (DSC), do Grupo PET Computação e de outros alunos da graduação. Idealizado e coordenado pelo prof. Rohit Gheyi, esse evento tem como objetivo despertar nos alunos do ensino fundamental e médio o interesse por Ciência da Computação, além de prepará-los para outros desafios, como a Olimpíada Brasileira de Computação (OBI), que também se aplica para os alunos do ensino superior.

OPI 2011 na UFCG.

No ano passado, houve duas categorias para o nível superior: Avançado Júnior e Avançado Senior. A primeira era destinada apenas aos alunos que não tinham cursado a disciplina Estrutura de Dados, já a segunda era destinada aos alunos que tinham cursado essa disciplina. A competição foi realizada entre equipes. As duas primeiras ganharam medalhas de ouro, as quatro seguintes ganharam medalhas de prata e as três seguintes ganharam medalhas de bronze. As equipes vencedoras da categoria Avançado Júnior foram: Felipe de Souza, Lucas Sampaio, Matheus Sampaio (UFCG); e a equipe Rigel Melo, Felipe Cavalcanti, Rafael Cipriano (UFCG). Para a categoria Avançado Senior, os campeões foram: Antônio Victor, Philipe Targino, Diogo Anderson (UFCG); e a equipe Felipe Abella, Phyllipe Cesár, Victor Freire. As instituições premiadas no ano passado foram UFCG, UFPB, FIP, IESP, IFPB e GEO-JP com a participação de Felipe Abella.

Participação de equipes de Natal-RN.

A competição é realizada nos moldes da Maratona de Programação promovida pela SBC. Nessa competição, cada equipe recebe um bloco de questões e as submete a um sistema juiz. Se a resposta for considerada correta pelo juiz, a equipe ganhará um balão da cor referente à questão. Ao final, quem tiver respondido corretamente mais questões no menor tempo ganhará a competição.

Nessa edição da OPI, a competição para ensino superior foi realizada também em duas categorias. As inscrições para a competição no nível superior foram feitas até o dia 02/05 e a prova foi realizada no dia 14/05. Quanto ao resultado, esse será divulgado no site do evento no dia 31/05. É importante que todos os inscritos prestem atenção ao resultado e ao site do evento, pois ainda será divulgado o dia da premiação.

OPI 2011 na UFPB - Campus IV.

No mesmo dia da OPI, foi realizada a segunda fase da OBI. De manhã, foram as modalidades de Iniciação Nível 1, Iniciação Nível 2 e Programação Nível Júnior; à tarde, foi apenas a modalidade de Programação Nível 1. Todos os alunos que participaram da OBI receberão certificados de participação, e os melhores colocados receberão, também, medalhas (ouro, prata e bronze), além de serem convidados para uma semana de cursos no Instituto de Computação da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

Nesse curso, realizado pela UNICAMP, serão selecionados os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na IOI (International Olympiad in Informatics), que este ano será realizada na Tailândia, no período de 22 ao 29 de Julho.

Estamos torcendo para que, neste ano, equipes de diversas instituições participem e, claro, que as equipes da UFCG possam assumir as melhores posições na OPI e que muitos paraibanos possam se sair muito bem na OBI e fazer parte da equipe brasileira na IOI, honrando a bandeira do Brasil e da Paraíba.