Novo data center do Facebook e o Open Compute Project
Por Caio Paes
(caiocmpaes@gmail.com)
O Open Compute Project nasceu de uma iniciativa do Facebook, após criar um dos data centers mais eficientes e econômicos do mundo. Situado em Prineville, Oregon, o data center gasta 38% menos energia, e é 24% mais econômico do que outro data center que realiza o mesmo trabalho.
Data center do Facebook, Prineville, Oregon.

Há aproximadamente dois anos, alguns engenheiros do Facebook iniciaram um projeto com o objetivo de construir o data center mais eficiente, econômico, e ecologicamente correto o possível. Recentemente, houve o seu lançamento, em Prineville, Oregon, e o Facebook decidiu compartilhar as especificações técnicas sobre a infraestrutura mecânica, energética do data center e a arquitetura dos servidores com o mundo.

O data center consome 38% menos energia, para realizar o mesmo trabalho de outro data center do Facebook, custando 24% menos. As melhorias realizadas vão desde sistemas de ventilação inteligentes até a forma como os componentes eletrônicos são organizados em cada servidor.

Logotipo do Open Compute Project.

O Facebook indica, em uma nota no lançamento do data center, que a ideia de compartilhar as especificações são baseadas na filosofia do Software Livre. Logo após a inauguração do data center, a empresa lançou a página do Open Compute Project, que contém todas as especificações citadas acima. São arquivos com detalhes sobre os gabinetes, placas-mãe e fontes utilizadas e com detalhes sobre os sistemas de gerenciamento da energia elétrica e o controle da temperatura do data center.

As especificações compartilhadas no site do projeto apresentam figuras ilustrando a arquitetura de algum sistema do data center. A imagem a seguir, por exemplo, é uma representação do sistema que realiza o resfriamento do ar e controla a temperatura de acordo com a temperatura ambiente, externa ao data center. Além de documentos listando os componentes e funcionalidades utilizadas no data center de Prineville, são compartilhados arquivos CAD que detalham a organização dos componentes contidos nos servidores.

Organização de um servidor.
CAD de um gabinete para servidor.
Representação do sistema de resfriamento.

Atualmente, o projeto contém contribuições de várias empresas, tais como Alfa Tech, AMD, Intel, Dell, HP, que estão se comprometendo a contribuir com a adoção das especificações em seus data centers, com sugestões e novas ideias para o projeto.

O vídeo a seguir contém imagens e depoimentos dos engenheiros envolvidos, citando quais foram as suas ideias e explicando como funciona o data center.